Caruaru-PE sedia a Assembleia Estadual da Pastoral da Criança

“Fortalecimento da caminhada” foi o tema da Assembleia Estadual da Pastoral da Criança de Pernambuco aconteceu de 31 de maio e se estendeu até o dia 03 (hoje) de junho de 2012, no Centro Pastoral Dom Antonio Soares Costa, em Caruaru-PE.

Coordenadores diocesanos da Pastoral da Criança se reuniram com o objetivo de realizar a eleição da equipe econômica e avaliar o primeiro semestre de 2012, e planejar as atividades do segundo.

O evento contou com a participação do coordenador estadual Agenaldo Lessa, vice-coordenadora Socorro Aguiar e Josiane Evaristo, apoio no Estado de PE, pela Pastoral da Criança Nacional.

Momentos de espiritualidade, avaliação, planejamento, eleição, confraternização, oficinas de missão e gestão, além de momento cultural com visita à Vila do forró marcaram a assembleia.

A representante da Equipe Nacional Joseane Evaristo que esteve no Estado e visitou as dioceses de Afogados, Floresta, Petrolina e Nazaré da Mata, observou a queda dos números de crianças acompanhadas no Pernambuco, como, também é percebida em outros estados do Brasil.

Para o coordenador Estadual Agenaldo Lessa a Pastoral da Criança ressaltou a importância da estrutura e organização da Pastoral da Criança e disse que a cada ano, realiza duas importantes assembleias para avaliar as atividades realizadas pela Pastoral da Criança e que os encontros acontecem com o objetivo de fortalecer as ações, definir prioridades, refletir sobre a missão de lutar pela vida em abundância, principalmente para as crianças.

Segundo Lessa um fator causador da redução ao acompanhamento de crianças está relacionado à falta de voluntários para atender às famílias. “Precisamos de novos líderes que possam dar um pouco de si e de seu tempo para levar às pessoas necessitadas melhores condições de vida”, avaliou.

Já para Coordenadora Diocesana Cristina de Paula disse que se tem um grande número de voluntários engajados, mas é pequeno diante de nossa realidade. “Ainda existem muitas famílias que não são acompanhadas porque faltam líderes. Para ser voluntário basta procurar nas paróquias os coordenadores e manifestar o desejo de ser líder, oferecemos a formação necessária para a atuação do voluntário”, disse Paula.

Na Diocese de Caruaru, a Pastoral da Criança está presente nas 34 paróquias e áreas pastorais de abrangência diocesana e conta com a colaboração de 828 líderes, voluntários. Acompanha 5.287 crianças de 0 a 6 anos e 220 gestantes.

Charles Cavalcanti

Multiplicador da Ação Comunicação Popular

Assessor de Comunicação da Pastoral da Criança
DIOCESE DE CARUARU-PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.