Ramo Imaculada Conceição – Conceição das Alagoas/MG – realiza Assembleia Avaliativa e Eletiva

Assembleia da Pastoral da Criança - Ramo 441 - Imaculada Conceição - Conceição das Alagoas - Setor 188 - Arquidiocese de Uberaba - MG - Gratidão a Deus e a todos os participantes - Missão fortalecida no Amor que nos faz florescer onde Deus nos plantou.
Assembleia da Pastoral da Criança – Ramo 441 – Imaculada Conceição – Conceição das Alagoas – Setor 188 – Arquidiocese de Uberaba – MG – Gratidão a Deus e a todos os participantes – Missão fortalecida no Amor que nos faz florescer onde Deus nos plantou.

Aconteceu nesse sábado, 30 de abril, a Assembleia Avaliativa e Eletiva da Pastoral da Criança – Ramo 441 – Imaculada Conceição, Setor 188 (Arquidiocese de Uberaba – MG), no Salão Paroquial Cônego Vicente Plácido Borges.
A Assembleia teve como objetivos avaliar a caminhada da Pastoral da Criança no Ramo, reativado em setembro de 2014, dentro da metodologia”VER – JULGAR – AGIR” e eleger a Coordenação do Ramo para o próximo biênio – setembro/2016 a setembro/2018.
A Assembleia foi planejada sob inspiração do trecho bíblico de 1Jo 4,7-16. A dinâmica do Amor orientou todas as ações da Assembleia. Foram momentos de grande enriquecimento espiritual, bastante produtivos, de reflexão e avaliação da caminhada e planejamento de novas ações.
Para a eleição, foi observado o Regimento Interno da Pastoral da Criança, que prevê a inscrição de, no mínimo, quatro candidatos para concorrerem à lista tríplice. Os presentes votam em três dos candidatos inscritos e a escolha final entre os indicados na lista tríplice é feita pelo Pároco. A escolha majoritária da Assembleia foi ratificada pelo Pároco, Padre Zezinho, e a atual Coordenadora do Ramo 441, Nádia Aparecida de Sene Oliveira, foi reeleita.
Além dos Líderes da Pastoral da Criança, com os Coordenadores de Comunidade, participaram também da Asembleia, Voluntários da Equipe de Apoio, que muito colaboram no desenvolvimento das ações.
Estiveram presentes na Assembleia o Coordenador do Setor 188 – Padre José Edilson Silva (Comunidade Bom Jesus,de Uberaba), Padre Bruno – Pároco da Paróquia São Pedro e Padre José dos Reis Naves, Padre Zezinho – da Paróquia da Imaculada Conceição.
A Assembleia contou também com o apoio e animação dos jovens Éder Gyovanni, Luedja e Rodrigo, do Grupo de Oração “Jovens Mensageiros de Cristo”, que fizeram a diferença com sua brilhante participação.
E na dinâmica do amor, a caminhada continua, com fé fortalecida, esperança renovada, renovado ardor missionário, na certeza de que devemos florescer onde Deus nos plantou…
“Se é pra ir a luta, eu vou!
Se é pra tá presente, eu tô!
Pois na vida da gente o que vale é o amor…”

Equipe de Poços (MG) realiza curso de brinquedistas

A Pastoral da Criança da área de Poços (MG) realizou, nos dias 23 e 24 de abril de 2016, uma capacitação de brinquedistas.  A ação tem por objetivo formar equipes para brincar com as crianças no dia da Celebração da Vida e incentivar a convivência coletiva das crianças, nas brincadeiras dos tempos da vovó, nos jogos e nas brincadeiras de rua, sempre sob a supervisão dos brincadores.  No Setor Poços, a partir de agora, todas as paróquias passam a ter equipes de brinquedistas para atuarem nas comunidades, inclusive a nova paróquia que acaba de implantar a Pastoral da Criança: Paróquia São Francisco e Santa Clara, de Poços de Caldas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Colaboração: Pedro Neto – coordenador diocesano

Pastoral da Criança da Diocese de Guaxupé recebe capacitação para implantação do Acompanhamento Nutricional

A Pastoral da Criança da Diocese de Guaxupé está iniciando um novo trabalho, que beneficiará as crianças, gestantes e famílias acompanhadas. Trata-se do Acompanhamento Nutricional, diferente do método iniciado há 25 anos na Diocese, que tinha como objetivo a erradicação da diarreia e da desnutrição, através da tradicional multimistura (que foi o carro chefe da Pastoral por muito tempo). Devido à mudança nos hábitos alimentares das crianças e com o avanço da tecnologia, estamos passando por uma situação inversa: as crianças estão ficando obesas e sedentárias, ou seja, estão trocando as brincadeiras dos tempos da vovó pelos tablets, celulares e filmes infantis. E como passam muito mais tempo em frente da TV, a alimentação saudável está sendo substituída pelos industrializados e refrigerantes, causando o aumento alarmante e preocupante da obesidade, da pressão alta e do colesterol infantil, além de contribuir para o isolamento da criança, que troca os amigos pelos equipamentos eletrônicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diante da situação, a Pastoral da Criança no Brasil optou por um projeto ousado de implantação da Orientação Nutricional, uma forma de trocar a multimistura pela Alimentação Saudável e Hortas Caseiras, uma ação que convida as mães e crianças a colocarem a mão na terra e cultivar seu próprio alimento, por meio da prática e manuseio das mini hortas domésticas.

Em nossa Diocese, foi sugerido, desde o ano de 2013, o incentivo ao resgate das brincadeiras dos tempos da vovó, pelo atual coordenador diocesano, Pedro Alexandre Neto. O motivo desta atividade é exatamente favorecer os laços de amizade, a troca de experiências, a brincadeira em equipe e o diálogo entre as demais crianças. Essas brincadeiras são aliadas da saúde, pois transformam as gorduras em músculos! A Pastoral da Criança, através da atuação dos brinquedistas, também criou um amplo exemplar de livros que englobam danças, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, pintura e atividades físicas.

A nova fórmula do trabalho pastoral será experimentada pelas cinco paróquias em destaque na Diocese, que estão no estágio máximo da evolução (segundo os registros da Coordenação Nacional) e foram escolhidas pelo coordenador diocesano: Paróquia Nossa Senhora Aparecida  e São Félix de Nicosia, de Poços de Caldas; Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Carmo do Rio Claro; Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Alfenas; e Paróquia São Benedito, de Passos. Essas paróquias já receberam a capacitação (realizada de 8 a 10 de abril de 2016, em Paraguaçú – MG) e já iniciaram o projeto piloto na Diocese.

O Acompanhamento Nutricional leva em conta o IMC (índice de massa corporal), por isso tem o objetivo de trabalhar o peso e a altura da criança. Os resultados são calculados no dia da Celebração da Vida. Os pais já recebem a informação de como está a saúde da criança no mesmo dia.

A nutrição e a prática de uma alimentação balanceada, de acordo com a condição financeira da família, será levada em consideração neste novo trabalho. As cinco paróquias receberão um kit contendo estadiômetro, livros e cartelas para esta nova ação. Todos os cadernos de acompanhamento, Guias do Líder e cartelas das gestantes serão substituídas.

A intenção e o planejamento da Coordenação Diocesana é que, até o mês de agosto de  2017, todas as paróquias da Diocese já estejam utilizando a nova metodologia da Pastoral da Criança. Com o sucesso das Santas Missões Populares na Diocese, a equipe diocesana tem a esperança de que aumente o número de pessoas para colaborar com este trabalho da Pastoral. Estamos confiantes e de braços abertos para receber os voluntários missionários, especialmente os casais de segunda união para trabalhar conosco!

Colaboração: Pedro Neto – coordenador diocesano

Capacitação de Acompanhamento Nutricional em Crato (CE)

A Pastoral da Criança no Ceará comemora mais um ramo atualizado no Guia do Líder 2015! E mais uma equipe capacitada para realizar o Acompanhamento Nutricional, na Paróquia São Francisco das Chagas (ramo 6963), em Crato (setor 48).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A menina linda que aparece sendo medida no estadiômetro, em pé,chama-se Maria Emanuele. E a criança que está sendo medida deitada é o Daniel. Ambos são filhos de líderes da Pastoral da Criança.
Colaboração: Maria Auxiliadora da Silva Soares e Luiz Hefemberg