Capacitação de capacitadores Comunicação popular e capacitadores em rádio

A Pastoral da Criança do Estado da Bahia realizou nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2013 a Capacitação para Capacitadores em Comunicação Popular e Capacitadores em Rádio, com o objetivo de fortalecer a comunicação das atividades desenvolvidas pela pastoral. Representantes das 22 dioceses do estado da Bahia estiveram presentes nesta capacitação que foi realizada na Casa de Encontro – Organização Fraternal São José, situada no Bairro da Boa Viagem, cidade de Salvador/BA.

Nos primeiros momentos da capacitação o comunicador responsável pela comunicação no estado da Bahia, Edson dos Santos de Jesus (Arquidiocese de Salvador/BA) fez uma saudosa acolhida a todos, seguida da apresentação de todos os participantes. Após foi exibido um vídeo sobre a Pastoral da Criança, que há três décadas põe em pratica as palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude” (João 10, 10). Com muita alegria e expectativa os participantes foram se entronizando na proposta da capacitação que objetivava capacitar lideranças no âmbito da comunicação popular e comunicação em rádio. Muita música e dinâmicas motivaram o encontro que foi animado pelos cantores Renato Santana da Silva (Arquidiocese de Salvador) e Zilda Botelho (Diocese de Teixeira de Freitas) autora de várias músicas da Pastoral da Criança. A capacitação de Comunicação em Rádio, foi ministrada por Roberta Machado da Rosa Ferreira (Equipe Nacional da Pastoral da Criança) e a capacitação em Comunicação Popular, foi ministrada por Nayane Silva Gonçalves (Diocese de Jequié/BA). Durante a capacitação foi apresentado para os participantes o novo layout do Site da Pastoral da Criança.

O após o término do primeiro dia os participantes foram divididos em quartos que levava o nome diversos temas: Quarto Esperança, Quarto Solidariedade, Quarto Serviço, Quarto Amor, Quarto Alegria, Quarto União, Quarto Caridade, Quarto Humildade e Quarto Felicidade. Cada quarto ficou responsável em assumir em cada dia da capacitação um momento de mística, espiritualidade e animação. Estes momentos foram realizados pela manhã, intervalos para lanche, tarde e noite.

No segundo dia do encontro foi marcado pela oração inicial na qual foi lida o texto Bíblico “Sal da Terra” (Mt 5, 13-16). O gesto marcante nesta oração inicial foi a passagem do prato com sal entre os participantes, que com o dedo tocava o sal e colocava-o na língua para sentir seu sabor. Após a oração inicial os participantes receberam os crachás e divididos em duas salas de acordo com a temática escolhida para a capacitação. Entre os assuntos abordados foram refletidos sobre o teatro na comunidade, diversos meios de comunicação, avisos na comunidade, como aproveitar melhor o tempo numa emissora de rádio, técnicas de dicção, técnicas de como fazer o programa Viva a Vida local, entre outros. Os participantes puderam vivenciar a arte teatral e de como fazer um programa de rádio, através de apresentações feitas  por eles mesmos.

As desenvolturas teatrais e os programas de rádios marcaram o encontro durante todo o dia. Na sala onde ocorria a comunicação popular, houve duas apresentações teatrais cômicas onde uma retratava um velório onde até o morto levantava, dando susto em todos e outra apresentada ao ar livre, falava de uma “SANTA” que se movia para reclamar de alguns meliantes que levaram os pertences de um bêbado.  Já na sala onde ocorria a Comunicação em Rádio os participantes divididos em quatro grupos gravaram e apresentaram programas de rádio para entender na prática como se faz este trabalho de produção e transmissão das informações por meio do rádio.

Já à noite a capacitação foi agraciada pelas apresentações teatrais, que desta vez trazia a reflexão das parábolas do Semeador e do Filho Pródigo, os participantes em comunicação popular deram um show de apresentação. Após as apresentações teatrais a noite ainda presenteada pela apresentação do Sarau da Onça, grupos de poetas do Bairro de Sussuarana, Salvador/BA que através da música e da poesia apresentam temáticas que nos leva a refletir mais profundamente sobre a questão da violência, da consciência negra, da periferia, drogas, questões raciais, entre outros assuntos. Os participantes da capacitação também demonstraram seus dotes artísticos através de historinhas e músicas. A cantora Zilda Botelho também abrilhantou a noite com uma música feita em homenagem a saudosa Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que faleceu no Haiti em janeiro de 2010.

No ultimo dia da capacitação foi marcada pela oração inicial que trazia uma belíssima reflexão sobre a Oração do Pai Nosso, seguida da divisão dos grupos por sala que trabalharam diversos assuntos. Como técnicas vocais, programas de rádio que trazia como tema a Vigilância Sanitária, entre outros. A capacitação foi encerrada com muita alegria, tendo também a presença do coordenador estadual Cosme Oliveira dos Santos que agradeceu a presença de todos e que os mesmo possam levar a voz da Pastoral da Criança as famílias e comunidades acompanhadas no estado da Bahia. Edson agradeceu também as coordenadoras diocesanas que enviaram seus representantes e que os comunicadores capacitados possam ser verdadeiros comunicadores da Pastoral da Criança, levando a voz da pastoral a todos os cantos e formando assim a belíssima Rede de Comunicadores no Estado da Bahia.

Colaboradores: Reginalda Alves, Camila Abraão, Celso Nepomuceno, Raimunda Aparecida, Renato Santana, Rosânia Ornelas e Tatiane Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.