Articulação da Área São Jose Operário – Região Brasilândia – São Paulo – SP

Aos 23 de Janeiro de 2016 reuniram-se no Salão da Comunidade São Francisco de Assis – Paroquia Imaculado Coração  de Maria – Área São José Operário – Setor 213 – Brasilândia São Paulo a Coordenadora de Área: Eliana Alves e os(as) coordenadores(as)  dos Ramos: Cristo Ressuscitando, Eliza Maria ,Espírito Santo, Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora Aparecida e  Santos Apóstolos, além das líderes Francineide e Kátia da Comunidade que acolhera. Na ocasião tambem esteve presente o Brinquedista responsável pela Área: Marcos Aurelio

Entre os principais assuntos estava: o Planejamento 2016, o cuidado com a Casa comum – Laudato Si ( Papa Francisco), Capacitações pendentes e a responsabilidade pastoral.

Colaboração: Ailton Silva – Missionário Leigo da Pastoral da Criança (Turma 2013)

IMG-20160123-WA0006-1

 

Atividades desenvolvidas pela Pastoral da Criança em São Sebastião do Tocatins (TO)

Confraternização das Mães da Paróquia São Sebastião Mártir

No dia 28 de dezembro de 2015, no pátio da Igreja Matriz de São Sebastião, em São Sebastião do Tocantins, realizou-se a confraternização das mães da Pastoral da Criança do setor 388 (Diocese de Tocantinópolis), ramo 1497. A intenção foi de confraternizarmos e agradecermos a todas as mães pelo trabalho desenvolvido com as crianças no decorrer do ano de 2015.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A reunião de confraternização iniciou às 15h com uma oração e a leitura de uma passagem bíblica, feita pela coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Gomes da Silva. Logo em seguida, foram apresentadas as ações realizadas nas famílias e com as crianças. Foi proporcionado um momento de debate sobre as atividades, bem como um momento de ouvir as mães, sobre o que gostaram ou tinham como propostas de melhorias para o próximo ano. O momento foi de grande participação das mães, que agradeceram o trabalho da Pastoral da Criança no município de São Sebastião do Tocantins (TO).

Os líderes também opinaram e colaboraram com o debate, ressaltando a importância da colaboração das mães neste ato inteiramente voluntário que é a Pastoral da Criança. Além disso, é importante que todas as crianças tenham acompanhamento e que famílias e a Pastoral andem de mãos dadas.

Foi ressaltado que a casa da Pastoral da Criança está de portas abertas para as famílias e que a horta comunitária da casa depende de cada um de nós. E é extremamente importante que todos se envolvam.

O encontro se estendeu até as 17h30 e como encerramento foi servido um jantar, a fim de dinamizar a reunião. A Pastoral da Criança da Paróquia São Sebastião tem buscado solucionar a enfrentar as dificuldades encontradas de mãos dadas com as famílias, voluntários e líderes.

Confraternização do Dia das Crianças

Foi realizada, no dia 12 de outubro de 2015, no Rincão da Paróquia de São Sebastião, uma grandiosa festa em comemoração ao Dia da Criança, feita pela Pastoral da Criança (setor 388, ramo 1497). O encontro iniciou-se a partir das 15h e contou com a participação de cerca de 180 crianças e suas famílias, que juntas se divertiram com inúmeras brincadeiras, como desfile das crianças para a escolha da garota e do garoto Pastoral 2015.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todos juntos participaram das diversas atividades e brincadeiras, além de várias premiações, que foram adquiridas por meio de doações e campanhas realizadas por líderes e com o auxílio da comunidade.

O momento foi de descontração e alegria. Meninos e meninas participaram do evento, envolvendo todas as crianças em jogos, como: corrida do ovo, dança do bambolê, perguntas e respostas, entre outras. As brincadeiras valiam os presentes e brinquedos. Após as brincadeiras, foi servido um delicioso lanche que integrou crianças, pais e a comunidade presente.

O evento se encerrou às 17h, com a oração final com todos, bem como os agradecimentos de um modo geral. Para nós, líderes da Pastoral da Criança, fica sempre a certeza de que mais uma vez Deus nos abençoou. É nossa missão de servir aqueles que amanhã também devem continuar a missão e poderão servir ao trabalho da Pastoral da Criança. Diante de toda a benção que foi este encontro, agradecemos a Deus por nos sustentar nesta missão, e todos os nossos amigos de equipe de apoio e colaboradores que doaram brinquedos e alimentos para o lanche. Agradecemos de modo especial as brinquedistas e a Maria de Fátima Fernandes, que doaram belas bonecas artesanais; a coordenação desta festa, feita pela coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Gomes; e os líderes que não mediram esforços: Cristiane, Patrícia, Ana Jaira, Dona Rosa, Eliane, Seu Leopoldino, Deivid Pereira, Irineide, Fátima, Érica e Edina. Agradecemos também aos nossos colaboradores do programa “Compra Direta Local”: Professor Adriano, Professora Creuza, Edilene, Gilnete, Dj Wildy, Ramom, Isabel Teixeira e a Secretária Municipal de Assistência Social, a senhora Régina Maria. Agradecemos também ao Pároco de nossa comunidade, Padre Édino Lopes, pelo apoio e incentivo.

Confraternização dos Líderes de São Sebastião do Tocantins

Foi realizado, no último dia 24 do mês de outubro de 2015, na chácara do senhor Juarez e Dona Eva, membros atuantes na comunidade, o Primeiro Encontro de Líderes da Pastoral da Criança da cidade de São Sebastião do Tocantins (TO), setor 388, ramo 1497.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O objetivo dessa confraternização foi socializar e compartilhar as experiências de líderes da Pastoral da Criança, bem como avaliar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos e programar atividades futuras. O encontro também teve como finalidade oportunizar um momento de lazer e diversão, como forma de incentivar ainda mais o trabalho de todos os líderes.

O encontro se iniciou às 8h da manhã, com a oração inicial seguida da leitura bíblica do dia. Logo em seguida, foram apresentadas algumas citações e lições de vida de algumas pessoas que contribuíram com a Pastoral da Criança.

Depois, algumas líderes se retiraram do encontro para que fossem preparar o alimento. Foi de muito proveito e importância este encontro, pois todas as líderes levaram seus familiares, para que participassem junto e colaborassem contando suas experiências e reflexões acerca do papel dos líderes.

Foi importante para que todos também entendessem qual o papel da Pastoral da Criança na vida de muitas famílias carentes. Ao meio dia, foi servido um delicioso almoço, fruto da partilha e como momento de socialização e festa. Após o almoço, deu-se a realização da avaliação e reflexão de algumas tarefas realizadas ao longo do mês e no decorrer do ano. Logo após, foi feito o planejamento para as atividades que ainda serão desenvolvidas no ano de 2016, com as propostas de todos. Em seguida, todos foram dispensados para o lazer, a fim de desfrutar do ambiente da chácara às margens do Rio Tocantins, com um churrasco para todos os líderes e demais participantes. Ao fim da tarde, todos se reuniram para fazer a oração de encerramento. O senhor Leopoldino de Jesus Barbosa finalizou o primeiro encontro de líderes com uma oração, e a coordenadora Maria Gomes também deixou sua mensagem de união para com as líderes. Após os agradecimento e compartilhamento de incentivos ao trabalho, todos retornaram para seus lares na proteção do senhor Jesus Cristo.

A Pastoral da Criança do município de São Sebastião (TO) compartilha e trabalha em prol da vida, cumprindo assim a vontade de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente”.

Colaboração: Clebson Gomes

1ª Celebração da Vida, Comunidade Cerrado de Cima, Ramo São João Batista, Doutor Ulysses/PR, Diocese de Paranaguá/PR.

1º Celebração da Vida Comunidade Cerrado de Cima, Ramo São João Batista, Doutor Ulysses/PR
1ª Celebração da Vida Comunidade Cerrado de Cima, Ramo São João Batista, Doutor Ulysses/PR. Ocorrida no dia 17 de janeiro de 2016, na Sede Campestre da Empresa MASISA do Brasil.

Esta foto é da primeira celebração da vida, ocorrida no dia 17 de janeiro de 2016, no bairro Cerrado de Cima do Ramo São João Batista da Cidade de Doutor Ulysses/PR na Sede Campestre da Empresa MASISA do Brasil.

Crianças da Pastoral da Criança Brincando - Doutor Ulysses Paraná

Uma tarde inteira de diversão sadia ao ar livre e em contato com a natureza, na foto a Coordenadora do Ramo São João Batista, Maristela Moreira (de branco) e a voluntária Mara (de vermelho) brincam com as crianças de mimica e adivinha.

Lider e voluntários brincam com crianças Ramo São João Batista, Doutor Ulysses/PR

Líder do ramo Cerrado de Cima, Seni, brinquedista Carol (de preto) e voluntária Mara (de vermelho), brincam de pular corda com as crianças.

Enfim uma tarde sadia e divertida para criançada, nosso sinceros agradecimentos a todos o colaboradores envolvidos nas atividades desse belo dia. Deus abençoe a todos.

Nossos agradecimentos especiais a Empresa MASISA do Brasil por nos proporcionar o uso do espaço para realização do evento e ao Pe. Lucas pela parceria e apoio com a Pastoral da Criança em Doutor Ulysses/PR.

Atividades na Paróquia do Rosário, em José de Freitas (PI)

Confira várias realizações da Pastoral da Criança em José de Freitas, Piauí, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Diocese de Campo Maior.

Implantação da Pastoral da Criança no assentamento Graça
Assentamento Graça vivenciou um momento muito importante, com a implantação da Pastoral da Criança. Os moradores acolheram a equipe, que apresentou a referida Pastoral, com muita alegria. Deste então, as crianças e gestante, do assentamento são acompanhadas pela a líder de sua comunidade.assentamento Graça

Capacitação
Aconteceu, na Paróquia, formação para os líderes sobre higiene bucal, com a presença da coordenadora de setor. Na oportunidade, a coordenadora de ramo convidou uma amiga dentista a contribuir com seu conhecimento, com mini palestra conforme o tema. Logo depois, a dentista distribuiu kit higiene para os participantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Festa das Crianças
A festa em comemoração ao Dia das Crianças foi uma manhã divertida, com várias atividades de brincadeiras, com a presença da coordenadora de ramo. Ela realizou roda de conversa com as mães e as crianças sobre alimentação saudável. Em seguida, foi realizada a Celebração da Vida, com distribuição de lanche. Bairro de Fátima.
festa das crianças

Na comunidade Criuli, também teve uma festa para as crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança. A coordenadora de ramo falou da importância da missão da Pastoral da Criança e aproveitou a oportunidade para incentivar as mães e familiares a produzir alimentação saudável através da horta caseira. Foi uma tarde bem animada para as crianças, com atividade recreativa em que todas participaram.
festa das crianças2

No Bairro Gusmão, a festa teve início com celebração da palavra, com o Ministro da Eucaristia, que fez uma belíssima reflexão. Depois, foram realizadas várias atividades recreativas. Todos participaram e, em seguida, ocorreu distribuição de lanche.

Feira
A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhor do Rosário, em José de Freitas (PI), participou da Feira de Saúde que aconteceu na praça, no centro da referida cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reativação de comunidade
A reativação da Pastoral da Criança na comunidade Vazia Grande, com a presença da coordenadora de ramo, Hermilha, duas líderes (Chagas e Remédio) e dois apoios (padrinhos), Adalberto e João. Na oportunidade, a coordenadora sugeriu que a comunidade em geral se comprometesse com a missão da Pastoral da Criança, para não deixar desativá-la novamente, e assim as pessoas que estavam presentes prometeram.
reativação

Colaboração: Hermila Pereira

 

Celebração de Natal em Santo André (SP)

Líderes e pessoas de apoio da comunidade Tamarutaca, em Santo André, São Paulo, se reuniram com as crianças acompanhadas e as famílias para uma linda celebração de Natal, para comemorar as conquistas do ano que passou e desejar um 2016 melhor! A festa teve até representação do presépio com a participação das crianças.

Colaboração: Edvaneide da Silva

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Celebração da Vida na comunidade do Novo Arcoverde – PE

12417679_751608428272795_1731629778580323739_n

A Pastoral da criança do ramo São Cristóvão, agradece ao SESC de Arcoverde-PE, por esta colaborando com doações de lanches e outros itens para servi as crianças de nossas comunidades.
Neste dia, as famílias e os líderes se reúnem para avaliar o desenvolvimento de suas crianças, trocar experiências e celebrar os resultados alcançados.

10352608_751644961602475_2221017291434172681_n

12473661_751611281605843_799528991085768150_o

12523193_751611161605855_7064575159457785400_n

12540926_751609088272729_3116831158342425250_n

Antônio Jorge
Coordenador de Ramo

Venturosa (PE) celebra o Natal na comunidade São Francisco

No dia 23 de dezembro, a Pastoral da Criança do ramo São José, de Venturosa, Pernambuco, celebrou o Natal em um momento de confraternização na comunidade São Francisco. Foi feita a novena de Natal em mais de 45 casas – de todos que participam da Pastoral – com uma boa participação, inclusive de crianças  – acompanhadas ou não pela Pastoral.

A comunidade achou ótimo! Teve danças, confraternização e ainda ficamos brincando com as crianças por um bom tempo.

Agradecemos a todos os voluntários que nos ajudaram para que tudo isso fosse possível.

Luciana Bispo – Comunicadora Popular

Este slideshow necessita de JavaScript.

Celebração da Vida em Teresina (PI)

A Pastoral da Criança do bairro Parque Mão Santa, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Teresina, no Piauí, realizou no dia 29 de dezembro de 2015 a última Celebração da Vida do ano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nesta celebração, foi lembrado o trabalho realizado pela Pastoral durante os meses de 2015 e o aniversário da líder e coordenadora de ramo Maria Leudinan Oliveira de Brito. A celebração contou com a presença de todos os membros: líderes e equipe de apoio e também das famílias acompanhadas. Houve distribuição de camisetas e homenagens a ela.

Neste último ano, a Pastoral da Criança teve o apoio e a colaboração de muitas pessoas e empreendedores. Pessoas que acreditaram na importância do trabalho feito na comunidade. Em especial, a contribuição valiosa do Sr. Antonio Monteiro da Silva, da Sra. Maria do Perpétuo Socorro Silva, presidente da Associação de Moradores do bairro Planalto Uruguai, e dos empreendedores que apoiaram através de doação de brinquedos e brindes para as famílias acompanhadas, entre muitas outras pessoas que ajudaram.

A Pastoral da Criança agradece às líderes pela dedicação e esforço que desempenharam ao longo de 2015, às pessoas e os empreendedores que colaboraram com este trabalho e às Irmãs de São José de Concórdia. Que em 2016 a ação da Pastoral alcance mais famílias desta comunidade, que mais pessoas abracem a causa e sejam colaboradoras neste ato de amor e atenção às gestantes e crianças.

Colaboração: Álefe Cordeiro Oliveira Barbosa