Itapetinga sedia I Capacitação em Comunicação Popular do Estado de São Paulo

cpitapetininga1A primeira capacitação em comunicação popular do Estado de São Paulo ocorreu em Itapetininga, no mês de fevereiro. No encontro, foram formados 15 capacitadores e 04 multiplicadores que atuarão nas regiões de Itapetininga, Itapeva, Registro, Sorocaba e Jundiaí. Também foi capacitada uma jornalista de Campinas.

 Com 16 horas de formação, o encontro trabalhou técnicas como teatro, jornal mural, boletim, foto-relato e outras atividades, que podem ser usadas na comunidade conforme a realidade local. No final da capacitação, o grupo apresentou duas peças de teatro, uma baseada em visitas às famílias e outra mostrando uma celebração da vida.  Foi elaborado um jornal mural temático, retratando a importância da alimentação saudável.

 “A cada encontro que participamos, enriquecemos nosso conhecimento. A Pastoral da Criança não é só visita, há muito que fazer. Temos que sair daqui e lançar sementes para a nossa equipe e fazer acontecer. O conhecimento adquirido precisa ser repassado”, afirma Silvia da Costa, líder da Pastoral da Criança, em Itapeva.

 “Saímos com o compromisso de levar essa alegria para os outros, para a nossa comunidade no dia a dia”, completa Jamile de Souza, coordenadora da Pastoral da Criança do Setor Sorocaba.pcitapetininga4

 Os participantes também acharam novos talentos. “Quando fui convidada pensei como posso participar da comunicação? Numa capacitação dessa descobrimos que somos capazes de coisas que achávamos que não era”, conta Lucia Ferreira, líder em Sorocaba.

 A Multiplicadora do Guia do Líder Ivanir Agapito destaca a possibilidade de contar com a ajuda de líderes mirins nas ações de comunicação. Maria Silva, coordenadora da Pastoral da Criança do Setor de Registro, por sua vez, vê na comunicação um potencial para manter os jovens ativos e planeja capacitação em maio.

 Assim, todos os setores que participaram da capacitação em comunicação popular planejam como multiplicar o que foi aprendido e fomentar a ação em suas comunidades.

Cristiane Oliveira Reimberg

Jornalista e Multiplicadora Nacional da Ação Comunicação Popular

cpitapetininga2 pcitapetininga

 

pc itapetininga 063 cpitapetinga10

 

pcitapetininga6pcitapetininga7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.