PASTORAL DA CRIANÇA DE BREU BRANCO-PA

PASTORAL DA CRIANÇA.

Pastoral da Criança de Breu Branco-PA é uma rede de solidariedade formada por mais de 70 pessoas capacitadas, trabalhando voluntariamente no combate à desnutrição e à mortalidade infantil e colaborando para a melhoria da qualidade de vida das crianças breuense.

Especificando mais, podemos dizer que é um serviço de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Breu BRanco contamos com o apoio do Padre Joaquim Bonifacio nosso Paroco e do Conselho de Pastoral de Nossa Paroquia São Sebastião, que acompanha gestantes e crianças em bairros e vilas e vicinais e margens de rios vivendo na pobreza e miséria, independente de cor, raça, crença religiosa ou política

A QUEM ATENDEMOS

No ano de 2010, estamos acompanhando aproximadamente 395 famílias, 23 gestantes e 530 crianças pobres menores de seis anos de idade, de 12 comunidades do município de Breu Branco que segundo o IBGE chegam a 3.887 crianças em situação de risco.

DE QUE FORMA

A Pastoral da Criança desenvolve uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança.

Os familiares das crianças acompanhadas, especialmente as mães, aprendem a valorizar e a trabalhar com vigilância nutricional, a identificar problemas de desnutrição, fortalecer o aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças respiratórias e diarréia, uso do soro caseiro, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos, e outras ações que propiciam condições saudáveis para o desenvolvimento da criança. Como podemos perceber, a Pastoral da Criança desenvolve ações simples, baratas e que podem ser repassadas com facilidade.

Os líderes orientam as mães, gestantes e as famílias sobre como cuidar bem da criança, com técnicas acessíveis de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, além de estimular os laços familiares e comunitários.

As principais atividades dos líderes são:

Visitas mensais às famílias acompanhadas;
• Dia da Celebração da Vida, dia do mês em que líderes e mães se reúnem para pesar as crianças e celebrar as conquistas; e
• Reuniões Mensais de Reflexão e Avaliação entre os líderes, para a troca de experiências e avaliação do trabalho.

 

RESULTADOS DOS ALCANÇADOS

Segundo o IBGE, a mortalidade infantil no País em 2002 foi de 28 mortes no primeiro ano de vida para cada mil crianças nascidas vivas. Nos locais de atuação da Pastoral da Criança, a mortalidade é de 15 óbitos no primeiro ano de vida.

Um aspecto significativo é que a Pastoral da Criança atua exclusivamente em bolsões de grande pobreza, onde a média de mortalidade infantil costuma ser até o dobro da taxa nacional. Entre outras conquistas, também está a redução da desnutrição a 5% entre as mais de 1,8 milhão de crianças acompanhadas em todo o Brasil

 

PROJETOS COMPLEMENTARES

A melhoria da situação de vida das crianças depende também de outros fatores. Por isso, além dos trabalhos já citados, a Pastoral da Criança ainda participa de outras instancias:

Conselho de Saúde:

Dona Lurdes

Conselho Tutelar:

Maria Celeste

Maria da Penha

Conselho Municipal da Criança e Adolescentes.

Maria da Conceição(Pirrita)

Roberto dos Santos Alves (pela Paroquia)

Conselho Municipal de Assistência

Roberto dos Santos Alves( pela Paróquia)  

Há ainda outros programas complementares

v  BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

v  HIGIENE E SAÚDE BUCAL

v  CONTROLE DE HANSENIASE

v  SEGURANÇA ALIMENTAR E HORTAS CASEIRAS

v  PREVENÇÃO E COMBATE A ACIDENTES DOMÉSTICOS

v  PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EXPLORAÇÃO   SEXUAL

v   ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO AS DOENÇAS DE ORIGEM   NA AGUA( ORIENTAÇÃO DESINFECÇÃO SOLAR.

CADA COMUNIDADE TEM A SUA COORDENAÇÃO.
TEMOS A COORDENAÇÃO DE RAMO:
1ª COORDENADORA E FUNDADORA
LUCIENE FORNACIARI( LU)

2ª CORDENADORA
CLARA ELISABETH R. OLIVEIRA
3ª COORDENADORA
MARIA DA CONCEIÇÃO (PERRITA)
4º COORDENADOR
ROBERTO ALVES
COORDENADORA PRELATICIA
IRMÃ BENEDITA
CORDENADORA ESTADUAL
IRMÃ VENERANDA
COORDENADORA NACIONAL
IRMÃ VERA ALTOÉ
COORDENADOR INTERNACIONAL
NELSON ARNS

Cada Lider Pastoral da Criança vem como profeta e a serviço da vida cumprir a vontade de Jesus de querer que todos Tenham vida e tenha em abundancia. Jo 10,10 e fazer cumprir Constituição Federal de 1988: dever da família, da sociedade e do Estado de garantir os direitos da criança e do adolescente com prioridade absoluta

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

Com isso, cada uma e cada um é convidado a assumir sua parte na responsabilidade pela

garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Neste ano no dia 07/09/2010 completamos 07 anos de atuação em Breu BRanco, queremos agradecer a todos e a todas pelas nossa vitórias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.