Pastoral da Criança da Diocese de Picos Realiza Encontro

No dia 18 de junho 2012, a Pastoral da criança da Diocese de Picos, realizou um encontro com as coordenadoras de Ramo (Paróquias) para:

– Avaliar as atividades do primeiro semestre;

– Partilhar as conquistas realizadas;

– Programar atividade para o segundo semestre.

A reunião aconteceu na sede da Pastoral da Criança, sede. O  início se deu coma oração e um momento de dinâmica de entrosamento feito pela jovem noviça Calvariana Ana Lúcia, tendo como Tema: Lucidez da Missão.  Neste encontro se fizeram presentes 14 coordenadoras de Ramos (paróquias), a coordenadora estadual Jeane da Silva Nascimento e a coordenadora do setor (diocesana) Ir. Margarida.

Após a oração fizemos um momento de partilha das paróquias cada uma foi colocando as conquistas e os desafios do primeiro semestre. Como conquistas foram destacadas:

*  As capacitações de líderes acontecidas em Paulistana criando a pastoral da criança em outras comunidades;

*  Em São Francisco de Assis (Junco) novas capacitações e mais duas novas comunidade, outro ponto positivo foi a visita da coordenadora do setor com uma irmã Africana: Ir. Nathalie;

*   Em Santa Cruz do Piauí foram realizadas também novas capacitações e criado mais três comunidades, só faltam três comunidades para que a pastora da criança atinja os 100% das comunidades do município já são 34 com a presença da Pastoral. Foi realizada neste primeiro semestre, pelas líderes, uma arrecadação de alimentos para uma comunidade com dificuldade e com crianças desnutridas.

*  Em Pio IX novas capacitações e visita da coordenadora ás comunidades sem vida.

*  O Ramo Imaculado Coração de Maria (Santo Antônio de Lisboa) estão iniciando com três grupos.

*  São Cristóvão foi realizado novas capacitações de líderes e também capacitação para brinquedistas dos Ramos de São Cristóvão e Simões animando assim as celebrações da vida nestas comunidades.

*  E com grande alegria tivemos a retomada da comunidade do Ipiranga (Ramo Nossa Senhora da Conceição) com realização da capacitação de 20 líderes realizada no mês passado e que já começam as visitas e celebração da vida e enviam FABs.

Ø  Simões também está crescendo muito, o trabalho, já com 39 comunidades com a presença da pastoral da criança. Neste mês, a coordenadora do setor juntamente com a coordenadora de área visitou a comunidade de Caridade articulando algumas pessoas para a criação da pastoral ali naquela comunidade.

*  Em Fronteiras estão programando novas capacitações para líderes no segundo semestre.

Como desafios: poucos líderes e muitas comunidades sem a pastoral ainda, a grande dificuldade que tem encontrado para conseguir voluntários, pedem, portanto aos padres, para incentivar nas celebrações. Neste sentido está programado para o segundo semestre nas diversas áreas da diocese, algumas atividades para despertar, acordar a criação em novas comunidades.

Neste encontro também tivemos a presença de Dr. Krenedy, médico naturalista, com a proposta de um trabalho em parceria com a pastoral da criança indo nas comunidades, indo até as paróquias dando palestras e orientações sobre a alimentação saudável. A proposta foi acolhida por todas e já foi feito um calendário para o segundo semestre. Obrigada Dr. Kenedy pela sua iniciativa a pastoral agradece de coração.

A Pastoral da criança está aberta para acolher propostas de parceria e com certeza voluntários, pois a messe é grande e poucos os operários. A pastoral da criança se assumida como garra e determinação, poderá transformar comunidades, pois seu trabalho é com as crianças sim, mas com suas famílias, comunidades e a sociedade. Unamos forças!

 

Irmã Margarida

-Coordenadora do Setor 143-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.