Ação Brinquedos e Brinacadeiras em Três Palmeiras-RS trabalha a importância do brincar para o desenvolvimento da Criança

bricar2Representantes da Pastoral da criança da cidade de Três Palmeiras-RS participaram da reativação das oficinas e capacitações em Brinquedos e Brincadeiras realizadas nos dias 20 e 21 de maio de 2011, em Frederico Westphalen-RS para as coordenadoras e líderes.

A capacitação foi fundamental para expandir o conhecimento e aprimorar as ações já existentes. Lourdes Lorena Mottin, Neice Mari Cé e Lurdes Marchesam participaram do encontro que foi conduzido e desenvolvido pela Multiplicadora de Brinquedos Iraci Nogueira Vivian da Arquidiocese de Porto Alegre.

Os temas tratados na capacitação foram referentes ao Brincar. O objetivo era mostrar a importância da necessidade dessa atividade no desenvolvimento da criança. O brincar por necessidade aprimora os sentidos. A criança vai conhecendo como são e, para que, servem os objetos. Desenvolvem sua linguagem e seu pensamento. Aprende e compreender as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

A Pastoral da criança defende o brincar para alcançar seus propósitos de garantir desenvolvimento pleno para as crianças. A Ação retrata na sabedoria dos antigos, que afirmaram: “mente sadia num corpo sadio”. Com as brincadeiras se incentiva a competitividade e se favorece o convívio fraterno, desde a tenra idade.

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança está assegurado como direito no artigo XVI do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A defesa desse direito é necessária devido às transformações na sociedade, principalmente nas grandes cidades, as quais dificultam que as crianças tenham melhores oportunidades de brincar. A Pastoral da Criança busca junto às famílias novos caminhos interativos e formativos, contando com a graça de Deus, que jamais desampara seus filhos.

Neice Cé

Coordenadora de Ramo

Três Palmeiras-RS

bricar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.