HOMENAGEM AO BISPO EMÉRITO

Neste dia em que nos reunimos festivamente para celebrar vitórias e conquistas alcançadas pelas atividades realizadas durante o ano findo queremos prestar uma singela homenagem a quem nos deu o exemplo vivo de amor ao próximo, dando-nos também a oportunidade de participar desse projeto, em defesa da vida e da esperança.

Falamos, de D. EDUARDO MILED KOAIK, responsável pela implanta-ção da Pastoral da Criança e demais atividades sociais, na Diocese de Piracicaba, através da Pasca, Pastoral do Serviço da Caridade.


Nascido em Manaus, estado do Amazonas em 21 de agosto de 1926, filho de Miled José Koaik e Helena Elias koaik, foi ordenado sacerdote em 8 de abril de 1.950 em Roma, sendo em 22 de outubro de 1973, nomeado Bispo de Noba e Bispo-auxiliar do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI, tendo adotado nessa oportunidade, o lema “ Construir na Caridade”.


Em 6 de janeiro de 1974, foi ordenado Bispo pelo Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales, arcebispo do Rio de Janeiro, tendo em 07 de dezembro de 1.979, sido transferido para Piracicaba-SP., tomando posse como Bispo Coadjutor de D. Aniger de Maria Melillo, e em 11 de janeiro de 1.984 após renúncia de D. Aniger, tornou-se terceiro Bispo da Diocese de Piracicaba.


D. Eduardo, fez de seu lema “Construir na Caridade” seu pleno ideal de vida, sempre agindo em defesa dos mais necessitados. Procurou dar a eles o sentido de dignidade e respeito, através dos projetos sociais idealizados por ele e implantados na Diocese. Seu apoio foi constante, a Pastoral da Criança, e a PASCA, em seus trabalhos de atenção aos menores e as famílias. Soube também reconhecer e elo- giar os esforços de todos os que com ele assumiram a responsabilidade de tornar esses trabalhos uma realidade.


D. Eduardo, deixou para nós um legado de bons exemplos. Viveu sua fé sem medidas. Carregou sua cruz com coragem diante de Deus e diante dos homens. Combateu o bom combate e hoje descansa jun- to a Ele, intercedendo por nós e por nossas famílias.


Obrigado D. Eduardo por ter nos confiado tão importante missão em nossa Diocese em defesa da Vida e da Esperança, obrigado por sempre nos ter alimentado com suas palavras de amor e de paz, por seu carinho para com todos indistintamente. O senhor partiu para uma nova vida, mas sabemos que jamais nos esquecerá, pois seu amor para com esta Diocese foi tão grande, a ponto de permitir que seu corpo aqui viesse a repousar para sempre.

Descance em Paz Dom Eduardo!

Por todas as líderes de nossa Diocese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.