Jornal 187 – São Felix do Araguaia • Mato Grosso – Comunidade Karajá

A Pastoral da Criança atravessa o velho Rio Araguaia e chega até a Ilha do Bananal, Comunidade Karajá, Aldeia Macauba, Povo Iny~. Há 3 anos, Keila Oliveira de Souza,  como Coordenadora de Ramo, iniciou a sensibilização, período em que foi sendo apresentado para a comunidade o trabalho da Pastoral da Criança. A comunidade, aos poucos, foi conhecendo as ferramentas, a metodologia e a mística da Pastoral da Criança, e logo surgiu o primeiro voluntário Karajá. Num segundo momento, Guadalupe Dalia Días Lemus, capacitadora, juntamente com Hildinha Dias da Silveira, líder, iniciou a capacitação de Urania Karajá.


Em seguida, Urania realizou o cadastro das crianças e gestantes e iniciou as visitas domiciliares, a Celebração da Vida e a Reunião de Reflexão e Avaliação, juntamente com Hildinha.

jornal187-saofelix_mt_cuminidadekaraja_187

Ivanete Rimoldi, coordenadora do Setor São Felix do Araguaia, ao visitar a aldeia Macauba, percebeu e destaca: “Que a comunidade Karajá, da aldeia Macauba, acolheu e está contente com o trabalho da Pastoral da Criança realizado por Urania Karaja, que já conta com um ajudante Warumani Karaja, que vem sendo capacitado. Percebe e sente que a comunidade Macauba tem a criança como o centro da vida é sagrada. Todo o cuidado e atenção estão voltados para a criança, a qual vive tranquila. Nos fortalece e anima perceber e ouvir dos Karajas que o trabalho da Pastoral da Criança é bom para a comunidade. Por isso, o acolheram, e eles mesmo o estão assumindo com alegria”.

Colaboração: Irmã Ivanete Rimoldi • Coordenadora de setor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.