Diocese de Cachoeiro do Itapemirim-ES recebe capacitação em Comunicação Popular

cachoeiro2O Multiplicador no Estado do Espírito Santo Marcos Paulo, conhecido por Paulinho capacitou 12 novos líderes capacitadores na Ação Comunicação Popular na diocese de Cahoeiro do Itapemirim-ES, nos dias 19 a 20 de março de 2011, na Casa das Irmãs Ursulinas.

O teatro trabalhado teve o tema da Campanha da Fraternidade 2011.  A arte e a criatividade fizeram parte de um recorte da realidade que abordou uma família desestruturada. Mãe que abandona a criança. Que não se preocupa com o meio ambiente. O roteiro da peça estava centrado no contexto atual do tema “A natureza geme em dores de parto”.  Cigarro. Lixo no quintal. O cortador de árvores, devastador da floresta e a conseqüência por ele deixada.

Recortes de jornais e revistas com imagens do terremoto no Japão, imagens das enchentes no Brasil. Famílias da Pastoral da Criança que foram atingidas. As várias dinâmicas ajudaram para uma reflexão da missão da Pastoral da Criança dentro da conjuntura atual.

Curioso foi o “Varal de Recados” motivador da espiritualidade de todo a capacitação montado com os personagens de texto bíblico. Os participantes mostram seus talentos, criatividade e muita animação.

Ao sair da capacitação com entusiasmo para capacitar em suas comunidades na ação e divulgar a Pastoral da Criança ficou um responsável articulador da comunicação popular em toda a diocese e organizaram uma comunidade no Orkut.

No final o teatro livre apresentado pelos íderes se preocupaou com a problemática local e mundial em que as mudanças climáticas estão provocando às famílias e crianças vítimas das enchentes e terremotos e levou questionamentos aos espectadores: como a Pastoral da Criança estar presente, também, nessas realidades? Qual nossa ação? Quais atitudes?

O teatro foi apresentado para toda a comunidade e pessoas presentes na Casa de encontro.

Maria de Fátima Zangerolame Fim

Coordenadora do Setor Cachoeiro de Itapemirim-ES

cachoeiro3

cachoeiro4

 

cachoeiro5 cachoeiro6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.