Ceará tem nova coordenação estadual

Na quarta-feira, dia 13 de março, enquanto a imprensa anunciava a escolha e recebia o Papa Francisco, a Pastoral da Criança do Ceará despedia-se de Marister Guimarães, que nos últimos oito anos esteve à frente da Coordenação do Estado do Ceará, recebendo Rita Célia Rodrigues, que assume a missão dois anos depois de ter deixado o comando da Região Serra, na Arquidiocese de Fortaleza; naquele período o setor apresentava o melhor desempenho, entre as regiões arquidiocesanas.

Na despedida de Marister, Ana Ruth Góes, agradeceu sua dedicação, em nome da coordenação nacional; Marlúzia Pessoa testemunhou esta dedicação em nome das coordenações de todos os estados, relatando alguns eupódios que demonstram o compromisso; e as coordenadoras diocesanas do Ceará apresentavam seu carinho e demonstravam alegria quando vislumbravam a probabilidade de Marister assumir, já em abril, a coordenação arquidiocesana, em Fortaleza.

Conhecida nacionalmente pelas realizações do projeto Criança Viva, que implantou na Paróquia da Morada Nova, Diocese de Limoeiro, durante sua gestão como paroquial, Marister foi diocesana de Limoeiro, e na coordenação estadual enfrentou grandes desafios, como os dano ao teto da sede da pastoral, causados pelas chuvas de 2009; ela veio a abrigar-se na sede da Pastoral da Pessoa idosa e procedeu a recuperação do prédio, com apoio de doadores. Também adquiriu um veículo para a Pastoral, em 2010. Mas sua coordenação foi marcada principalmente pela presença efetiva junto às dioceses e paróquias.

Rita Célia Rodrigues, que assume o Estado do Ceará, tem 22 anos de experiencia na caminhadas da Pastoral da Criança e ao “receber o bastão” fez memória da Irmã Maria Metildes, primeira coordenadora estadual cearense e de Dom Plínio da Luz, atual bispo de Picos, o pároco que a recrutou para a liderança pastoral.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.