Jornal 195 – Jataí • Goiás – Histórico

jornal 195 jatai_go_historico_195-1A Pastoral da Criança foi implantada nesta Diocese no final de 1987. As iniciadoras foram um grupo de mulheres, lideradas por Grace Ann Cóscia, irmã de Dom Benedito Domingos Cóscia, bispo na época. As primeiras atividades realizadas foram as visitas às famílias, ensinando como fazer o soro caseiro, alimentação mais nutritiva, hábitos de higiene, a pesagem das crianças, e só depois veio a formação e capacitação.

 


Hoje, a Pastoral da Criança está em 17 municípios (71%); 22 paróquias (76%); acompanhando 5.033 crianças pobres (23%); e uma média de 311 gestantes. Ao longo dos anos, ela foi pão partilhado e compartilhado, testemunho, dedicação de muitas pessoas simples que atuam com o sentimento do amor cristão, servindo a Deus no mais pobre.

Atualmente, tem paróquia que parece enfraquecida, inerte, mantendo a pouca chama que ainda arde. Outras estão ressurgindo com força e dinamismo. O futuro vai depender de nossa consciência, testemunho, dedicação de líderes, coordenadores, integrantes do clero, dos religiosos, que farão com que a Pastoral da Criança nesta realidade, vá encantando outras pessoas que vão se descobrindo chamadas a fazer parte deste grande mutirão em favor da vida.

 

Colaboração: Irmã Seli Rico • Coordenadora do Setor Jataí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.