Pastoral da Criança de Santa Rita do Pardo realiza Palestra

No dia 07 de julho, às 14h30, deu-se início à palestra com a participação de várias gestantes e uma delas acompanhada do esposo.

O primeiro momento do encontro se deu com a oração e apresentação dos participantes. A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Hellen, que abordou o tema “A Importância do Pré Natal e os Cuidados com Recém-Nascido”, explanando sobre o teste do dedinho, exames de sangue, urina e ultrassos, mudanças no corpo da mulher, cuidados pós partos, amamentação, importância do teste do pezinho e acompanhamento com pediatra.

Houve a participação dos presentes. Em seguida, foi servido o coffee break, organizado pela participante da Pastoral Familiar – Ivone Faustino e a líder da Pastoral da Criança – Sueli Castro.

A segunda palestra teve como tema “A Arte do Amor a partir do Ventre Materno”. Iniciou-se com uma dinâmica “Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores”.

No final do debate, todos partilharam seus sentimentos e reflexões. Esta dinâmica foi o ponto de partida para a palestra “As fases do desenvolvimento do ser humano e suas relações com a aprendizagem”.

Antes do encerramento do evento, foi feita a dinâmica de avaliação, quando puderam redigir a conclusão da palestra, apresentando um resultado satisfatório e com propostas para próximo.

As sugestões indicadas foram a realização de outras palestras após o nascimento. Fez parte ainda da programação um sorteio de dez presentes para os futuros bebês, mimos patrocinados pelos lojistas da cidade.

cada mãe foi contemplada com um presente. As gestantes receberam da Pastoral da Criança um folder com mensagem constando os 10 Mandamentos para a Paz na Família e Laços de Amor.

Comemoração

Em comemoração aos 25 anos de Pastoral da Criança em Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo em reconhecimento a este importante trabalho, realizou um evento com palestras dirigido às gestantes, com a participação da enfermeira Hellen de Campos Nadia e da Coordenadora de Área Psicopedagoga Nilcélia Suzi Campos Rocha, com o auxilio do Padre Antonio Barbiero.

A Pastoral da Criança no Mato Grosso do Sul teve início na Diocese de Coxim. Por solicitação de Dom Ângelo Domingos Salvador, Bispo prelado de Coxim convidou a Irmã Adiles Barcella, da Congregação das Irmãs Divina Providência, que se dispôs a dar início a esta Pastoral da Criança. No dia 28 de junho de 1987, foi oficializado e implantado a Pastoral da Criança, com a missa e quatorze líderes.

Assim a Pastoral da Criança foi implantada nas demais Dioceses do Estado, nos seguintes anos: Em 1989 foi iniciada na arquidiocese de Campo Grande e a diocese de Jardim, em 1990 na diocese de Dourados na Paróquia de Iviema, hoje pertence à diocese de Naviraí.

Em 1992 na diocese de Corumbá, e 1995 na diocese de Três Lagoas e em Santa Rita do Pardo iniciou-se com a capacitação realizada pela religiosa Irmã Silvana R. Almeida, da congregação das Servas Agostiniana de Paranaíba, a pedido do Padre Mauricio, no dia 28 de junho de 2003.

A Pastoral da Criança com coordenadores líderes e voluntários desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação. cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades.

As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Todo mês, líderes fazem visitas às crianças e às mães gestantes e suas famílias para viver uma vida saudável e cheia de esperança, pois este é o projeto de Jesus “para que todos tenham vida e Vida em abundância” (João 10, 10).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.