VIGILÂNCIA NUTRICIONAL

SETOR 92 – IV REGIÃO DA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

A coordenação nacional realizou nos dias 25 e 26 de maio, na Casa de Encontro Organização Fraternal São José, bairro de Roma, Salvador-BA, a capacitação de Vigilância Nutricional. A capacitação foi ministrada por Marcia Moscatelli de Almeida, Nutricionista da Equipe Técnica da Coordenação Nacional. Esse é um projeto piloto, que será iniciado na 2ª Região da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com o objetivo de preparar os líderes e pessoas capacitadas no Guia do Líder 2007 para orientar gestantes, mães e responsáveis sobre a prevenção da obesidade infantil.

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS): 6,6 % das crianças brasileiras menores de 5 anos apresentam excesso de peso, 4,2% a 6,8% das crianças de baixa renda apresentam excesso de peso. Segundo dados da Pastoral da Criança, informados pelas FABS: 1,1% das crianças, no segundo trimestre de 2010, apresentam sobrepeso ou obesidade.

A prevenção precoce da obesidade infantil começa durante a gestação e vai até os primeiros anos de vida da criança. Os dois primeiros anos de vida da criança são fundamentais para um bom crescimento e desenvolvimento e qualquer ocorrência nesse período é decisiva para a saúde.

De acordo com pesquisas realizadas ao longo das décadas de 70, 80, 90 e primeira década do ano 2000, está ocorrendo aumento das taxas de excesso de peso com o passar dos anos, situação que evidencia um grave problema para ser resolvido. No gráfico abaixo é possível perceber o aumento das taxas no decorrer das décadas em contraponto a diminuição das taxas de baixo peso na população brasileira acima de 20 anos (POF 2008-2009). Observa-se que entre os anos de 2008 e 2009 as taxas de excesso de peso atingem cerca de metade da população adulta tanto em homens como em mulheres.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.