Nazilde: A Santa Médica do Interior

         Doutora Nazilde nasceu no Maranhão, mas foi na região do sudoeste da Bahia que Deus a escolheu para fazer a sua missão. Uma missão em que muitos foram chamados, mas ela foi a escolhida! Acolhida pela Tia, veio para Salvador na Bahia, muito nova e foi nessa cidade que Doutora Nazilde encontrou a vocação de médica e se formou. Com uma vasta inteligência desde jovem amava ler. A todo dia que se passava Dra Nazilde pegava o jornal da manhã  sentava-se na varanda da casa de sua tia e lia atenciosamente o jornal. E com muita determinação e esforço ingressou na faculdade se formando para Medicina. Mas foi na cidade de Itapetinga – Bahia que ela começou trabalhar e exercer suas funções de Médica – Pediatra com a ajuda de uma amiga e companheira de caminhada.
Mas a Doutora das Crianças ficou conhecida mesmo quando ingressou na Pastoral da Criança e nela começou a caminhada da sua missão. Ajudando gestantes, crianças, idosos e suas famílias.
Ela ficou como coordenadora da Pastoral da Criança durante 19 anos  na cidade de Itapetinga e dentre esses dezenove anos ficou 8 anos como Coordenadora do Vicariato (Regional) da Pastoral da Criança. Nesse tempo, Dra Nazilde não parava um segundo de ajudar à famílias carentes e principalmente as crianças, que há algum tempo atrás vinha tendo Índices de Desnutrição Extremas. Mas Drª Nazilde não se deixava abater pelas situações críticas e problemas sociais. Ela continuava batalhando para a melhoria de saúde, lazer, fome e educação à muitas famílias.
Junto com as líderes da Pastoral Da Criança do Ramo de Nossa Senhora Das Graças, Dra Nazilde vem exercendo com competência as funções da Pastoral Da Criança e mais…
Ao longo dos anos Dra Nazilde sempre se dedicou ao Serviço Social e Voluntário da Pastoral Da Criança em Itapetinga e sempre com a ajuda de pessoas que ela conseguia “tocar” o coração. De muitos de seus trabalhos, há alguns que foram de grande importância em sua vida.
⦁ Com muita luta ela conseguiu acabar com o tráfico de crianças promovido por homens apelidados de “Italianos”. Dra Nazilde junto com as líderes da Pastoral conseguiram combater a Márfia de Italianos que estava traficando crianças na região na década de 90.  Defendeu muitas crianças de mãos ambiciosas e corações de pedra. Ela teve coragem e determinação de enfrentar até mesmo quem se dizia a favor da humanidade.
⦁ Implantou a Pastoral em cidades pequenas como é o caso da Pastoral da Criança em Itambé e Riberão do Lago na Bahia . E ajudou a reafirmar pastorais de cidades grandes, da região. Em seus anos de Coordenação.
⦁ Junto com alguns doutores da cidade como, Dr Carlos Dutra e o nosso saudoso Dr Arnaldo Teixeira. Dra Nazilde Implantou com o apoio da Igreja e de Mon Senhor Uilton , A Escolinha “O Bom Pastor”, que ficava ao lado da Capela Nossa Senhora Aparecida, uma das Capelas da Paróquia, onde muitas crianças foram alfabetizadas e acompanhadas pela Pastoral da Criança.  Vale salientar que a escolhinha apesar de não ser pública era uma escola gratuita, ou seja, sem fins lucrativos. Materiais escolares e a professora eram tudo bancados por parte dos médicos da cidade inclusive a nossa querida Dra Nazilde. Sendo a primeira em formular alfabetização para crianças menos favorecidas dentro do projeto de Alfabetização para adultos da Pastoral da Criança.
⦁ Além da Pastoral Da Criança, Doutora Nazilde movimenta até hoje o Projeto Corte e Costura que foi implantado pela nossa Doutora para ser um momento de lazer e companhia de Idosos que moravam sozinhos. Hoje em dia, o projeto continua, com a esperança e a coragem de ser mais valorizado pela sociedade. E é claro, sempre contando com a ajuda de suas “ovelhinhas” da Pastoral da Criança.
Dra Nazilde sempre foi e sempre será movimentada por projetos sociais, ama a vida que leva e é feliz por tudo que tem feito e ajudado aos demais. Dra Nazilde sempre foi exemplo de cidadã e de ética, NUNCA aceitou ajuda política, em que o interesse fala mais alto.
Quem conhece sabe que é uma mulher de fibra e de muita coragem, enfrenta a qualquer um que queira se promover as custas da bondade alheia. Nunca aceitou qualquer tipo de “vendagem”. Sempre colocando o Respeito e a Ética em primeiro lugar. Sabe como ninguém ensinar aos outros o que é ser um SER HUMANO de verdade. Ensinou e ainda ensina como se deve estender as mãos a quem necessita de uma verdadeira ajuda.
Como Irmã Dulce é o Anjo Bom da Bahia. Dra Nazilde também ganhou apelidos na cidade como: A Santa Médica ou A Doutora da Pastoral!!!!
Hoje, Dra Nazilde  continua semeando sua missão, na cidade de Itapetinga – Bahia e é nela que a Doutora do Amor continua a batalhar por um futuro melhor.
Dra Nazilde é, e sempre será um exemplo de: Mulher, Líder ,Ética , Competência, Força, Coragem, Humildade, Carisma, Fidelidade, Caridade, Amor ao próximo…
E acima de tudo: Doutora Nazilde Oliveira Martins, é um exemplo de MÃE !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.