Porto Velho • Rondônia Celebração da vida

A Pastoral da Criança do Ramo Santa Marta, município de Buritis, organizou um fim de semana especial para as famílias acompanhadas. No sábado, aconteceu uma bonita Celebração da Vida; e no domingo, a Santa Missa. Esta é uma das comunidades com o maior número de crianças acompanhadas. Por isso, a participação das famílias é grande e os líderes se dedicam ao máximo para que tudo corra bem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Colaboração: Maria da Luz Alves

Fonte: Jornal 212 – Pastoral da Criança

Botucatu • São Paulo – Acompanhamento Nutricional

A equipe da Pastoral da Criança da Paróquia Menino Deus, Comunidade Bairro Alto, concluiu a capacitação sobre Acompanhamento Nutricional. Esse novo jeito de celebrar a vida, para ajudar no combate à desnutrição e à obesidade infantil, é motivo de muita alegria para toda equipe. A coordenadora Diocesana, Maria Jesualda Creste, se fez presente durante a capacitação.

OK_212_Botucatu_Sao_Paulo_Acompanhamento_Nutricional_01

Fonte: Jornal 212 – Pastoral da Criança

Rio de Janeiro • Setor Urbano – 19 anos

A Pastoral da Criança, na Paróquia Santa Rosa de Lima, Jardim América, está completando 19 anos de caminhada. Nessa caminhada, mais de 500 crianças passaram pelas mãos dos líderes e apoios que, com muito carinho, se dedicam a orientar e acompanhar o desenvolvimento dessas crianças. Celebrar 19 anos de atividade nos enche de vida e alegra o nosso viver, pois só o Ressuscitado para nos dar motivação para vê-lo vivo na vida do outro.  Agradecemos a todos que vêm por meio de ação e doação, nos ajudando a cuidar das crianças e de suas famílias, agradecemos ao posto de saúde Nagib Farah que nos auxilia nos casos mais extremos e sua equipe de agentes de saúde que sempre estão presente na vida da comunidade. Agradecemos, sobretudo, nossa paróquia que afirma a vida do Cristo ressuscitado em ação e vocação no seu dia a dia, e as outras pastorais. O nosso pároco, Monsenhor Luiz Antonio, apaixonado pela causa do mais pobre, acatou esta ideia e hoje celebra junto e feliz os 19 anos conosco. Sinta-se convidado hoje a fazer parte desta família. Venha ser um apaixonado pela vida do outro. Venha ser da Pastoral da Criança!

OK_212_Rio_de_Janeiro_RJ_Setor_Urbano_19_anos_02

Colaboração: Ana Chun e Elisete Valani

Fonte: Jornal 212 – Pastoral da Criança

São Paulo • Setor Santana – Celebração

Aconteceu no ramo Nossa Senhora da Salette uma Celebração da Vida especial. Famílias e crianças acompanhadas passaram uma tarde divertida em que além das brincadeiras interativas, aconteceu um momento onde os líderes explicaram para as crianças o verdadeiro sentido de comemorar a Páscoa, Ressurreição de Cristo. Coordenadores, líderes e pessoal do apoio sentiram-se gratificados por ver, sobretudo, a alegria das crianças.

212_São Paulo SP Setor Santana - Celebração 02 212_São Paulo SP Setor Santana - Celebração 01

Colaboração: Vera Casagrande

Fonte: Jornal 212 – Pastoral da Criança

Salvador • Bahia – IV Região Encontro

Com o objetivo de unir trabalho e oração, a Pastoral da Criança realizou uma manhã de aprofundamento e espiritualidade. O Encontro começou com a celebração da Santa Missa, no Convento Santo Antônio. Logo após, os participantes se encaminharam para o CEJAL, local do encontro. Chegando ao CEJAL, os líderes participaram de um café solidário, em que cada comunidade colaborou com um item. Após o café, todos se dirigiram para o auditório onde cantaram e ouviram a palestra proferida por Everaldo Bispo, que abordou temas como a esmola, o jejum, a oração e a importância da família na vida e na formação do ser humano, além de algumas dinâmicas e vídeos motivacionais. O encontro terminou com a oração final e o abraço da paz. A participação foi excelente, com quase a totalidade de líderes do setor.

Colaboração: Jucinália Conceição da Anunciação e Domingos Fausto

Fonte: Jornal 212 – Pastoral da Criança

São Gabriel da Cachoeira • Amazonas Visita domiciliar

Os líderes da Paróquia Nossa Senhora da Assunção  se uniram e fizeram um mutirão de visitas às famílias das comunidades. Foi um momento muito especial para encontrar crianças e familiares bem saudáveis.  Com essas visitas, nosso Ramo ganhou forças para continuar na luta a favor da vida de nossas gestantes, crianças e suas famílias. Além disso, nosso setor realizou uma linda festa de Páscoa para as crianças. Pais e filhos passaram uma tarde agradável com muita alegria, juntamente com os líderes da Pastoral da Criança, em diversas comunidades acompanhadas. Foi um momento muito gratificante para todos.

212_São Gabriel da Cachoeira - Amazonas Visita Domiciliar 04

Colaboração: Irmã Zulmira Muniz

Jornal 212 – Pastoral da Criança

Crato • Ceará – Envio

A Pastoral da Criança do Setor Crato, ramo Sagrada Família, vem colhendo muitos frutos. O ramo capacitou e enviou 8 novos líderes nestes últimos meses e precisamente na festa da Páscoa a comunidade celebrou o envio. Com isso, passamos a acompanhar mais famílias e crianças, abrangendo mais comunidades.
A nossa Diocese está em festa, pois, em outubro de 2014, celebraremos o jubileu, 100 anos de Diocese, e os primeiros a festejar foram as crianças. A Pastoral festejou o jubileu das crianças, onde as mesmas comandaram a festa com homenagens em forma de jogral, teatro, músicas e muita alegria. Houve até caminhada pelas ruas da paróquia.

OK_212_Crato_Ceara_Envio
Colaboração: Ana Salete

Jornal: 212 – Pastoral da Criança

 

Itabira – Coronel Fabriciano • Minas Gerais – Projeto de expansão

Nosso Setor realizou diversas atividades para impulsionar ainda mais o Projeto de Expansão da Pastoral da Criança.

Entre elas, destacam-se: reunião em Rio Piracicaba, para capacitação de Novo Cruzeiro; reunião na comunidade Sion, para expansão do projeto na Paróquia São Luiz de Monfort; formalização de parcerias; reunião em Itabira sobre o Projeto Viva a Vida, com gestantes e crianças de até 1 ano de idade; e realização do Dia do Brincar, com a participação da coordenadora de ramo Maria Aparecida de Oliveira, a coordenadora comunitária Joana Alves da Silva Tomaz, e vários lideres e convidados, dentre eles grupos Interarte, e as famílias da comunidade. O  que  chamou  a  atenção  das  famílias líderes; reunião em Coronel Fabriciano, para avaliação das metas propostas; articulação para reativar a Pastoral da Criança na comunidade foi o resgate das brincadeiras antigas. Foi observado que o brincar coletivo é de grande proveito, trazendo uma grande integração.
Diante do interesse dos participantes, temos o planejamento de expandir as ações para diversas comunidades da diocese.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança

 

 

Juina • Mato Grosso – Atividades

A Pastoral da Criança de Juina realizou, na Comunidade São Francisco, Bairro Palmiteira, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, uma reunião para avaliar a ação missionária da Pastoral da Criança no Setor. Da reunião participaram também líderes da Área Missionária Nossa Senhora da Paz e da Paróquia Santo Agostinho. Para fazer a avaliação da caminhada, foi feita uma dinâmica muito educativa: a dinâmica do pirulito. Estávamos em bastante líderes e a organização contou com o apoio de todos. Irmã Ana, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança de Juina, organizou os materiais a serem utilizados. Marinês, que é capacitadora, foi quem organizou a ata do encontro. Terezinha Ferreira, que é coordenadora da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, organizou o momento de espiritualidade junto com a líder Cleuza. A líder Célia organizou a parte recreativa do evento. A líder Alciene preparou a dinâmica do pirulito e trouxe o esposo Antonio e os filhos para o encontro

Fonte: Jornal 211 – Pastoral da Criança