Jornal 199 – Santarém • Pará – Todos somos chamados

A missão da Pastoral da Criança está fundamentada no convite dos jesuítas, discípulos: vinde, vede e ide.

Saiba Mais sobre o Guia do Líder

VINDE – É ter coragem de pegar a barca, e contemplar Deus na imensidade majestosa do rio Amazonas e Tapajós, o encontro dos dois é fruto da singeleza de muitas águas, que tiveram a coragem de doar-se, sair de si para percorrer grandes distâncias, abrir grandes caminhos, saltar cachoeiras, enfrentar as enchentes e a estiagem.


Assim é a missão do líder da Pastoral da Criança na Amazônia. Eles todos os meses vão ao encontro das famílias, das gestantes e das crianças, enfrentam muitas dificuldades, pois as distâncias são enormes, os transportes e as estradas praticamente não existem. Todos, aos poucos, vão entendendo que as visitas são o coração da missão do líder, pois elas nos possibilitam o encontro, a troca de experiências, a partilha e o diálogo. É um ensinar e um aprender juntos. As visitas às comunidades nos ajudam a superar os obstáculos, os medos e a realizar bem a nossa missão como líderes, dando o melhor de nós.

VEDE – É fazer a experiência de Jesus no encontro com as famílias que são acompanhadas pela Pastoral da Criança. Cada capacitação, Roda de Conversa, Reunião de Avaliação e Reflexão, Celebração da Vida, FABS, prestação de contas, leitura do jornal, é como o encontro das águas: cada um procurando doar-se para somar no grande rio da missão que nos ajuda a superar os desafios amazônicos. Quando estudava biologia, escutei o meu professor dizer a seguinte frase: “Se as águas não se encontram, não tem força, não tem vida, apodrecem e morrem.” Assim será a nossa missão quando deixarmos de visitar, de rezar e de acompanhar o desenvolvimento das ações da Pastoral, lá na comunidade, nos ramos, nas áreas e na diocese.

IDE – A missão como líder da Pastoral é de sair e buscar novos líderes, novas famílias, novos apoios, é preparar outras pessoas para que a missão não pare em nós. É ter liberdade para anunciar a missão que Deus nos confiou.

Colaboração: Irmã Maria das Graças, ISJ e Equipe de Setor.

jornal-199-santarem-pa-15 jornal-199-santarem-pa-14 jornal-199-santarem-pa-13 jornal-199-santarem-pa-12 jornal-199-santarem-pa-11 jornal-199-santarem-pa-10 jornal-199-santarem-pa-9 jornal-199-santarem-pa-8 jornal-199-santarem-pa-7 jornal-199-santarem-pa-6 jornal-199-santarem-pa-5 jornal-199-santarem-pa-4 jornal-199-santarem-pa-3 jornal-199-santarem-pa-1 jornal-199-santarem-pa-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.