Pastoral da Criança na Bahia completa 25 anos de ações em defesa da vida!

A Pastoral da Criança – organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bisposavera25anos1 do Brasil (CNBB) comemorou no dia 3 de dezembro de 2011, os 25 anos de organização e ações voltadas em defesa da vida para o atendimento a crianças, gestantes e comunidades com um Encontro no Parque da Cidade com apresentações dos trabalhos realizados na Bahia ao longo desse tempo que se encerrou com uma grande celebração.

O Evento teve o objetivo de reunir todas as organizações da Pastoral da capital e do interior.

De acordo com o coordenador Estadual, Cosme Oliveira dos Santos “a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, a religiosa Vera Lucia Altoé e dos líderes comunitárias e famílias acompanhadas de todas as dioceses baianas foram de muito incentivo e esperança., como, também, a participação de diversos líderes religiosos, políticos, empresários e artistas.”

Segundo Cosme Santos, esses vinte e cincos anos de ativa participação na luta pela saúde das crianças na Bahia renderam a Pastoral o reconhecimento por toda a sociedade baiana. Com objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

“A Pastoral da Criança espalhou-se por toda a Bahia. Hoje, a rede de solidariedade conta com aproximadamente 260 mil voluntários que realizam atendimento as crianças, famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.”

O método de trabalho da Pastoral da Criança está atenta aos índices de desigualdade social presente no estado da Bahia, e ao número de mortalidade infantil e lança-se na luta pelo enfrentamento das precárias condições sanitárias das comunidades pobres.

O coordenador explica que “a transformação social e pessoal consiste na organização comunitária e capacitação de lideranças locais para o acompanhamento a crianças e familiares residentes em comunidades com pouca infra-estrutura. Após a capacitação, cada voluntário acompanha de dez a quinze crianças com ações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania que visam fortalecer a capacidade pessoal e social.”

O instrumento de identificação e capacitação de lideranças tem função primordial nas ações da Pastoral da Criança no enfrentamento da pobreza e mortalidade infantil. Com o método de trabalhar com a prevenção, o acesso a informação é ferramenta essencial, usada para o cuidado com as parturientes e zelos com os filhos nos aspectos da pesagem correta, vacinação, nutrição entre outros.

Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde pode ser solucionada na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identificar as doenças e a procurar os recursos o mais cedo possível.

Para tanto, a educação para a saúde é essencial, pois torna o indivíduo ator dos cuidados com a sua própria vida, consequentemente melhorando a saúde de sua família e de sua comunidade. “As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança.” Explica Cosme

Com uma metodologia simples e prática Cosme e a sua equipe festejam os resultados obtidos  em toda Bahia no semestre de 2011 de acordo os dados  das FABS (Folhas de Acompanhamento das Ações Básica), digitadas entre 12/01/2011 e 10/08/2011, em que a atuação da Pastoral da Criança no Brasil e na Bahia no acompanhamento a crianças, gestantes e comunidade de janeiro a agosto de 2011, os índices de crianças menores de 6 anos acompanhadas no Brasil é de 1.458.626 e na Bahia é  de 156.156 com um total de voluntários no Brasil 223.055 e na Bahia 23.847, além disso para a divulgação das ações existe no Brasil 1.302 Emissoras de Rádio com Programa “Viva a Vida” da Pastoral da Criança e  e na Bahia, em  148 emissoras de rádio estamos veiculando o programa para divulgar informação, formação e vida.

Jonildo Glória

Jornalista

Multiplicador d Ação Comunicação Popular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.