História da Comunidade Santa Maria Mãe dos Pobres, do Ramo Nossa Senhora do Rosário – Porto Velho

A comunidade Santa Maria Mãe dos Pobres, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário nasceu do desejo de Pe. Geraldo que visitando aquela invasão sentiu a necessidade de ali formar uma nova Comunidade. Na última semana de agosto de 2008, o Pe. Geraldo acompanhado, do Nenê, Irmã Cida e Irmã Vera ( Irmãs da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado) visitaram a maioria das casas, todas Protestantes, e já indo embora sem resultados, para sua surpresa viu numa casa , a casa da Dona Maria e o Sr. Antônio, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Aproximou-se bateu palmas, e a Dona Maria, muito receptiva mandou entrar, o Padre Geraldo consultou ao casal se podia fazer uma oração, consentiram e assim foi feita a primeira oração naquela residência, surgindo assim o primeiro sinal desta Comunidade. Em seguida o Pe Geraldo já acertou a celebração da primeira Missa naquela residência e colocou o nome de Santa Maria Mãe dos Pobres, em homenagem a Virgem dos pobres, que apareceu 07 vezes a menina Mariette, na cidade de Bannex, na Bélgica.

A Dona Maria, convidou as 06 residências Católicas e foi marcada a Primeira Celebração da Eucaristia solidificando assim a comunidade que surgia no dia 02 de setembro de 2008.

A partir daí a Comunidade foi entregue ao casal Campos e Graça, que chegara da Paraíba e se disponibilizara a coordena-la. Daí em diante as celebrações ficaram acontecendo todas as segundas-feiras; de início eram celebradas na frente das casas a céu aberto sob a beleza das estrelas. A primeira providência tomada na Comunidade foi preparar os pais e padrinhos para batizar todas as crianças, pois não eram batizadas e no dia 24 de maio de 2009 foram realizados todos os batizados. Em seguida fizemos a Catequese de adulto e no ano seguinte quatro jovenzinhos fizeram a Primeira Eucaristia: Elizabeth, Kleber, Aline e Amanda. Neste mesmo ano o casal Nazareno e Amanda fizeram o ECC ( Encontro de Casais com Cristo) e como fruto desse Encontro realizaram o seu casamento.

Em visita a nossa Comunidade, a convite do Pe. Geraldo, o Padre Vicenzo fundador da Comunidade Família Roseta nos fez uma doação em euros, e aquela quantia com a ajuda da nossa Paróquia, no dia 27 de julho de 2009 , compramos o terreno no qual tinha uma casinha de madeira, e lá começamos a fazer a catequese e nossas celebrações. Daí começou a construção da nossa atual capela e no dia 19/10/2009 foi celebrada a primeira Missa, Santificando este lugar.

Hoje temos um grupo de reflexão que participa todas as famílias, a catequese da primeira etapa e a catequese para preparação da Crisma no qual participa 07 crismando.

Este ano de 2011 fizemos a nossa primeira novena em homenagem a nossa Padroeira: a Santa Maria Mãe dos Pobres, que teve seu encerramento no dia 02 de março, coincidindo com a data do reconhecimento das aparições da Virgem dos Pobres, pela Igreja, em 02 de março de 1949, culminando com uma noite de festejo.

No dia 05 de setembro de 2011 inauguramos a nossa Capela com a entronização da nossa Padroeira Santa Maria Mãe dos pobres e uma Santa Missa concelebrada pelos Sacerdotes: Padre Geral, presidente da celebração, Padre Rui e o Neo-sacerdote Padre Ronny.

Estão sempre conosco nos apoiando: Padre Geraldo, Padre Rui, Padre Ronny e as Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, o casal Campos e Graça e os paroquianos, que por estas pessoas nos sentimos apoiados e reconhecidos como pessoa humana.

O nosso Ramo Nossa Senhora do Rosário, com a presença do Padre Ronny Santos de Abreu que que foi acompanhado pela a Pastoral da Criança, que sempre apoio e ensentivou a Pastoral da Criança veio celebrar a santa Missa no dia 18 de junho de 2012, onde deu-se abertura  e assinatura do livro Ouro da Pastoral da Criança na Comunidade Santa Maria Mãe dos Pobres, estavam presentes as Líderes, as famílias, as crianças, as formandas das Irmãs Sagrado Coração do verbo Encarnado  e também a Coordenadora de Setor Irmã Nair Candido.

Agradecemos a todos que coladoraram conosco. Muito obrigada ao Pe. Ronny, casal Campos e Graça, as famílias, pais e a equipe de apoio da comunidade .

Por tudo demos graças a Deus!!!!!

Colaboração: Dona Graça e Irmã Nair, Coordenadora de Setor de Porto Velho – RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.