Assembleia Diocesana de Teresina – Piauí

Aconteceu nos dias 16, 17 e 18/11/2012 em Teresina a Assembleia da Pastoral Criança com a presença dos Coordenadores de Ramo e Área, com o tema: O VOLUNTARIADO JUNTO A PASTORAL DA CRIANÇA. Foi um momento privilegiado para retomar o chamado de Cristo para endossar a fileira de tantos homens e mulheres que doam sua vida em prol dos pequenos e pobres, além de ser sido um momento ímpar para avaliar, planejar e celebrar os trabalhos realizados por cada Ramo em suas respectivas comunidades.

Durante os trabalhos foi realizado uma Oficina de Formação Contínua Integrada com base nos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) e FABS, além de estudos de casos que facilitou a compreensão da aplicação dos mesmos na missão cotidiana do Líder, com o intuito de estar fortalecendo a correção das mesmas antes de serem enviadas para a Coordenação Nacional. OS Coordenadores tiveram a oportunidade de se inteirarem do SISTEMA DE informação da Pastoral da Criança, para que possam estar acompanhando de perto a digitação das FABS NO sistema.

Significativo foi a forma como Maria de Fátima, coordenadora de uma das Áreas conduziu o momento do planejamento, ela começou com a dinâmica intitulada: “O grande encontro das mãos” que tinha como principal objetivo fazer despertar em cada um a necessidade de estar em contato com o outro, além de importância do trabalho em equipe. Após este momento primeiro, os participantes foram divididos em áreas para a elaboração do planejamento do primeiro semestre de 2013. As Áreas e Ramos tentarão organizar seu planejamento enfocando as ações básicas, ou seja, Capacitação no Guia do Líder, para que posteriormente as demais ações possam ser organizadas e possam realizadas nos Ramos.

A Assembléia num todo, foi bastante positiva, conseguimos atingir os objetivos, além de ter incultido em cada Coordenador a necessidade de uma espiritualidade enraizada no próprio Cristo, e de fazermos aprte de uma Pastoral que não está alheia à Igreja, mas ser uma Pastoral em consonância com a mesma. As coordenações ficaram bastante motivadas com a presença do Pe. Gonçalo Teixeira Lima, referencial da Pastoral da Criança na arquidiocese de Teresina Ele agradeceu o trabalho já realizado por cada, além de pedir que cada um continue desempenhando com doação e dedicação sua missão.

Os participantes foram ainda agraciados com a participação da Coordenadora Estadual, Srta. Jeane Nascimento que fez-se presente animando-os na caminhada. Por tudo o que de bom foi acontecendo nesta Assembleia, louvamos e agradecemos a Deus e pedimos que seja Ele próprio a recompensa de cada um que coloca-se a serviço do Reino, ajudando assim construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Colaboração: DANIELE ORLOVSKI – Missionária da Pastoral da Criança no Piauí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.