Leitura da Missa em memória do 2º ano de falecimento de Dra. Zilda em Garopaba/SC

“Amar é acolher, compreender, fazer o outro crescer”.

Celebramos neste dia 13 de janeiro, dois anos do falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann em Porto Príncipe, no Haiti.

Lá estava em missão, no encontro com religiosos para implantar a Pastoral da Criança, quando o templo foi abalado e ruiu com o terremoto.

Dra. Zilda Arns Neumann era médica pediatra e sanitarista, nascida em Santa Catarina na cidade de Forquilhinha, onde lá construiu o Centro de Treinamento da Pastoral da Criança – Casa Mãe Helena, e possui atualmente um memorial a disposição dos visitantes sobre sua história de vida.

Fundou a Pastoral da Criança em 1983 e foi coordenadora nacional e internacional. O seu exemplo de vida, trabalho humanitário e sua missão, foi sempre no propósito: “Para que todos as crianças tenham vida, vida em abundância”.

Em Garopada a Pastoral da Criança atua há 15 anos no trabalho voluntário desenvolvido nas comunidades. Construir para o desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno aos seis anos é missão da Pastoral da Criança.

Mas a preocupações de Dra. Zilda Arns Neumann se extendeu ao outro extremo, o “idoso”, quando em 2004 fundou também a Pastoral da Pessoa Idosa. Com o lema: “Ensinai-nos a bem contar os nossos anos, e dai ao nosso coração sabedoria.” Em Garopaba está sendo desenvolvido o trabalho com o Idoso desde maio de 2011.

Este trabalho voluntário é através da visita domiciliar ao Idosos, que não é ativo, pouco sai ou quase não sai de casa por motivo de doença ou se encontra acomodado. Levamos a este idoso um abraço fraterno, um sorriso, um conforto e a esperança.

Líderes da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, somos fortalecidos pela fé em Jesus que ilumina as nossas ações, incentivamos a saúde e a convivência fraterna. Somos abençoados pela dedicação voluntária que transforma as comunidades.

Elevamos nossas intenções e orações em memória da Dra. Zilda Arns Neumann. E ouçam estas palavras:

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao faze um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promoever o respeito a seus direitos e protegê-los.”

Este foi o praágrafo final da última palestra da Dra. Zilda no Haiti em 2010.

 

Mssa celebrada na Paróquia São João de Garopaba/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.