PASTORAL DA CRIANÇA E SENAR

Desde o ano de 2012 a Pastoral da Criança do município da Lapa – Paraná vem realizando cursos em parceria com o SENAR- para líderes e mães acompanhadas pela Pastoral. Nesta parceria também estão agricultores, sendo a maioria da agricultura familiar, de onde adquirimos os produtos necessários e também integrantes do Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde a Pastoral da Criança tem sua sala da coordenação para a formação contínua e a cozinha comunitária usada para as oficinas de alimentação.

No ano anterior aconteceram cursos sobre conservas, geléias, panificação, culinária básica, receitas aproveitadas para enriquecer o lanche das crianças no dia da celebração da vida. Esse ano o primeiro curso foi sobre a transformação da mandioca, produto bastante conhecido e produzido no município: desde o polvilho, a farinha de mandioca, o sonho, pão, tapioca e vaca atolada foram ensinadas ao grupo. As líderes que já participaram dos cursos relatam que em suas próprias famílias utilizam o que aprendem e partilham com as famílias acompanhadas pela Pastoral em sua comunidade. Algumas até aproveitam para reforçar o orçamento familiar fazendo e vendendo os pães alternativos que aprenderam a fazer..

O objetivo é contribuirmos para a melhoria da saúde das crianças, gestantes, pois desde as noções de higiene, preparo dos alimentos, medidas que evitam o desperdício são ensinadas em cada oficina. E com isso o lanche fica mais variado e gostoso atraindo as crianças e despertando nas mães o interesse pela culinária, utilizando o que podem plantar e produzir em seu quintal. Esse curso vem fortalecer a capacitação de hortas comunitárias da Pastoral da Criança. Os cursos geralmente são de dois dias, onde as participantes tomam café e almoçam consumindo pratos feitos por elas sobre a orientação da professora Joelma Kapp do SENAR. No final do curso os produtos são divididos em partes iguais entre as participantes para as mesmas levarem para suas famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.