Comunidade Sagrado Coração de Jesus de Duque de Caxias/RJ realiza primeira medição de altura das crianças

No dia 09 de abril, foi realizada a primeira medição da altura dos recém-nascidos, bebês e crianças cadastradas na Pastoral da Criança – Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Parque Marilândia, Campos Elíseos, Duque de Caxias-RJ, no salão da igreja de mesmo nome.

Foram utilizados dois estadiômetros (equipamento para medir a altura das crianças): um para medir crianças de até 2 anos de idade (deitadas) e outro para medir as crianças maiores de 2 anos (em pé).

Foto4
Um dos estadiômetros utilizados na medição de altura das crianças

“Acompanhar o peso e a nutrição aqui (na Pastoral) é melhor, e agora, a altura das nossas crianças, também. A gente não consegue fazer isso no posto de saúde”, conta Letícia Isidoro, mãe de Maria Luisa, 1 ano e 6 meses e de Rafael, 4.

Letícia e seus filhos Maria e Rafael
Letícia e seus filhos Maria (no colo) e Rafael

A falta de atendimento no posto de saúde e a opção pela Pastoral é reforçado por Eliana Costa, mãe de Emerson, 5 anos e Leonardo, 2. “No posto, a gente leva as crianças, mas quase não tem ninguém para atender. Aqui, temos atendimento todo mês. A gente consegue acompanhar melhor.”

Foto3
Altura de criança sendo medida

A medição da altura das crianças faz parte da nova metodologia do Acompanhamento Nutricional da Pastoral da Criança, durante o Dia da Celebração da Vida. Agora, além do peso será feito o acompanhamento trimestral da altura pelas equipes da comunidade local. O novo método utiliza as medidas de peso e altura para determinar o índice de massa corporal (IMC) das crianças, indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentando resultados mais confiáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.