O CEARÁ PROMOVE ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA LIDERES COMUNICADORES.

 

O distanciamento social tem possibilitado as lideranças da Pastoral da Criança o uso das ferramentas tecnológicas  e a criatividade para fortalecer a ação evangelizadora junto as crianças, gestantes e idosos.

Desse modo a Coordenação Estadual do Ceará, juntamente com as Dioceses de Quixadá, Crato e Tianguá, realizaram nos dias 21 e 22 de maio de 2021, um Encontro com o seguinte tema: Comunicar a Missão: Comunicação a Serviço da Vida e da Esperança no Ceará.

O Encontro teve como objetivo capacitar, refletir e possibilitar oficinas a cerca das ferramentas para mídias sociais em consonância com as estratégias usadas pela Pastoral da Crianca  na divulgação de suas ações nas comunidades, paróquias e dioceses,  através do facebook, site, espaço das comunidades e youtube.

No primeiro dia o encontro foi dinamizado pelas Lideranças da Diocese de Quixadá e tivemos como colaboradores das oficinas   Alex Ferreira – Coordenador Regional Nordeste 1 da Pastoral da Comunicação, que  abordou a história da comunicação no Regional NE 1  e também nos trouxe reflexões sobre a linguagem digital ( face, instagram, twitter, blog e etc). Após sua explanação, tivemos  José Batista- Comunicador Popular e Membro da CEBs da Diocese do Crato. O mesmo abordou sobre O Uso da Voz, trazendo na sua exposição, como deve ser utilizada a voz no rádio e a criação de podcast.

No segundo dia de encontro foi dinamizado pelas Lideranças da Diocese do Crato. A primeira oficina  foi realizada foi sobre Video, coordenada  pela a colaboradora  Géssica Mendes, Nutricionista e Influencer. Nesta oficina foram abordadas duas ferramentas da edição de fotos por meio do aplicativo: Canva e a edição de vídeo por meio do inshot.  A segunda oficina foi sobre  Educomunicação, com a  presença do colaborador Eduardo da Amazônia – Apoio da CNPC às Dioceses.   Na sua dinâmica foi ultilizado  momentos bem  participativos,   trazendo elementos da ação e da  missão da Pastoral da Criança.

O Coordenador Estadual do Ceará, Romildes Nascimento na sua fala final destacou para os participantes : “Este encontro é apenas o início! Esta comunicação não pode parar! O que vivenciamos durante o encontro servirá de fortalecimento para o agora e o pós pandemia. Precisamos reforçar nossa rede de comunicação e fazer o acompanhamento dos comunicadores para fazer chegar as informações até as bases!

A Equipe de organização avaliou o encontro junto com os participantes como uma iniciativa positiva e que precisamos dar continuidade para fortalecer a divulgação das ações da Pastoral da Criança.

Estes dois dias, foram organizados por Romildes Nascimento ( Coordenador Regional no Ceará), Ir Maria Liliane ( Diocese de Quixadá), Rosijania Ferreira ( Diocese do Crato) e Joao Batista Motta(Diocese do Tianguá).

Neste encontro teve o  envolvimento de todas as Dioceses do Ceará e como público prioritário a participação de lideres comunitários.

  • Ceará
  • Coordenação Estadual do Ceará
  • CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.