Jornal 192 – Caxias • Rio Grande do Sul – Missão

A Pastoral da Criança da Diocese de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, realizou nos dias 27 a 29 de julho de 2012, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, um encontro com a finalidade de fortalecer a Missão do Líder Comunitário. Sua ação é ao mesmo tempo, missionária e profética, é a verdadeira imagem de fé, da esperança e da mística cristã. Estiveram presentes Coordenadores de Área, Ramo, Multiplicadores, Capacitadores, Articuladores, Coordenação e equipe de Setor.


 

 

O Encontro teve momentos fortes de Oração, Espiritualidade, Formação, a Auto-Estima, destacando a confiança em nossa capacidade de Ser e Agir diante das outras pessoas e do mundo. O cuidar do coração, para que pronunciemos sempre mais palavras de alegria, de paz, de estímulo às nossas famílias, também foi mencionado. Trabalhamos também sobre a Reunião de Reflexão e Avaliação.

Após preparação, a equipe dirigiu-se à Comunidade do Fátima Baixa, Ramo Divino Espírito Santo, com a finalidade de divulgar e fortalecer o trabalho da Pastoral na Comunidade. A expectativa da equipe era em atingir o propósito de visitas às famílias locais e resgatar algumas líderes que haviam se afastado. Foram visitadas 76 famílias, onde foi elaborado um levantamento de 62 crianças entre 0 a 6 anos incompletos e 1 gestante.

Em seguida, as famílias que aceitaram o convite foram recebidas no Salão da Comunidade com muita alegria. Neste momento, foram divididos em grupos:

Os pais assistiam o vídeo “Festa da Vida”. Após foi realizado uma conversa de apresentação da Pastoral da Criança, resgatando lideranças e famílias que haviam se afastado na comunidade, sendo uma das grandes conquistas do grupo.

Com as crianças, a equipe desenvolveu atividades de brincadeiras, cartazes e apresentação da música “O meu pai é alto, minha mãe baixinha, meu avô escurinho, minha vó clarinha, meu irmão gordinho, minha irmã magrinha, misturando tudo isso nasceu esta belezinha…”

Satisfeitos, animados e valorizados todos avaliaram que há necessidade da realização da Missão em diversos ramos da Diocese buscando o fortalecimento da equipe e ampliação dos acompanhamentos através da conquista de mais voluntários.

 

Colaboração: Juliano Cechinato • Assessor de Imprensa e Multiplicador da Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança – Diocese de Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.