Diocese de Pesqueira-PE promove 1ª Capacitação na Ação Comunicação Popular para Líderes da Pastoral da Criança

apesqueira9

Líderes e coordenadores de comunidades da diocese de Pesquira-PE participaram da 1ª capacitação na Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança nos dias 12 a 14 de agosto de 2011, que aconteceu no Seminário São José. Os multiplicadores da Ação Dalmo José leite da Silva e Emanuelle Caetano assessoram a capacitação com a participação da Márcia Rafaela Cordeiro da diocese de Floresta e do Wanderson Lopes dos Santos e Maria Helena Francisca Cordeiro da Arquidiocese Olinda e Recife.

Dinâmicas de apresentação e de relaxamento deixaram os líderes à vontade. A coordenadora diocesana Maria Adriana e Silva acolheu a todos e deu boas vindas. Falou das expectativas novas que a capacitação traz em sua forma e conteúdo. Manifestou a alegria ao perceber que todos atenderam ao chamado e ressaltou a importância da comunicação na pastoral, nas comunidades e nas paróquias.

Oficinas de dança, música, programas de rádio, jornal mural e cordel foram os espaços de criação dos grupos de identificação. Excelentes trabalhos de meios de comunicação popular foram apresentados e avaliados no potencial da criatividade como pérolas preparadas para a missão na comunicação popular. “Não tinha coragem de falar em público. Aqui me soltei. Descobri os dons que não sabia ter. Poderei expô-los de maneira mais extrovertida”, comentou uma líder ao vivenciar as experiências nas oficinas de produção e receptividade.

Durante a capacitação se contou com a presença do administrador diocesano Pe. Adilson Simões que falou da importância da Pastoral da Criança para a Igreja local. Agradeceu a todos pela ajuda e colaboração. Esteve presente, também o diretor espiritual Pe. Luiz Benevaldo que se colocou à disposição para a Pastoral da Criança ao que necessitar.

Filmes que mostram o trabalho em equipe e a importância da comunicação familiar também fizeram parte de uma sessão de cinema montada no local para reforçar a importância da boa comunicação que deve ser compartilhada nas comunidades e junto às famílias.

Para fazer com que a comunicação na Pastoral da Criança seja mais um meio de anunciar, comunicar e buscar a vidaapesqueira6 em abundância para todas as crianças os capacitados irão atuar em suas comunidades com os meios mais simples para divulgar as ações, as campanhas e contribuir com dinâmicas nem capacitações das ações básicas e na criatividade com a Celebração da Vida.

Os multiplicadores da Ação sentiram-se recompensados em poder repassar as experiências comunicacionais na rede que todos poderão se comunicar com meios simples de forma clara e objetiva: jeito próprio da pastoral e jeito simples de comunicar a vida e em abundancia.

A missão do comunicador popular e compartilhar informações e fazer chegar a sua comunidade. Com isso, a celebração de encerramento na Catedral de Santa Águeda foi palco para os comunicadores populares participaram da Missa com a comunidade fazendo da comunicação popular mais um meio de buscar vida em abundância para todas as crianças.

Dalmo leite

Multiplicador da Ação comunicação popular

Diocese de Pesqueira – PE

100_7047 apesqueira2

 

apesqueira10 apesqueira8

 

apesqueira1 apesqueira4

 

apesqueira5 apesqueira7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.