Atividades desenvolvidas pela Pastoral da Criança em São Sebastião do Tocatins (TO)

Confraternização das Mães da Paróquia São Sebastião Mártir

No dia 28 de dezembro de 2015, no pátio da Igreja Matriz de São Sebastião, em São Sebastião do Tocantins, realizou-se a confraternização das mães da Pastoral da Criança do setor 388 (Diocese de Tocantinópolis), ramo 1497. A intenção foi de confraternizarmos e agradecermos a todas as mães pelo trabalho desenvolvido com as crianças no decorrer do ano de 2015.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A reunião de confraternização iniciou às 15h com uma oração e a leitura de uma passagem bíblica, feita pela coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Gomes da Silva. Logo em seguida, foram apresentadas as ações realizadas nas famílias e com as crianças. Foi proporcionado um momento de debate sobre as atividades, bem como um momento de ouvir as mães, sobre o que gostaram ou tinham como propostas de melhorias para o próximo ano. O momento foi de grande participação das mães, que agradeceram o trabalho da Pastoral da Criança no município de São Sebastião do Tocantins (TO).

Os líderes também opinaram e colaboraram com o debate, ressaltando a importância da colaboração das mães neste ato inteiramente voluntário que é a Pastoral da Criança. Além disso, é importante que todas as crianças tenham acompanhamento e que famílias e a Pastoral andem de mãos dadas.

Foi ressaltado que a casa da Pastoral da Criança está de portas abertas para as famílias e que a horta comunitária da casa depende de cada um de nós. E é extremamente importante que todos se envolvam.

O encontro se estendeu até as 17h30 e como encerramento foi servido um jantar, a fim de dinamizar a reunião. A Pastoral da Criança da Paróquia São Sebastião tem buscado solucionar a enfrentar as dificuldades encontradas de mãos dadas com as famílias, voluntários e líderes.

Confraternização do Dia das Crianças

Foi realizada, no dia 12 de outubro de 2015, no Rincão da Paróquia de São Sebastião, uma grandiosa festa em comemoração ao Dia da Criança, feita pela Pastoral da Criança (setor 388, ramo 1497). O encontro iniciou-se a partir das 15h e contou com a participação de cerca de 180 crianças e suas famílias, que juntas se divertiram com inúmeras brincadeiras, como desfile das crianças para a escolha da garota e do garoto Pastoral 2015.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todos juntos participaram das diversas atividades e brincadeiras, além de várias premiações, que foram adquiridas por meio de doações e campanhas realizadas por líderes e com o auxílio da comunidade.

O momento foi de descontração e alegria. Meninos e meninas participaram do evento, envolvendo todas as crianças em jogos, como: corrida do ovo, dança do bambolê, perguntas e respostas, entre outras. As brincadeiras valiam os presentes e brinquedos. Após as brincadeiras, foi servido um delicioso lanche que integrou crianças, pais e a comunidade presente.

O evento se encerrou às 17h, com a oração final com todos, bem como os agradecimentos de um modo geral. Para nós, líderes da Pastoral da Criança, fica sempre a certeza de que mais uma vez Deus nos abençoou. É nossa missão de servir aqueles que amanhã também devem continuar a missão e poderão servir ao trabalho da Pastoral da Criança. Diante de toda a benção que foi este encontro, agradecemos a Deus por nos sustentar nesta missão, e todos os nossos amigos de equipe de apoio e colaboradores que doaram brinquedos e alimentos para o lanche. Agradecemos de modo especial as brinquedistas e a Maria de Fátima Fernandes, que doaram belas bonecas artesanais; a coordenação desta festa, feita pela coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Gomes; e os líderes que não mediram esforços: Cristiane, Patrícia, Ana Jaira, Dona Rosa, Eliane, Seu Leopoldino, Deivid Pereira, Irineide, Fátima, Érica e Edina. Agradecemos também aos nossos colaboradores do programa “Compra Direta Local”: Professor Adriano, Professora Creuza, Edilene, Gilnete, Dj Wildy, Ramom, Isabel Teixeira e a Secretária Municipal de Assistência Social, a senhora Régina Maria. Agradecemos também ao Pároco de nossa comunidade, Padre Édino Lopes, pelo apoio e incentivo.

Confraternização dos Líderes de São Sebastião do Tocantins

Foi realizado, no último dia 24 do mês de outubro de 2015, na chácara do senhor Juarez e Dona Eva, membros atuantes na comunidade, o Primeiro Encontro de Líderes da Pastoral da Criança da cidade de São Sebastião do Tocantins (TO), setor 388, ramo 1497.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O objetivo dessa confraternização foi socializar e compartilhar as experiências de líderes da Pastoral da Criança, bem como avaliar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos e programar atividades futuras. O encontro também teve como finalidade oportunizar um momento de lazer e diversão, como forma de incentivar ainda mais o trabalho de todos os líderes.

O encontro se iniciou às 8h da manhã, com a oração inicial seguida da leitura bíblica do dia. Logo em seguida, foram apresentadas algumas citações e lições de vida de algumas pessoas que contribuíram com a Pastoral da Criança.

Depois, algumas líderes se retiraram do encontro para que fossem preparar o alimento. Foi de muito proveito e importância este encontro, pois todas as líderes levaram seus familiares, para que participassem junto e colaborassem contando suas experiências e reflexões acerca do papel dos líderes.

Foi importante para que todos também entendessem qual o papel da Pastoral da Criança na vida de muitas famílias carentes. Ao meio dia, foi servido um delicioso almoço, fruto da partilha e como momento de socialização e festa. Após o almoço, deu-se a realização da avaliação e reflexão de algumas tarefas realizadas ao longo do mês e no decorrer do ano. Logo após, foi feito o planejamento para as atividades que ainda serão desenvolvidas no ano de 2016, com as propostas de todos. Em seguida, todos foram dispensados para o lazer, a fim de desfrutar do ambiente da chácara às margens do Rio Tocantins, com um churrasco para todos os líderes e demais participantes. Ao fim da tarde, todos se reuniram para fazer a oração de encerramento. O senhor Leopoldino de Jesus Barbosa finalizou o primeiro encontro de líderes com uma oração, e a coordenadora Maria Gomes também deixou sua mensagem de união para com as líderes. Após os agradecimento e compartilhamento de incentivos ao trabalho, todos retornaram para seus lares na proteção do senhor Jesus Cristo.

A Pastoral da Criança do município de São Sebastião (TO) compartilha e trabalha em prol da vida, cumprindo assim a vontade de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente”.

Colaboração: Clebson Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.