Itabira – Coronel Fabriciano • Minas Gerais – Projeto de expansão

Nosso Setor realizou diversas atividades para impulsionar ainda mais o Projeto de Expansão da Pastoral da Criança.

Entre elas, destacam-se: reunião em Rio Piracicaba, para capacitação de Novo Cruzeiro; reunião na comunidade Sion, para expansão do projeto na Paróquia São Luiz de Monfort; formalização de parcerias; reunião em Itabira sobre o Projeto Viva a Vida, com gestantes e crianças de até 1 ano de idade; e realização do Dia do Brincar, com a participação da coordenadora de ramo Maria Aparecida de Oliveira, a coordenadora comunitária Joana Alves da Silva Tomaz, e vários lideres e convidados, dentre eles grupos Interarte, e as famílias da comunidade. O  que  chamou  a  atenção  das  famílias líderes; reunião em Coronel Fabriciano, para avaliação das metas propostas; articulação para reativar a Pastoral da Criança na comunidade foi o resgate das brincadeiras antigas. Foi observado que o brincar coletivo é de grande proveito, trazendo uma grande integração.
Diante do interesse dos participantes, temos o planejamento de expandir as ações para diversas comunidades da diocese.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

 

 

Juina • Mato Grosso – Atividades

A Pastoral da Criança de Juina realizou, na Comunidade São Francisco, Bairro Palmiteira, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, uma reunião para avaliar a ação missionária da Pastoral da Criança no Setor. Da reunião participaram também líderes da Área Missionária Nossa Senhora da Paz e da Paróquia Santo Agostinho. Para fazer a avaliação da caminhada, foi feita uma dinâmica muito educativa: a dinâmica do pirulito. Estávamos em bastante líderes e a organização contou com o apoio de todos. Irmã Ana, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança de Juina, organizou os materiais a serem utilizados. Marinês, que é capacitadora, foi quem organizou a ata do encontro. Terezinha Ferreira, que é coordenadora da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, organizou o momento de espiritualidade junto com a líder Cleuza. A líder Célia organizou a parte recreativa do evento. A líder Alciene preparou a dinâmica do pirulito e trouxe o esposo Antonio e os filhos para o encontro

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

Parnaíba • Piauí – 25 anos

Em Buriti dos Lopes, foi comemorado os 25 anos de presença da Pastoral da Criança. Foram momentos de muita alegria. A pedido das 3 fundadoras: Ir. Josefa Pureza da Conceição, Maria da Guia e Dona Neguinha, encerramosacomemoraçãocomacelebração da Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

Colaboração: Joana Cardoso de Araújo

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

Parnaíba-PI-25-anos-dez-2013-01_211 Parnaíba-PI-25-anos-dez-2013-02_211

 

 

Penedo • Alagoas – Apoio

A Pastoral da Criança da Diocese de Penedo, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, município de Coruripe, realizou uma reunião para incentivar e apoiar a atividade da Celebração da Vida nas comunidades. Na oportunidade, foram entregues panelas, jarras, talheres, copos, pratos e outros utensílios comprados com recurso do Projeto “Dança da Galera”. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Conselho de Saúde. Estiveram presentes a coordenadora estadual, de setor, paroquial e lideranças das comunidades: Barreiros, Imaculada Conceição, Santa Luzia, Mãe Rainha, São João Batista, São Sebastião, São Francisco, São Judas Tadeu.

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

Xingu • Pará – Nova frente missionária

Com alegria, tenho a graça de acompanhar a Pastoral da Criança desde março de 2012, quando fui transferida para assumir uma missão educacional na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Tucumã – Pará. Com muita dificuldade, a Pastoral da Criança, através das líderes, atende crianças desde a sua gestação, até os seis anos de idade. As líderes realizam o acompanhamento mensal com o registro das ações desenvolvidas, bem como formação, espiritualidade e cuidados com a vida.

Sou religiosa da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e pertenço à Prelazia do Xingu. Somos uma comunidade pobre e muitas famílias vivem em situação de

vulnerabilidade social.

Colaboração: Irmã Gracilene Dias

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

Afogados da Ingazeira • Pernanbuco – Reunião de Reflexão e Avaliação

Aconteceu no ramo Senhor Bom Jesus dos Remédios, município de Afogados da Ingazeira, a Reunião de Reflexão e Avaliação mensal com os líderes da Pastoral da Criança. Contamos com a presença da coordenadora diocesana, Bernadete Lira; do coordenador de área, José Gomes; da coordenadora paroquial, Helena Oliveira; e de líderes das comunidades onde está implantada a Pastoral da Criança.

Aproveitamos o momento para fazer o preenchimento das FABS e também para analisarmos o estágio de evolução de cada comunidade. Foi uma tarde de oração e reflexão onde todos se sentiram animados e encorajados a prosseguir na missão.

Afogados-da-Inazeira---Pernambuco_Reuniao-de-reflexao-e-avaliacao-jornal_211

Colaboração: José Gomes

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

Caicó • Rio Grande do Norte – 23 anos

A Pastoral da Criança completou 23 anos de presença missionária na Paróquia de Nossa Senhora Da Guia, em Acari, Diocese de Caicó. São 23 anos de vida e missão neste chão do Seridó, missão essa que leva às crianças e famílias informações básicas de saúde, nutrição, educação, cidadania, amor e solidariedade através dos líderes, voluntários e amigos da Pastoral. Na Capela de Santa Rita de Cássia, bairro Petrópolis, foi celebrada, por Monsenhor Raimundo, uma missa em Ação de Graças. A celebração contou com a participação de líderes, voluntários, famílias acompanhadas, amigos da Pastoral e comunidade em geral.

Caico---Rio-Grande-do-Norte-23-anos-_211

Colaboração: Jeniffer Lopes Batista

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança