Visita Missionária nas Paróquias do Setor Sul da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia/PI

No dia 30 de outubro de 2012, aconteceu uma visita missionária nas Paróquias pertencentes ao Setor Sul da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia/PI. Esta visita foi realizada pela Coordenadora do Setor Bom Jesus do Gurguéia (136) da Pastoral da Criança a Sra. Luiza Ribeiro, acompanhada pelas Missionárias Leigas presentes no Setor (136), a Sra. Zofia Kusy e a Srta. Daniele Orlovski, com o intuito primeiro de dialogar com os Sacerdotes presentes nestas Paróquias, assim como conversar com as Lideranças presente em cada uma, para uma maior sensibilização do trabalho solidário da Pastoral da Criança, e a necessidade da Comunidade Paroquial despertar para o cuidado de seu bem maior, que são as crianças e gestantes presentes nestas terras de missão.

As Paróquias visitadas foram: São Gonçalo do Piauí, onde já foi implantada a Pastoral da Criança, precisando, porém, de um momento de avaliação, celebração e motivação dos trabalhos realizados com dedicação pelas líderes da Pastoral da Criança. Durante a visita mantivemos um dialogo amigável e cordial com o Pe. Thailson  Guerra Dantas que atualmente é Pároco de São Gonçalo do Gurguéia. Foi exposto o resultado já alcançado com o empenho das líderes na execução do trabalho realizado na Paróquia. Ele mostrou-se muito empenhado em acompanhar a caminhada da Coordenadora Paroquial, assim como das Líderes presentes na sua Paróquia, e ficou acordado um Encontro de animação para as Líderes no próximo dia 10/11/12. Somos gratas ao Pe. Tailson pelo carinho que tem por seu rebanho e por empreender conosco esta caminhada em favor da vida e da esperança.

Na Comunidade de Corrente, visitamos e dialogamos com o Pe. José Carlos, Vigário Paroquial, que nos acolheu, ouviu-nos e mobilizou as lideranças da comunidade para que haja um reimplantar a Pastoral da Criança na Paróquia que sustenta o maior número de crianças pobres de toda a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. O trabalho de evangelização e acompanhamento realizado pelos Líderes da Pastoral da Criança encontra-se, totalmente desativado, por isso, necessita de um momento forte e profundo junto a Comunidade Paroquial para que haja o despertar para o cuidado com a vida das crianças presentes nesta Paroquial. Ficou acordado um momento em novembro próximo onde retornaremos a Paróquia para uma sensibilização e reativação deste Ramo sem sinal de Vida. Agradecemos ao Pe. José Carlos que nos recebeu e encaminhou os trabalhos durante nossa permanência na cidade.

Finalmente ao terminar nosso itinerário missionário, visitamos a Paróquia Santa Luzia de Sebastião Barros e que atualmente encontra-se desativada. O Pe. Wellington Freire Miranda, Pároco mobilizou um número expressivo de paroquianos que ao ouvir sobre o trabalho que os Líderes da Pastoral da Criança fazem em prol da vida e vida em abundância, aderirão ao convite do Mestre Jesus, para cuidar e salvaguardar a vida dos pequenos e pobres, preferidos de Cristo Jesus. Os trabalhos nesta Paróquia reiniciarão com a Capacitação de novos Líderes e atualização dos que já atuaram e retomarão os trabalhos. O desejo deste Sacerdote de garantir vida digna para as crianças e gestantes de sua Paróquia, edificou-nos e manter aceso em nós a paixão pela vida. Elevamos nossa gratidão a Deus por ter-nos permitido visitar estas Comunidades Paroquiais e por continuar despertando novas lideranças para cuidar da vida, endossando a grande rede da solidariedade que é a Pastoral da Criança.

Colaboração: Daniele Orlovski – Missionária da Pastoral da Criança no PI
Novembro/2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.