Caetité • Bahia – Espiritualidade

O líder da Pastoral da Criança dá sua vida pelas ovelhas que são as crianças e famílias que este acompanha. Dar a vida é dedicar-se a elas o máximo que se pode. O tempo de dedicação depende de cada um, conforme as suas possibilidades e motivações pessoais. O acompanhamento das crianças sempre foi, na Pastoral da Criança, algo muito importante.

Acompanhar é estar continuamente ligado às famílias. Não é só o momento da visita. Acompanhar é manifestar o interesse e a preocupação do pastor que, muitas vezes, se angustia e se preocupa com as condições desumanas das famílias; é o cuidado constante pelo desenvolvimento integral de nossas crianças; é a atitude de escutar as famílias, sabendo ouvi-las e construindo com as mesmas as soluções viáveis para as necessidades que afligem as nossas comunidades.

Diante dessa reflexão, e baseado no projeto Diocesano que este ano nos traz a reflexão sobre o evangelho de Marcos, é que aconteceu nos dias 6 a 7 de junho um momento de Espiritualidade com os coordenadores de ramo e de área da Pastoral da Criança.

O encontro foi sob a orientação do padre Sandro. Nesses dois dias, a reflexão pertinente foi pensar o nosso discipulado, ou seja: como estou vivendo o evangelho de Jesus Cristo no dia a dia e como líder da Pastoral da Criança? O grupo também conversou sobre o trabalho com as gestantes e crianças, no sentido da prática do Evangelho.

OK_214_Caetite_Bahia_espiritualidade

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Passo Fundo • Rio Grande do Sul – Espiritualidade

Foi realizado no dia 12 de julho, na Casa Provincial das Irmãs Ursulinas, em Passo Fundo, um retiro espiritual com as coordenadoras, líderes e equipe de apoio da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo. Cerca de 35 pessoas de Passo Fundo, Carazinho e Ciríaco participaram do encontro.

Segundo Iracema Posser, coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese, “o objetivo do encontro foi fortalecer a fé em Jesus Cristo e ajudar na missão realizada junto as famílias, gestantes e crianças”. Na programação do dia estavam oração, celebração, caminhada, encenações e assessoria. O assessor do encontro, Pe. Leandro de Mello, trabalhou o tema da Samaritana junto ao poço, questionando e refletindo “Onde encontramos o Messias”. Pe. Leandro provocou os participantes para buscarem a água viva que dá força e coragem de seguir em frente com a nossa missão.

Colaboração: Victória Holzbach

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Estado: Roraima – Visita

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, visitou Roraima pela primeira vez, nos dias 14, 15 e 16 de junho. Irmã Vera quis conhecer a realidade do trabalho realizado pelos líderes da Pastoral em Roraima. Ela teve uma agenda intensa de reuniões com as autoridades locais, religiosos, visitas às comunidades do Interior e comunidades indígenas, encontro com o bispo diocesano, entrevistas e participação em um grande encontro, na Prelazia, com os representantes da Pastoral da Criança do interior e da capital. Para a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria de Lourdes da Silva, este foi um momento muito importante, pois é a primeira visita da Irmã Vera Lúcia no estado. Para a líder comunitária da Pastoral na comunidade Santa Rosa de Lima, no bairro Nova Cidade, Marleide Pinheiro, encontrar a coordenadora nacional da pastoral foi um momento de grande alegria. “Sabemos que ela está dando continuidade ao trabalho que a nossa querida Dra. Zilda fazia com tanto carinho. Recebê-la em nossa Diocese foi, sem dúvida, um grande acontecimento”, destacou.

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Mossoró • Natal – Capacitações

A Pastoral da Criança da Diocese de Mossoró realizou várias capacitações com o objetivo de formar e reciclar líderes voluntários para melhorar o atendimento às famílias no acompanhamento das crianças da região, orientando na área de educação, saúde, nutrição e cidadania. A Pastoral da Criança trabalha em conjunto com a sociedade no enfrentamento do controle social, respeitando a dignidade do indivíduo e melhorando a sua forma de viver e entender o que significa ser pessoa e, principalmente, ser respeitado como ser humano.

OK_214_Mossoro_Natal_Capacitacoes

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Macapá • Amapá – Formação de novos líderes

Aconteceu na comunidade Betânia, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Macapá um encontro de formação de novos líderes. Participou da formação nosso querido padre José Marquezi, que se dedica com carinho ao trabalho voluntário da Pastoral da Criança em nossas comunidades. Já a Ação Global, que ocorreu em Macapá, no final do mês de abril, na Escola Raimunda dos Passos, contou com a participação da Pastoral da Criança, que atuou com o projeto de Acompanhamento Nutricional, atendendo a mais de 600 crianças.

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Cacoal • Rondônia – Mil Dias

A Pastoral da Criança do ramo Sagrada Família, Comunidade Santa Luzia, organizou um encontro com as gestantes para falar sobre os principais cuidados durante os primeiros mil dias de vida da criança: os nove meses de gestação, mais os dois primeiros anos de vida. As palestras ficaram por conta do Dr. Donny Campos e do psicólogo Juareis Fernandes de Azevedo, que também é líder e multiplicador da Pastoral da Criança.

OK_214_Cacoal_Rondonia_Mil_Dias

Colaboração: Alessandra Gomes Temponi Andrade

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Foz do Iguaçu • Paraná – Moção de aplauso

Presente há 28 anos em Foz do Iguaçu, a Pastoral da Criança recebeu uma homenagem por parte da Câmara Municipal. A coordenadora da Pastoral, Helena Pereira Borges, agradeceu a moção de aplauso, concedida pelos vereadores, e o constante apoio da população. Segundo Helena, atualmente, a Pastoral está representada em todas as paróquias do município, atendendo cerca de 11 mil crianças. As atividades da Pastoral da Criança em Foz do Iguaçu contam com o apoio de voluntários e com recursos que são repassados, mensalmente, a título de ajuda financeira para a manutenção da entidade.

OK_214_Foz_do_Iguacu_Mocao_de_Aplauso

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014

Marabá • Pará – Encontros

Com a presença das coordenadoras da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé (coordenadora nacional) e Irmã Veneranda Alencar (coordenadora estadual), foram realizados dois encontros na diocese de Marabá, nos dias 6 e 7 de julho. O primeiro ocorreu em Curionópolis, no dia 6. Na ocasião, estiveram presentes as líderes da Pastoral da Criança da área de Parauapebas. Na parte da manhã, foi realizada a missa de abertura, presidida pelo bispo diocesano, dom Vital Corbellini. Após a celebração, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança ressaltou a importância da Pastoral da Criança como “meio de evangelização, de vida na vida que vem de Jesus”. Dom Vital ressaltou a importância da presença de líderes. “Muitas voluntárias, líderes compareceram. A maioria mulheres, mas também com a presença de homens que ajudam na coordenação da pastoral nas comunidades”, disse.

O segundo encontro foi em Marabá, no dia 7, na sede da Pastoral da Criança da diocese, que se situa no bairro Laranjeiras. Houve a missa na parte da manhã, também presidida por dom Vital Corbellini, com a presença de padres e de líderes das comunidades e paróquias das áreas Marabá, Jacundá e de São Domingos do Araguaia. Ao final dos encontros, dom Vital expressou gratidão a todos os envolvidos nos trabalhos realizados pelas crianças na diocese. “É o Espírito de Deus que ilumina as pessoas para trabalhar em favor dos outros, sobretudo dos necessitados e pobres. Nós agradecemos a Deus por muitas pessoas doarem algo delas mesmas para a vida de muitas crianças em nossas comunidades”, manifestou.

OK_214_Maraba_Para_Encontros

Fonte: Jornal 214 – Pastoral da Criança 2014