Gestores Municipais de Saúde irão se reunir em Brasília-DF

Gestores de Saúde se reunião nos dias 9 a 12 de julho de 2011, em Brasília-DF, para divulgar e mostrar bons exemplos que possam ajudar outros municípios, carentes de soluções, a encontrarem alternativas para o atendimento com mais qualidade para as suas populações. Estarão disponíveis no evento cerca de 300 experiências de sucesso na área da saúde.

O Brasil tem 5.564 municípios. A maioria deles estará representada no 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento é organizado pelo Conselho Nacional das Secretariais Municipais de Saúde, o Conasems. O objetivo é colocar o tema saúde no centro do debate nacional. Hoje a União responde por 45% dos recursos da saúde e os municípios por 28%. Ou seja, os municípios estão investindo em saúde além das suas possibilidades, deixando de lado outras áreas e investimentos.

Outro momento importante para os municípios e para a imprensa: o gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, comandada pelo médico Helvécio Miranda de Magalhães Junior, funcionará no evento, do dia 9 ao dia 12 de julho. Uma oportunidade importante e única para um encontro direto da área de atendimento do Ministério da Saúde com os gestores municipais.

PROBLEMAS

Os três principais problemas da saúde são:

1. Gestão (é muito importante qualificar cada vez mais os gestores, em todos os níveis do SUS)

2. Acesso (déficit de leitos, de médicos, de profissionais da saúde, equipamentos e recursos)

3. Financiamento (os municípios não podem continuar arcando com recursos que precisam vir da União e dos Estados; é fundamental a votação e a aplicação da Emenda Constitucional 29, que colocar mais de R$ 50 bilhões por ano no financiamento da saúde)

O encontro dos gestores busca melhorar a troca de informações (gestão) e debater os problemas de acesso e financiamento.

Os representantes dos municípios, dos estados e da União se encontram durante estes quatro dias. Muitas pautas importantes e interessantes podem ser levantadas, abordando as dificuldades dos municípios, diferentes em tamanho e drama nas diversas cidades e regiões do país, de acordo com o porte e a localização dos municípios. Por outro lado, a exposição de casos de sucesso mostra como alguns municípios estão conseguindo encontrar saídas e alternativas para promover saúde e atender melhor a população.

Informações no site http://congresso.conasems.org.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.