Pastoral da Criança em Ação na Arquidiocese de Uberaba – MG

Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo; Irmã Vera Lúcia; Coordenador do Setor, Padre José Edilson; Coordenadora Estadual, Marilene e Maria da Consolação (Consola),Coordenadora do Núcleo 7.
Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo; Irmã Vera Lúcia; Coordenador do Setor, Padre José Edilson; Coordenadora Estadual, Marilene e Maria da Consolação (Consola),Coordenadora do Núcleo 7. (Maio/2015)
Visita à família acompanhada pela Pastoral da Criança. Irmã Vera, Líderes da Pastoral da Criança e Marilene e Consola, Coordenadora Estadual e Coordenadora do Núcleo 7, respectivamente.
Visita à família acompanhada pela Pastoral da Criança. Irmã Vera, Líderes da Pastoral da Criança e Marilene e Consola, Coordenadora Estadual e Coordenadora do Núcleo 7, respectivamente. (Maio/2015)
Setor 188 em Curitiba - Participação na "Celebração Zilda Arns - Vida Plena para todas as crianças" - Janeiro/2015
Setor 188 em Curitiba – Participação na “Celebração Zilda Arns – Vida Plena para todas as crianças” – Janeiro/2015
Reunião do Coordenador do Setor, Padre José Edilson, em Frutal, para reativação da Pastoral da Criança.
Encerramento da Capacitação em Missão e Gestão - 1º de fevereiro de 2015 - Cúria Metropolitana` Presença da Coordenadora do Núcleo 7 - Consola
Encerramento de um dos Encontros de Capacitação em Missão e Gestão – 1º de fevereiro de 2015. Presença da Coordenadora do Núcleo 7 – Consola

Após alguns anos “adormecida”, com poucos Ramos em atividade, a Pastoral da Criança – Setor 188 – caminha a passos largos e firmes.

Com o propósito de resgatar esta importante Pastoral, animar, reanimar, acompanhar e promover a expansão das ações da Pastoral da Criança, Padre José Edilson da Silva, desde que assumiu a Coordenação do Setor 188, em maio de 2014, tem viajado incansavelmente, realizando uma verdadeira Jornada Missionária, visitando Paróquias e seus Ramos e Comunidades. Graças a este dinamismo incessante e entusiasmo contagiante do Padre Edilson, o Setor 188 (Arquidiocese de Uberaba) conta, atualmente, com 23 Ramos em atividade que acompanham, aproximadamente, 1.054 crianças.

Com a proposta de uma coordenação eficiente e descentralizada, logo no início de seu trabalho, Padre José Edilson formou uma Equipe de Coordenação do Setor, com representantes de diferentes Ramos. Os resultados mostram que a iniciativa deu certo.

Em maio de 2015, dias 04 e 05, o Setor recebeu a visita da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, que parabenizou a todos pelas ações desenvolvidas e pelo crescimento constante. Um encontro fecundo e motivador.

Há ainda um grande trabalho a ser feito. É preciso que em todas as Paróquias, com incentivo dos Párocos e Vigários Paroquiais, mais voluntários assumam esta missão a serviço da Vida e da Esperança. A Pastoral da Criança precisa de mais Líderes para que possa acompanhar mais crianças. De acordo com o Censo IBGE 2010, 17.838 crianças pobres do Setor são menores de 6 anos, faixa etária acompanhada pela Pastoral da Criança (0 a 6 anos).

Os desafios são muitos, mas com entusiasmo sempre renovado, esperança e coragem fortalecidas, determinação e muita vontade de fazer crescer a Pastoral da Criança na Arquidiocese, os Líderes têm se empenhado na realização mensal das três atividades básicas da Pastoral da Criança: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião para Reflexão e Avaliação. Assim, estão continuando o projeto de Jesus aqui na terra: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10).

Nesse 12 de outubro, em que celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e o Dia da Criança, a Pastoral da Criança convida a todos a fazerem desta data um dia de oração e reflexão. Que sejamos sensíveis ao chamado da fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns: “Como cidadãos conscientes, temos a obrigação de lutar para que nossas crianças tenham um presente e um futuro com mais paz, qualidade de vida e oportunidades.” A exemplo de Maria, possamos dizer “Sim” ao chamado de Deus e cuidar com especial zelo de nossas crianças, para que sejam respeitadas em sua dignidade e tenham vida plena.

Um comentário sobre “Pastoral da Criança em Ação na Arquidiocese de Uberaba – MG

  1. Temos a alegria de fazer parte deste Setor. Como é bom ver o envolvimento de todos neste resgate da Pastoral da Criança! De fato, o entusiasmo do Padre Edilson é contagiante e o seu jeito amigo e fraterno de liderar motiva e inspira a todos! Louvado seja Deus por tanto bem! Que o Senhor continue abençoando o trabalho da Pastoral da Criança com seus Líderes e Equipes de Apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.