Alerta com os livros didáticos de ciência

Gostaria de relatar a vocês um fato que aconteceu ano passado sobre o livro didático de ciências escolhido pela escola onde meu filho Lucas estuda. O livro falava sobre métodos contraceptivos, 2 paragrafos, onde abordava o uso de camisinha, etc. Quando comprei o livro e percebi, liguei para a escola e falei com a coordenadora perguntando se estava tendo algum problema já que a escola é católica e o livro estava ensinando tudo diferente, mesmo que em 2 paragrafos.

 

 

A cordenadora me disse que não haviam livros para o 5º ano sem este tema, e que este tema não era abordado na sala de aula, era pulado, sendo abortado apenas no 9º ano (já fiquei alerta pro 9º ano). Então eu orientei o Lucas, antes mesmo de chegar perto daquele capítulo, falei sobre o que o mundo nos ensina sobre métodos contraceptivos e falei o que a igreja ensina e o que agrada a Deus. Escrevi bem grande no livro que a melhor maneira de se evitar as DSTs (como estava no livro) era vivendo a castidade.

Passaram-se meses e chegou então naquele capitulo. Quando a professora lançou no ar o assunto camisinha, o Lucas perguntou: professora, a camisinha não tem 30% de falha? E a castidade? A professora respondeu meio sem graça e ele também ficou sem ação, mas o parabenizei porque
foi muito bom o posicionamento dele.

E até hoje a professora passa por mim meio sem graça. Na época dei a ela muito material sobre o efeito abortivo das pílulas (já que é ela quem também dá aulas para o 8º e 9º anos). Dei videos, miniaturas de bebê, imprimi trabalhos cientificos etc..

Conclusão: neste ano o Davi, meu outro filho, está no 5º ano e a ESCOLA MUDOU O LIVRO DIDÁTICO, graças a Deus. O livro não tem mais esta abordagem que incita o uso de camisinha e pilulas, fala das alterações no corpo masculino e feminino, fala da fecundação, etc.. sem falar de anticoncepção.

Lembro que eu escrevi bem grande no livro do Lucas: FILHOS São BENÇÂOS, evitamos doenças e coisas ruins , não evitamos bençãos…

Mas ainda continuo alerta quanto ao 9º ano.

Ana Paula Cerqueira

Movimento Pró Vida

Apostola da Divina Misericórdia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.