Líderes a porta voz desse trabalho dentro das Comunidades.

No dia 11 de agosto de 2012, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, ocorreu a Ação “Alimentação e Hortas Caseiras” desenvolvido pela Pastoral da Criança Setor Caxias do Sul, em parceria grupo de Empresários que se organizam para o evento “Homens na Cozinha”, juntamente com a Fundação Caxias.

A Iniciativa

A Ação “Alimentação e Hortas Caseiras” visa melhorar a qualidade nutricional de famílias vulneráveis socialmente. De acordo com a Pastoral da Criança, cada família desenvolve seu canteiro e mantêm uma alimentação mais saudável e adequada.

Anteriormente a Pastoral da Criança se preocupava com a desidratação e a desnutrição. Hoje, a preocupação é a obesidade. A ação visa também trabalhar a educação alimentar de forma a aproveitar tudo que o alimento oferece.

  “Nossa intenção é incentivar as famílias a cultivar, plantas frutíferas e hortaliças, visando melhorar o hábito alimentar e, a qualidade de vida”, destacou Cirlei Cardoso – Multiplicadora da Ação Alimentação e Hortas Caseiras.

Segundo Juliano Cechinato, Assessor de Impressa e Multiplicador da Ação Comunicação Popular, os líderes serão os multiplicadores dessa ação. “Selecionamos os líderes para ser a porta voz desse trabalho dentro das Comunidades”.

O Objetivo

É incentivar uma vida saudável através da alimentação. Capacitando líderes que acompanham as famílias para que após a preparação multipliquem o seu saber repassando as famílias seus conhecimentos. Desta forma estamos diretamente alcançando as crianças e famílias acompanhadas. Também com esta ação fortalecida, com as pessoas capacitadas possamos alavancar os acompanhamentos e ampliar o número de voluntários.

As capacitações ocorrem dentro da metodologia da Pastoral da Criança  

1º momento – A Sensibilização do Grupo, digamos que uma viagem a memória alimentar, que nos projeta a momentos anteriores, de nossa infância, enfim, o que aprendemos a comer. Como comíamos em nossa infância e o que comemos agora.

2º momento – A Parte prática, realizada na Cozinha Escola da Pastoral da Criança, onde apreendem como fazer e o que utilizar para uma refeição e vida mais saudável.

3º momento – A Horta Caseira, verificando onde podemos plantar e cultivar em nosso lar, as verduras, legumes, temperos, frutas. Como fazer? Como cuidar tudo sem agrotóxico? Este momento é realizado nas comunidades. Como plantar se não tenho terra em meu quintal? Dicas: Em garrafas pets, em calhas inutilizadas, em vasos, em garrafões…etc  

Depois de colhido os frutos da ação. Encontra-se a verdadeira “arte culinária” de transformação dos alimentos em pratos apetitosos e ricos em nutrientes para as famílias. Com os conhecimentos adquiridos e a importante missão de multiplicar novos Líderes, famílias e mães na ação Alimentação e Hortas Caseiras os participantes saíram com o compromisso de capacitar os responsáveis pelas crianças para levarem “vida em abundância” a todas elas.

 

Juliano Cechinato

Assessor de Impressa e Multiplicador da Ação Comunicação Popular

Pastoral da Criança Setor Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.