Semana do aleitamento materno

1560540_330552477112512_902456010920035581_n

Semana do aleitamento materno e a Pastoral da Criança sempre orientando a importância da amamentação até os 2 (dois) anos de idade ou mais. Amamentação exclusiva até que a criança complete seis meses, recebendo apenas leite materno, e nada mais. A partir dos 6 meses, ter introdução de novos alimentos e continuar recebendo leite materno. Amamentar faz bem para o bebê e para você. Comunidade São Lázaro município de Óbidos Pará.

Por Cristina Moraes? – Pastoral da Criança

3 comentários sobre “Semana do aleitamento materno

  1. Queridos! parabéns pelo excelente trabalho que vocês fazem, em todos os rincões do Brasil!!!!! Um comentário sobre a notícia acima: a campanha da Organização Mundial da Saúde incentiva a amamentação ‘até dois anos de idade, ou mais’. A orientação ‘até seis meses’ é de ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO – ou seja, até a criança completar seis meses, o ideal seria que recebesse APENAS leite materno, e nada mais. Por favor, procurem modificar o modo de dizer isso… trabalho há 30 anos com mulheres e amamentação, e fico muito triste quando ouço alguém dizer que ‘até seis meses está bom, é isso que dizem nas campanhas’… ok??

  2. Ótima observação Celina. Este espaço é destinado aos membros (líderes, coordenadores, voluntários em geral) da Pastoral da Criança e procuramos manter suas publicações e opiniões do modo como escrevem. Mas realmente essa questão é muito importante de frisar. Agradecemos a colaboração, um grande abraço da família Pastoral da Criança.

    1. Obrigada pelo gentil acolhimento das minhas ponderações! Vale a pena mudar a ordem. Qdo mencionamos a importância de “amamentar até seis meses” as pessoas não entendem que estamos falando de aleitamento exclusivo. Trabalhei 10 anos em Posto de Saúde e sempre q perguntava por quanto tempo amamentar, a resposta invariável era ‘seis meses’. Fiquei traumatizada!!!!! Um jeito simples de mudar isso é lembrar que a recomendação da MS é “amamentar até dois anos de idade, ou mais”, e nos primeiros seis meses, o leite materno não precisa de nada mais… a palavra ‘exclusivo’ não fica clara nem para profissionais de saúde… muitos ainda pensam (hoje em dia!) que ‘exclusivo’ é ‘não dar outro leite’… “exclusivo” é não dar nada mais, nem água, nem chá. Essa informação é vital, pois no mundo inteiro há grande preocupação com o aleitamento não exclusivo; a criança tem benefícios (claro!!!) mas recebe todo o potencial do leite materno quando, nos primeiros seis meses, não recebe nada mais… abraço, val k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.