Encontro em Tupã – Pastoral da Criança (Regional Marília)

 

Regional Marília/SP:

Líderes da Pastoral da Criança participam
de Assembleia Avaliativa em Tupã

Dezenas de líderes comunitários da Pastoral da Criança participaram nos dias 18 e 19 de novembro, de uma Assembleia Avaliativa no município de Tupã/SP. O encontro foi realizado no Museu Índia Vanuire, na área central da cidade.

Fizemos a avaliação de todas as atividades deste ano, que por sinal foram muito boas. Conseguimos atualizar cerca de 50% da Diocese no Novo Guia do Líder 2015 e também implantar o acompanhamento nutricional. Além disso, pudemos comemorar, com alegria, o aumento de 10% de crianças visitadas e o crescimento de 70% a mais de gestante assistidas pelo nosso projeto”, comentou Moisés Soudário Inácio, coordenador da Pastoral da Criança na Diocese de Marília.

O coordenador destacou que, no encontro, também foi realizada a avaliação das despesas e capacitações e o planejamento para o próximo ano. “Traçamos metas a serem atingidas, como: implantar em toda a Diocese, o Guia do Líder 2015, acompanhamento nutricional e buscar uma maior parceria com os setores públicos e empresarial. E fortalecer e valorizar cada vez mais as ações dos nossos líderes e também apoiá-los para se sentirem sempre animados na missão de levar vida em abundância às crianças e famílias”, afirmou Moisés Soudário.

Atividades de Formação – Além da avaliação dos projetos realizados pelos líderes da Pastoral da Criança na Diocese de Marília, o encontro contou com várias Atividades de Formação. “Promovemos, durante o final de semana, atividades com formações sobre acompanhamento nutricional – onde o objetivo é melhorar o método de determinação do estado nutricional das crianças e oferecer orientações para as famílias de maneira preventiva, tanto para a desnutrição, quanto para a obesidade infantil”, frisou Soudário.

Na ação de acompanhamento nutricional é feito a pesagem e a medida (Índice de Massa Corporal), que ocorre a cada 3 meses, no dia da “Celebração da Vida”. Após esta ação é entregue para a mamãe uma cartela que informa o Estado Nutricional da sua criança com orientações e dicas. Os responsáveis que ministraram a Atividade de Formação em Tupã foram a coordenadora do Núcleo Botucatu, Marileusa Soares; e o multiplicador e referencial do Núcleo nesta Ação, Ademir Munhoz (o Biba).

Em Tupã, também teve a Formação para a Missão dos Coordenadores e foi trabalhado o “Documento 105 – Cristão Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade como Sujeito Eclesial”. O Cristão Leigo é verdadeiro sujeito eclesial quando é aberto ao diálogo, à colaboração, à corresponsabilidade com os pastores, assume seus direitos e deveres com a igreja, não cai no fechamento ou na indiferença, não vive em submissão servil, é maduro na fé, testemunha o amor à igreja, serve os irmãos e irmãs.

O Cristão, sujeito na Igreja e no mundo é Discípulo Missionário, seguidor e testemunha de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, um missionário plenamente devotado ao seu trabalho e experimenta o prazer de ser um manancial que transborda e refresca os outros: Eu sou uma Missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”, informou Moisés Soudário. As responsáveis por esta ação foram as capacitadoras Maria Angélica e Cleide Martins.

Liderança Estadual – A Assembleia Avaliativa teve a presença da Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Eunice Gomes, que falou sobre a “Importância da Atualização do Guia do Líder 2015”. Ela destacou bastante a atenção que devemos informar as famílias sobre o Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância – que é de 0 a 6 anos – usando as ferramentas que temos que são os Indicadores de Oportunidades e Conquistas.

A Assembleia contou ainda com a participação do Padre Assessor Murilo Dias, que trabalhou as Atividades de Espiritualidade com os participantes do encontro e falou da importância da oração, de ouvir a Jesus e aceitar a mudar o trajeto para assim termos o sucesso e bom êxito em nossa missão. “No domingo, pela manhã, participamos com toda a comunidade, da missa na Capela São Paulo Apostolo – que pertence a Paróquia São Jose Operário, e que nos acolheu com muito amor. Foi uma linda celebração feita pelo Padre Murilo. Gostaríamos de agradecer ao Movimento Familiar Cristão (MFC) – desta paróquia – que concedeu a todos os 25 participantes, o pouso solidário. Foi uma experiência maravilhosa e muito rica, com tanto carinho e zelo por nós e fazendo-nos se sentir parte das suas famílias”, ressaltou Moisés Inácio.

Visita Domiciliar – Também no domingo (dia 19), foi promovida uma Atividade de Formação com a psicóloga Valeria Cristina Silva, que falou sobre a Importância da Visita Domiciliar, destacando a relevância da família: aspectos sobre entender e amar as famílias que visitamos do jeito que elas são tentando explorar e ajudar nas suas potencialidades; ajuda no crescimento e na transformação das famílias; e lembrando que é necessária para esta grande missão estar preparado espiritualmente e também pessoalmente. Destacou ainda a importância de uma maior dedicação na primeira infância, pois é nesta fase que as crianças acabam desenvolvendo traumas e muitas potencialidades – se forem bem trabalhadas.

Estiveram presentes na Assembleia Avaliativa, vários coordenadores da Pastoral da Criança na Diocese de Marília: Ana Cláudia (São José/Panorama; Hisayo (NSR Aparecida/Dracena; Maria e Gervásio (NSR de Fátima /Dracena); Rose (Santo Antônio/Junqueirópolis); Fátima (Santa Genoveva/Irapuru); Nadir (NSR Aparecida/Flórida Paulista); Cleonice (Sagrada Família/Lucélia); Aparecido (Santo Antonio de Pádua/Adamantina); Catarina (NSR de Fatima/Adamantina); Vera e Nádia (Oswaldo Cruz); Valdelice (São José/Tupã); Ângela (Santa Antonieta/Marília); Maria Celeste (Sagrado Coração de Jesus/Marília); Maria Angélica (Sagrada Família/Marília); Orlando (NSR Perpétuo Socorro/Marília); Terezinha (Santa Rita de Cássia/Marília); Fátima (Sagrado Coração de Jesus/Vera Cruz); Terezinha (São Pedro Apóstolo/Garça); Evelyn Cristina (Multiplicadora Guia do Lider 2015); Ademir Munhoz (Multiplicador Acompanhamento Nutricional); e Marileusa Soares (coordenadora do Núcleo Botucatu.

CAPACITAÇÃO DE NOVOS LÍDERES DA PASTORAL DA CRIANÇA – BREJO DO CRUZ – PB

 

Na Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres de Brejo do Cruz – PB Ramo: 1380 da Diocese de Cajazeiras – PB, Setor: 71 aconteceu no salão paroquial, a capacitação do Guia do Líder da Pastoral da Criança com 09 pessoas que vão realizar as Visitas Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação nas comunidades.

A capacitação ficou por conta das capacitadoras do Guia do Líder nas pessoas de Sra. Severina Alves de Araújo e Sra. Maria das Graças Nobre com o apoio da Coordenadora de Ramo Adelaide Maria de Oliveira.

  •  Romualdo Barbosa de Araújo
  • Comunicador Popular da Diocese de Cajazeiras

 

Voluntários da Pastoral da Criança são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná

Voluntários da Pastoral da Criança de Curitiba e Grande Metrópole foram homenageados, em nome de todos os voluntários do Brasil, por sua dedicação e amor ao próximo. O evento que ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná, em sessão solene alusiva ao Dia Internacional do Voluntariado, no dia 05 de dezembro de 2017, contou com a presença de membros de diversas ONGs do estado. Também esteve presente no evento o Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Ajunto da Pastoral da Criança e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional.

Este slideshow necessita de JavaScript.