I Encontro Regional 2011 da Pastoral da Criança acontece em Curitiba-PR.

fotoregional2011parana1Alegria do reencontro.  Canções. Hinos dos Estados. Riqueza cultural. Santos padroeiros. Marcam a abertura do I Encontro Regional 2011 da Pastoral da Criança que acontece no Hotel Centro Europeu em Curitiba-PR nos dias 28 de fevereiro a 04 de março de 2011, com a colhida e animação da Grande Metrópole e do Estado do Paraná.

Entre os 130 participantes coordenadores dos Setores, Núcleos e Estados do PR, SC, RS, MT, MS, DF, GO e assessores participa a Pastoral da Criança Internacional representada pelos coordenadores da Argentina.

A Coordenadora Nacional Ir. Vera Lúcia Altoé na abertura reforça o presente de Deus para a humanidade que são os líderes da Pastoral da Criança espalhados nas realidades desafiadoras e sofridas nos rincões do imenso Brasil e saúda às coordenadoras que trazem em suas bagagens as lutas do dia-a-dia.

As grandes transformações significativas no momento histórico atual que emergem da realidade em mudança de época fez parte da temática abordada pelo sociólogo César Sanson que faz uma reflexão a partir do teórico Edgar Morin para um olhar ao mundo a partir do paradigma da complexidade em que a mudança de época se caracteriza por uma crise civilizacional especificada nas crises ecológica, energética, econômica, alimentar, do trabalho e ético-cultural.fotoregional2011parana5

A partir da efervescência da temática da Campanha da Fraternidade de 2011, que ressalta a importância da vida do planeta Sanson aborda questões ao que diz respeito o risco do desaparecimento do planeta terra em que o aquecimento global é uma das conseqüências devastadoras. Chamou atenção a consciência ecológica e o papel importante da Pastoral da Criança que age localmente em milhares de lugares simultaneamente dentro de uma ação global.

Ao finalizar o primeiro dia de encontro foi celebrada a Missa presidida pelo carmelita Frei Ivani da paróquia Nossa Senhora da Conceição da Vila Fani em Curitiba, sede de um dos Setores da Grande Metrópole.

A programação do Regional prossegue com assuntos trabalhados e definidos na XVI Assembléia Geral da Pastoral da Criança em 2010, e contará com estudo e reflexão em seis Oficinas de trabalhos com temáticas: WIKI – Geoprocessamento, Obesidade, Formação Contínua, Apoio aos Setores, Missão e Planejamento, Campanhas e Relatos de Histórias de Sucesso da Pastoral da Criança

Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)

Ação Comunicação Popular

fotoregional2011parana2 fotoregional2011parana7

 

fotofatimaregional2011 fotoregional2011parana3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.