Jornal 190 – Ideias Criativas • Biblioteca

A Pastoral da Criança, da Paróquia Santa Bertila, Setor Curitiba, promove o incentivo à leitura através da criação de uma biblioteca. A líder da Pastoral da Criança, Rosária Maria Carvalho de Medeiros, apresentou a ideia e todos a aceitaram. Assim surgiu a Biblioteca  “Leitura para Todos”. O funcionamento é inusitado. Como a biblioteca está instalada na Associação Viver Mais, os livros para empréstimos nas reuniões mensais chegam ao Salão Paroquial sempre em caixas que Rosária transporta em seu carro. Os livros ocupam o banco traseiro e todo o porta-malas.


Classificados pelo conteúdo (infantis, juvenis, bíblicos, cidadania, poesia, romances etc.), os livros são expostos em um balcão e atraem o público que vem devolver e levar novas leituras. A ideia de criar uma biblioteca e oferecer a oportunidade de leitura às famílias da paróquia surgiu em 2006. A inspiração veio do Caderno do Líder, nas questões relacionadas aos Indicadores de Oportunidades e Conquistas. “Quando perguntava às mães se costumavam ler para os filhos, muitas respondiam que não tinham livros, não podiam comprar e outras alegavam que não sabiam ler”, conta Rosária. “Constatei que as famílias não tinham acesso aos livros”.

 

Nas reuniões,  Rosária orienta sobre os conteúdos dos livros e sempre tem bons argumentos para motivar as mães a lerem para seus filhos. “Explico que é muito importante  terem aquele momento lúdico, de sentar com as crianças e ler ou contar estórias e como faz bem à formação delas, despertando-as para a leitura, o conhecimento e amor aos livros, até quanto ao manuseio, conscientizando sobre o cuidado para que outros também tenham a oportunidade da leitura”, diz ela, ao lembrar que as melhores lembranças de sua infância são aquelas de sua mãe cantando ou contando estórias para ela e os irmãos. Com campanha nas missas e doações dos livros, a Biblioteca “Leitura para Todos” foi sendo organizada por Rosária inicialmente em sua casa. Até comprou uma prateleira de aço para melhor acomodar os volumes. Há três anos, tem apoio da  Associação Viver  Mais que abriga todo o acervo em sua sede.

 

Colaboração: Assessoria de Comunicação • Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.