Brincar é possivel…com ou sem brinquedos

Numa       época que não havia muita diversidade de brinquedos, sem condição financeira, para muitos as crianças criavam mais que as de hoje… Latinhas de fermento em pó, viravam latas de mantimentos, colherinhas de leite em pó, faziam parte dos talheres, tijolos e restos de madeiras no quintal davam uma bela mesa de jantar, retalhos velhos,vestiam bonecas e quando não as tínhamos as espigas de milho dariam um bom faz-de-conta. Sabemos que não são culpadas. O tempo deu  vida assustadoramente aos brinquedos industrializados e aos tecnológicos. Todos, trocados pelos imaginários  e criativos, Infelizmente., ou  FELIZMENTE PARA ALGUNS?!

Não podemos deixar esta evolução destruir de vez nossa criação, excluindo  imaginarias brincadeiras do passado. Está em nossa mãos educadoras, a iniciativa ao aprendizado das crianças. Nosso primeiro contato imediato é incentivá-las. Brincar é inteirar-se à sociedade infantil. Podemos usar com elas o desenvolvimento da criação e  fazer fluir sua imaginação oculta.  

Brincamos a partir do momento que nascemos. O sorrir, o olhar descontrolado, o tato e o reconhecimento da presença materna, deu-se iniciação a esta brincadeira. Aprendemos a sorrir com o sorriso da mamãe…ao crescer, começamos a conviver socialmente, fazer amigos e ir para a escola. Toda esta trajetória, brincamos. Portanto brincar é sempre bom! Agradável. Criança que é impedida de brincar se torna rebelde, sem senso crítico, reprimida e acaba se isolando , passando a acreditar que as pessoas não a amam. Isto é muito sério!

RETORNE AO PASSADO E SENTE-SE AO CHÃO COM OS FILHOS, BRINQUEM DE FAZ-DE CONTA.

SE DÊ ESTE TEMPO,BRINQUE! VOCÊ FICARÁ MAIS JOVEM, SENTIRÁ FELIZ E TERÁ TEMPO DE PERCEBER QUE A VIDA É MAIS IMPORTANTE QUANDO ABRIMOS NOSSOS CORAÇÕES PARA O IMAGINÁRIO, PARA OS SONHOS, PARA A CRIAÇÃO. BRINQUE…BRINQUE… SEUS FILHOS SERÃO DIFERENTES NO FUTUROS QUE OS ESPERAM!

FAÇAM-DE-CONTA! CONTE HISTORIAS….CAUSOS DE FAMILIA…..CANTIGAS DE RODA…FOLCLORICAS….BRINCADEIRAS DE RUA…..MÃE DA RUA….ROUBA BANDEIRA….AMARELINHAS…..

Suely Edonine

Estudante de Pedagogia e Líder da Pastoral da Criança.

CONTAGEM-MG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.