Assembleia Estadual da Pastoral da Criança – Piauí

Aconteceu entre os dias 07 a 09/12 em Teresina a  Assembleia Estadual da Pastoral Criança com a presença dos Coordenadores de Setor, Comunicadores, Missionárias, Pe. referencial, Colaboradores  e convidados. Foi um momento privilegiado para refletir sobre a missão de cada um de nós junto à Pastoral da Criança, assim como, refletir sobre o chamado de Cristo para contribuir na construção do seu Reino, doando parte de nosso tempo e de nossas vidas em prol das crianças pobres, além de ser sido um momento singular para avaliar, planejar e celebrar os trabalhos realizados por cada Setor durante o decorrer deste ano.

O grupo viveu momentos fortes de reflexão sobre o ano da fé com o Diácono Permanente, Reis, que nos mostrou a importância de assumirmos como compromissos pessoal e comunitária a vivencia do ano da Fé, ajudando assim, cada participante adentrar no contexto proposto pelo Papa Bento XVI para bem vivenciarmos este ano temático, além de oferecer pista de ação e celebração deste ano nos nossos Setores. A Assembléia contou com a presença presente de Regina Reinaldin, Membro da Equipe de Capacitação  da Coordenação Nacional em Curitiba que de modo simples e e acessível o Plano de Capacitação elaborado para da Setor com base em alguns Indicadores da Pastoral da Criança, além de explicar o novo Projeto sobre Vigilância Nutricional que terá inicio no ano de 2013, em alguns setores do Brasil, e aqui no Piauí os Setores escolhidos para a implantação deste novo projeto são: Campo Maior ( Núcleo Norte) e Oeiras( Núcleo Sul). Durante os trabalhos foi realizado uma visita aos Sistema de Informação, bem como no Novo Sistema, para que os Coordenadores pudessem visualizar seu Setor em tempo real, foi um momento muito significativo, pois eles puderam expos suas dúvidas e dificuldades no envio das Fabs  para a Coordenação Nacional e a dificuldade que alguns Ramos possuem de terem suas Fabs digitadas.

Significativo foi a dinâmica utilizada por Rita Lemos, para avaliar o envolvimento pessoal de cada Coordenador de Setor, bem como de sua equipe de trabalho. A presença alegre e dinâmica de Andrea Lacerda, foi um momento singular para planejar a vida da Pastoral da Criança nos Setores, e cada Setor pode refletir sobre o Plano de Capacitação recebido da Coordenação Nacional, adaptando-o segundo a realidade local de cada um.

A Assembléia num todo, foi surpreedente pois conseguiu despertar nos participantes o desejo de ser fiel a missão que receberam do Mestre, além de ter reavivado em cada Coordenador a certeza que sua parcela é extremanente importante na construção da Pastoral da Criança no Piauí. Os participantes foram ainda agraciados com um jantar celebrativo na noite de sábado, que tinha como objetivo agradecer o que cada um já fez pela Pastoral da Criança, além de reafirmar que a mesma continua precisando de homens e mulheres corajosos para trabalhar na Messe do Senhor em cada canto do nosso querido Estado.

Os participantes foram ainda agraciados com a presença de alguns membros do Conselho Econômico, Pe. Referencial da Arquidiocese de THE, Missionárias, Amigos,  que juntos celebraram com os Coordenadores todas as conquistas alcançadas em 2012 no Piauí.

Por tudo o que de bom foi acontecendo nesta Assembleia, louvamos e agradecemos a Deus e pedimos que seja Ele próprio a recompensa de cada um que doa um pouco de si, para que o Reino seja de fato implantado em nosso Estado e pedimos que o Envio Missionário recebido por cada Coordenador de Setor, seja sinalizador do bem que conseguimos fazer, quando unimos nossas formas para proclamar com a vida e com obras que pertencemos ao Cristo Senhor.

Missionária Daniele Orlovski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.