Oração e Ação pela Criança em Patos de Minas (MG)

“O trabalho social precisa de mobilização das forças”
(Dra. Zilda Arns Neumann)

No dia 25/03/2017, a Pastoral da Criança – Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Capuchinhos), da Diocese de Patos de Minas (MG) – iniciou o projeto “Comunidades de Fé Transformadas” com um momento de Oração e Ação pela Criança.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agradecemos a Deus e a cada pessoa que orou, participou e colaborou para que este evento acontecesse.

Foi oferecido ao mesmo tempo, porém em lugares diferentes formação contínua para líderes, brincadeiras para as crianças, informativos e serviços gratuitos para as famílias.

No Centro Paroquial, os líderes e outras pastorais participaram da espiritualidade e formação contínua. Enquanto que na Praça Irmão Sol, nossos parceiros da Faculdade de Patos de Minas (FPM), Associação Amor Exigente, Grupo Primeiro Passo para Vitória, catequistas, Grupo de Encontro Adolescentes com Cristo (EAC) praticaram atividades de brincadeiras, músicas e leituras que alegraram e encantaram as crianças. Ainda de maneira divertida, as crianças aprenderam técnicas corretas de escovação. As famílias tiveram oportunidade de se informar sobre o mosquito da dengue e a febre amarela; medir a pressão arterial e fazer exames de glicemia capilar.

O objetivo do projeto “Comunidades de Fé Transformadas” é o desenvolvimento integral das crianças e em função delas promover suas famílias e comunidades. Portanto, buscamos mais voluntários nessa corrente de solidariedade humana para atingir 80% das crianças pobres das nossas comunidades na pastoral da criança.

Acreditamos na transformação através da responsabilidade social de cidadãos conscientes. Com a união e soma de forças é possível a autossuficiência das comunidades. Devemos lutar para combater a criminalidade que cada dia se torna mais organizada afetando nossas crianças.

Temos que defender e proteger nossas crianças, cultivá-las em uma cultura de paz para que elas cresçam com dignidade, qualidade de vida e os seus direitos sejam respeitados.

Esta semente (criança) deve ser cuidada, nutrida, se sentir amada e protegida desde o ventre materno para que suas raízes sejam fortes, entrelaçadas ao Criador, nosso Poder Superior para que tenham vida em abundância e sejam futuros transformadores de um mundo melhor.

A Pastoral da Criança não tem distinção de pessoas, credo religioso ou político, somos todos iguais. Prestamos solidariedade sem exigir referencias, cumprimos o nosso dever de Cidadão e Missão como Cristão. A cooperação se baseia na generosidade e na solidariedade. Somos cidadãos de uma família cristã, pertencemos à mesma família, juntos partilhamos, participamos e estamos em “Comunidades de Fé Transformadas”.

A nossa gratidão e carinho especial a todos que estiveram e estão conosco nesta caminhada.

Colaboração: Juracir Lemos e Equipe

Encontrão de Líderes do Setor Ipiranga -SP

Foi com grande alegria que no último sábado dia 8 de abril 2017, foi realizado o encontrão de líderes do setor Ipiranga. Os líderes tiveram muita formação e puderam tirar suas dúvidas em relação ao caderno e ao acompanhamento nutricional. Todos participaram da via sacra e puderam refletir sobre cada estação, o termino do encontro foi com a celebração da santa missa de ramos onde se deu inicio a semana santa.

Parabéns à toda liderança, pelo carinho e perseverança.

 

CAPACITAÇÃO DO GUIA DO LÍDER

No fim de semana que terminou no dia 09 de abril de 2017, o Ramo São José da Pastoral da Criança do município de Fronteira dos Vales – MG, que pertence ao Setor 178 – Almenara – MG, realizou mais uma grande ação em prol dos seus novos membros: a capacitação do Guia do Líder. Foi muito bom! Com momentos de Fé, espiritualidade, aprendizagem, oficinas, testemunhos e uma troca de experiência incrível entre as capacitadoras: Elminha, Rizia e Marisa que pertence ao Ramo e os capacitados. Obrigado a todos que participaram e nos ajudaram nessa empreitada.

E desejamos a todos uma Abençoada Semana Santa e uma Feliz Páscoa!

José Adriano e Marilene (coordenação de Ramo e área)

Repasse Do Regional Centro – Oeste, Setor Jataí 337

Dia 08 de Abril no Instituto Espírito Santo centro de Pastoral Diocesano de Jataí, Setor 337. Realizamos o repasse do Regional Centro Oeste que aconteceu em Goiânia nos dias 16 a 19 de março,  contando com a presença da Nacional e a nossa coordenadora do estado,o foco  desse Regional foi como avançarmos no trabalho da Pastoral da Criança com a novidade do aplicativo para as visitas domiciliares que em pouco tempo estará em uso em todo o país, facilitando o envio dos dados da ficha das FABS para a Nacional.

Outro aspecto do Regional é implantar o Acompanhamento Nutricional nos Ramos e também a questão do Desenvolvimento Integral da Criança

Sem esquecer a dimensão da prestação de contas dos setores  e Ramos, sejam realizados com transparência em prol das crianças mais carentes.

Citando essas temáticas acima, assim foram os conteúdos abordados com as coordenadoras e líderes dos Ramos de nossa Diocese de Jataí.

Agradecemos a Deus por termos participado deste encontro com alegria e disponibilidade de todos

Feliz Pascoa!

Irmã Gerlândia Alencar

João Victor de Oliveira Silva

Os Líderes do Ramo São José – 5061 do município de Rodolfo Fernandes – RN se reunem para Celebração da Vida na Comunidade Santa Luzia

A Coordenadora FRANCISCA SUELANY DELMIRO do Ramo São José – 5061 do município de Rodolfo Fernandes – RN reuniu-se com os seus Líderes e o Brincador Janieudes Salviano Oliveira na residência de Dona Antônia Barbosa Rodrigues no Sítio Ausente 1 na comunidade de Santa Luzia para a Celebração da Vida. Iniciando com a Oração onde falou que a Pastoral da Criança necessita da oração da  mística para alimentar e receber forças para continuar com o seu trabalho. A Comunidade acompanha 22 Famílias , 21 crianças e 2 gestantes. No dia da Celebração a Gestante Antônia Elionária  Ferreira Dantas participou do Encontro  foi orientada sobre o 8º  e o 9º mês de gravidez e a importãncia do Leite Materno principalmente o Colostro para criar anti corpos no Bebê. E em seguida os Líderes foram fazer a criançada feliz com Alimentação e Brincadeiras. Foi um dia muito especial para todos Famílias, Crianças e Líderes.

Capacitação de acompanhamento nutricional do setor Lapa e Sé da arquidiocese de São Paulo

Aconteceu nos dias 01/04 e 02/04 a capacitação do acompanhamento nutricional do setor Lapa e Sé.

Os ramos que foram capacitados foram: São Geraldo, Santo Alberto Magno e Santa Domitila. Os líderes aprenderam a importância de se fazer um bom acompanhamento nutricional das crianças. Aprenderam como utilizar o estadiômetro assim  como utilizar todo o material educativo, para que a mãe da criança seja informada de como está sendo o desenvolvimento de seu filho. 

Atividades na Área São Francisco das Chagas, em Manaus (AM)

Celebração da Vida bem participativa na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A equipe da comunidade do Perpétuo Socorro também ajudou na Celebração da Vida da comunidade Jesus Cristo Libertador, que tem como coordenadora de comunidade a Ir. Maria Confalonieri, mais conhecida como Irmã Olga.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Colaboração: Filomena Souza Brasil