Pastoral da Criança de Sobradinho/BA capacita lideres!

A Pastoral da Criança de Sobradinho/BA, cumprindo seu papel de dar continuidade à MISSÃO, através dos VALORES norteadores da Pastoral da criança, realizou em Sobradinho/BA, no Centro Comunitário Antonio Conselheiro, nas manhãs dos dias 8 e 16 do corrente mês e ano, capacitação de novos lideres e capacitação continuada de lideres atuantes na cidade.

Foram 2 dias de trabalhos prazerosos e de muitos aprendizados múltuos por todos os envolvidos, coordenadoras, capacitados e capacitadoras.IMG_20150509_091136193_HDRIMG_20150509_085400424_HDR

20150516_140033

Missão
“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística.

Valores
• Adesão à missão da Pastoral da Criança.
• Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
• Simplicidade.
• Não discriminação.
• Compromisso com os resultados.
• Perseverança.
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
• Alegria em servir.
• Multiplicar o saber.
• Ir ao encontro, buscar proximidade.

PAZ & BEM para tod@s !!!

Nota de falecimento – Setor 112 – Paulo Afonso (BA)

No dia 20 de maio de 2014, faleceu Lenalda Gomes dos Santos, conhecida como Ninhia, da Paróquia de Santa Brígida, líder da Pastoral da Criança há 20 anos na Diocese de Paulo Afonso – Bahia.  Articuladora de várias ações da Pastoral da Criança (Guia do Líder, Campanha Coelba, etc.).
Todos nós que fazemos parte da família da Pastoral da Criança, da Diocese de Paulo Afonso, estamos em luto por sua partida e gratos por tudo que Lenalda realizou na Pastoral da Criança durante esses 20 anos.

Colaboração: Rosana Carvalho

CELEBRAÇÃO DA VIDA NO ASSA (Ação Social Santo Antônio) – Araçuaí (MG)

Aconteceu no domingo, 26 de abril de 2015, no setor de Araçuaí – Minas Gerais (s177, r5071), no município de mesmo nome e na entidade Ação Social Santo Antônio mais uma Celebração da Vida.

Participaram da Santa Missa, celebrada pelo Padre Domingos, cerca de setenta pessoas. Nesta Celebração Eucarística estiveram presentes: idosos, crianças e adolescentes da ASSA; a gestora Irmã Terezinha e outras irmãs, funcionários da Instituição, visitantes e a família da Pastoral da Criança do ramo 5071 de Araçuaí – Minas Gerais.

Após a Missa, crianças e adolescentes foram encaminhados para o refeitório para a confraternização de Páscoa. A coordenadora de ramo Neide falou sobre o que é a Páscoa e a líder Marta completou falando sobre o Tempo Pascal. Em seguida, foi dado o início ao café da manhã especial com direito a guloseimas e sacolinhas surpresa. No final, foi realizada a pesagem das criançass de 0 a 6 anos cadastradas e a entrevista com os monitores da Associação sobre a ficha de acompanhamento de cada criança.

E, todos ficaram alegres com a visita e os trabalhos da Pastoral da Criança de Araçuaí na Associação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Colaboração: Marta Maria Arantes – coordenadora comunitária

CAPACITAÇÃO DE MISSÃO E GESTÃO NO SETOR AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE

ACONTECEU NOS DIAS 16 Á 18 DE MAIO DE 2015, A CAPACITAÇÃO DE MISSÃO E GESTÃO PARA NOVOS COORDENADORES DE RAMO NO SETOR DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE. COM O LEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO “EU VIM PARA SERVIR”, BUSCAMOS LEVAR O CRISTO AOS NOSSOS PEQUENOS INDEFESOS NA BUSCA DE VIDA PLENA PARA TODAS.

JOSÉ GOMES

MULTIPLICADOR DE COMUNICADOR POPULAR

20150517-0024

Formação Continua Integrada.

Formação Continua Integrada .

Foi realizada na Manhã desta Sexta -Feira dia 15 de Maio , a  Formação Continua Integrada, para os Líderes da Paroquia São Francisco das Chagas do  Bairro do Rangel, João Pessoa Pb.  Quem  foi o Capacitador da Ação foi o  Coordenador de  Área da Região  Urbana Sul, João Jorge ( Jota Jota). No  qual o  mesmo parabenizou o desenvolvimento  e  a aprendizagem, dos Líderes com  o  trabalho da Coordenadora de Ramo, Maria das Neves.

Agraciados  com  as  Bençãos de  Deus e  da Virgem Maria, pedimos a Deus e ao  Espirito Santo, Bençãos para todos os Leitores.

PAZ E BEM !   

11150944_859989220740415_1813450570931864282_n

Ramo Nossa Senhoras das Dores na cidade de Poção – PE, Capacita Novos Lideres

No último final de semana, a paróquia Nossa Senhora das Dores, em Poção, capacitou doze novos líderes para atuarem em suas comunidades. A capacitação do guia do líder é a porta de entrada na Pastoral. Apesar de alguns atuarem como apoio, agora formalmente podem assumir nas suas comunidades o papel de líder.
A Pastoral recebeu o apoio do Padre Carlos Eduardo, pároco local, que a acolheu e hospedou os líderes vindos de outros ramos para serem capacitados com os de Poção. A capacitação foi monitorada por Gizele Soares, com a colaboração de Aparecida Mergulhão e Samira Medeiros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dalmo Leite – Multiplicador da Ação Comunicação Popular (Pastoral da Criança)

Assembleia Eletiva do Setor de Estância – 115

Assembleia do Setor de Estância
Assembleia do Setor de Estância

Sob as bênçãos de Santa Luzia,aconteceu no último dia 25/04,  na Colônia 13 – Sergipe a Assembleia Eletiva. Com a presença do Bispo Diocesana Dom Giovanni Crippa. Pe. Leandro – Assessor da Pastoral na Diocese. Pe. Jodeclan – Coord. Das Pastorais Sociais da Diocese, Leyla Menezes – Coord. Estadual, Maria Lesenite – Coord. de Setor e seu Conselho Econômico, Coord. de Áreas e dos Coord. Paroquiais, onde foi formada a Lista Tríplice. Que foi composta da seguinte maneira pelos Coordenadores de Ramo: Leandro Prachedes com 16 votos, Maria Aparecida com 13 votos e Simone Telles com 10 votos. Logo, o Bispo ratificou Leandro como Novo Coordenador Diocesano. Que o Senhor o conduza, oriente, proteja e guie neste Novo Ministério de Coordenação. Sucesso!

AVANTE!!!

Capacitação e Oficina de Formação continuada Felisburgo – MG.

Aconteceu no fim de semana do dia 18/04/2015 – uma Capacitação Guia do Líder, e oficina de formação continuada, realizada na cidade de Felisburgo, com a equipe da Pastoral da Criança local. A atividade foi ministrada pela líder e capacitadora Marisa Arcanjo Ferreira, auxiliada pelas lideres Rizia e Elminha, que foram conduzidas pelo capacitador e coordenador de área José Adriano, ambos da Pastoral da Criança da cidade de Fronteira dos Vales – MG, a pedido o coordenador do Setor 178 – Almenara -MG, Dionisio Pereira Franco Filho. Foi um momento de muita espiritualidade, motivação, informação, testemunho e confraternização. Obrigado a todos que participaram desse momento rico de conhecimento e troca de experiências da Missão Pastoral da Criança.

Este slideshow necessita de JavaScript.

José Adriano – Comunicador Popular

Ações da Pastoral da Criança de Assaré, Ceará

A maioria das doenças infecciosas é causada por microorganismos que invadem o corpo e se multiplicam. Nossas mãos entram em contato com este microorganismo todo o tempo: ao tocar na maçaneta da porta ou no corrimão da escada, ao apertar a mão de um colega que espirrou e abafou o espirro com a mão, etc. Se levamos as mãos sujas aos olhos, boca, nariz ou à pele ferida, estamos introduzindo bactérias em nosso corpo, que podem causar doenças como diarreia, infecção respiratória e erupções de pele.
Por isso, lavar as mãos com água e sabonete ajuda a remover essas bactérias e previne contra doenças. Um estudo demonstrou que o hábito de lavar as mãos em 5 ocasiões durante o dia (antes do café da manhã, do almoço e do jantar, ao chegar em casa e após usar o banheiro) diminuiu em 25% as ocorrências de diarreia e em 40% as abstenções na escola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Pastoral da Criança em Pesqueira – PE, vive momento de espiritualidade e motivação

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No último sábado, 18, em Pesqueira, a Coordenação do Ramo Santa Águeda da Pastoral da Criança promoveu uma tarde de espiritualidade e motivação para seus lideres. As comunidades do bairro Santo Antônio e Santa Luzia de Carrapicho se fizeram presentes. Dalmo Leite, multiplicador da ação e comunicação da Pastoral da diocese de Pesqueira, conduziu o momento, com a ajuda da líder Maria Lúcia Leite. Para Dalmo, foi um “momento muito importante para os lideres, onde através da oração, escuta e avaliação fizemos várias reflexões sobre nossas atividades no ramo.”

Dalmo Leite
Multiplicador da Ação e Comunicação da Pastoral da Criança

SAMSUNG CAMERA PICTURES