Arquivos mensais: outubro 2010

Festa das Criança na Prelazia de Coari-AM

A comunida São João Batista e São Pedro, no bairro da correnteza, municipio de ManacapuruAM, realizaram a Celebração da Vida, aproveitando para fazer a festa para as crianças com brincadeiras e brinquedos para as mesmas, além de um divertido palhaço que é líder da Pastoral da Criança. Esteviveram presentes a coordenadora de Ramo Maria do Perpétuo Socorro Costa e do comunicador de Rádio Marcos Antonio. Foi uma Belíssima festa.Quero parabenizar a todos os líderes da comunidade e a Rosires cordenadora da Pastoral da Criança na comunidade e as pessoas que contribuiram.VIVA AS CRIANÇAS!

Marco Antônio Ferreira da Silva

Comunicador de Rádio da Pastoral da Criança

Assembleia Eletiva do Setor Diamantina-MG

O Setor Diamantina-MG da Pastoral da Criança realizou Assembleia Eletiva para a escolha da nova coordenadora arquidiocesana. Os trabalhos aconteceram na cidade de Felixlêndia-MG. Contou com a presença da coordenadora estadual Conceição Vilela e diversos coordenadores que atuam no território arquidiocesano. Contamos também com a presença de Carmem Lúcia.

Vaneide Neves Prado Cardoso

Líder da Pastoral da Criança de Iraporan-MG.

Sorriso de Criança

A poesia “Sorriso de Criança” é da líder e coordenadora da Paróquia Menino Deus em Botucatu-SP Neusa Aparecida Fernandes de Campos que se alegra em apresentar para o Brasil inteiro o sorriso da menina Ana Clara de Oliveira estampado na foto. Uma das crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança desde o ventre materno na Comunidade Bairro Alto na cidade de Botucatu-SP. Hoje aos três anos de idade a pequena Ana Clara continua a fazer parte da Pastoral da Criança. A menina Clara mora com a avó materna, a mãe e dois tios. A foto foi tirada no ultimo dia 2 de outubro de 2010, na ocasião da Celebração da Vida e Festa das Crianças.

“Como é lindo e cheio de esperança um sorriso de uma pobre criança. Vendo que um simples sorriso nos enche de vontade de mudar o mundo! A riqueza maior está na simplicidade”, expressa a líder Neusa Aparecida.

 

criancabotucatu

 

Sorriso de criança

 

O sorriso de uma criança

Nutre a alma Abrilhanta o caminho.

O sorriso engrandece-nos.

Faz-nos entender razões

Para perseverar na vida

O sorriso de uma criança,

É límpido, inocente, sem malícia

E sem maldade.

Fazendo brotar no coração adulto

A esperança de um mundo muito melhor.

Perante o sorriso sincero de uma criança

Somos renovados e fortalecidos.

É feliz quem tem o privilégio de se deparar

Com o sorriso de uma criançinha!

Como ficar indiferente ao sorriso de uma criança?

Pois a criança é o próprio Jesus.

Que sejam felizes todas as crianças….

 

Neusa Aparecida Fernandes de Campos

Líder da Pastoral da Criança

Comunidade Bairro Alto – Botucatu-SP.

 

NB: A líder Neusa Aparecida tem autorização da avó para publicação da foto e informações da criança Ana Clara publicada nesse site.

Capacitação em Comunicação Popular acontece no MT para Multiplicadores e Capacitadores no Setor Barra do Garças-MT

aguaboa6Aconteceu no Mato Grosso na cidade de Água Boa no Setor Barra do Garças de 15 a 17 de outubro de 2010, a Capacitação na Ação Comunicação Popular para Capacitadores e Multiplicadores no Estado. A Irmã e jornalista Núbia Silva coordenadora Nacional da Ação capacitou 15 pessoas entre líderes, apoios, coordenadoras de Áreas, de Comunidades e de Setor  que vieram dos municípios de Cocalinho, Canarana e Água Boa.

Durante o evento foram desenvolvidas diversas atividades dinâmicas com o objetivo de preparar bem os capacitadores através das danças, mímicas, movimentos corporais e exercícios de criatividade para que possam preparar os comunicadores populares em suas comunidades.aguaboa3

No final da capacitação os participantes produziram um Teatro sobre a Hanseníase para alertar o alto índice da doença que só no município de Água Boa-MT existe quarenta casos notificados. Também foi produzido um Jornal Mural com o tema da campanha contra a morte súbita de bebês para informar a jeito correto da criança dormir, que deve ser de barriga para cima. E a produção dessa notícia para apresentar na Rádio Interativa e na Missa do Domingo na Paróquia de Nossa Sra. Aparecida de Água Boa-MT, para toda a comunidade como resultado de nossos trabalhos na capacitação.

 

Fabiane Ferreira de Canarana-MT.

Raimunda Pereira da Silva Theobald e Lucia Schuster de Água Boa-MT

 

aguaboa

aguaboa1

 

aguaboa4 aguaboa5

 

aguaboa8 aguaboa9

 

aguaboa15 aguaboa11

 

aguaboa10 aguaboa2

Pastoral da Criança no Dia Mundial de Lavar as Mãos em parceria com a Lifebuoy

lavarmaos1O Dia Mundial de Lavar as Mãos, hoje 15 de outubro de 2010 faz parte de mais uma campanha no combate e prevenção de doenças que a Pastoral da Criança se empenha para divulgar em suas 43 mil comunidades pobres e carentes do Brasil.

Em parceria com a marca de sabonete antibacteriano Lifebuoy está sendo divulgado o gesto simples de lavar as mãos. O peso. A Roda de Conversa. O brincar. O celebrar! Agora o lavar as mãos na celebração da Vida! Habito de higiene que a Pastoral da Criança que se preocupa antes do lanche na Festa da Vida.

Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos já é um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. No Brasil está sendo comemorado pela primeira vez este ano.  Trata-se de uma iniciativa do sabonete Lifebuoy, que tem como missão social promover o hábito de lavar as mãos, ajudando, assim, a melhorar os hábitos de higiene da população e a prevenir doenças  na  parceria firmada com a Pastoral da Criança nesta divulgação.

lavarmaos4

Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)

Ação Comunicação Popular

 

lavarmaos2

Religiosas criam banheiro ecológico

O banheiro ecológico que faz parte de uma experiência piloto realizada na comunidade Boa Esperança – Rodovia Santarém-Curuá-Una, na rua das Flores, ao lado da casa das irmãs de São José em Santarém-PA foi  inaugurado no dia 2 de outubro de 2010.

 O banheiro foi produzido com duas mil garrafas pet pelas religiosas da Congregação das Irmãs de São José em parceria com os comunitários. Além do banheiro, foi produzida ainda a torre da caixa d’água e um sistema de reaproveitamento da água de chuveiro e de pia.

 Segundo Irmã Maria Graça a idéia é levar a experiência a outras comunidades e incentivar a preservação do meio ambiente, reutilizando as garrafas pet, que segundo os estudiosos, é um dos plásticos que mais demora em se decompor. Boa iniciativa!

Contato: Irmã Maria Graça (91)3588-1270.

 

PASCOM

Diocese de Santarém-PA.

 

A Comunidade Frutal do Campo em Assis-SP na Festa da Vida.

assis

Líderes e mães da Pastoral da Criança da comunidade Frutal do Campo que pertence a Paróquia Nossa Sra. das Dores na diocese de Assis-SP realizou esse final de semana a celebração da Vida comemorando o aniversário da criançada . Foi um dia especial! Sou muito feliz em fazer parte da família da Pastoral da Criança e sobretudo na festa da vida que celebramos todos os meses com muita alegria e entusiasmo com as crianças de nossa comunidade. Todos os líderes, apoios e mães se esforçam com amor e dedicação a esse trabalho maravilhoso. Obrigada!

Cleonice Bastitella

Coordenadora da Comunidade Frutal do Campo.

assis2

PASTORAL DA CRIANÇA DE BREU BRANCO-PA

PASTORAL DA CRIANÇA.

Pastoral da Criança de Breu Branco-PA é uma rede de solidariedade formada por mais de 70 pessoas capacitadas, trabalhando voluntariamente no combate à desnutrição e à mortalidade infantil e colaborando para a melhoria da qualidade de vida das crianças breuense.

Especificando mais, podemos dizer que é um serviço de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Breu BRanco contamos com o apoio do Padre Joaquim Bonifacio nosso Paroco e do Conselho de Pastoral de Nossa Paroquia São Sebastião, que acompanha gestantes e crianças em bairros e vilas e vicinais e margens de rios vivendo na pobreza e miséria, independente de cor, raça, crença religiosa ou política

A QUEM ATENDEMOS

No ano de 2010, estamos acompanhando aproximadamente 395 famílias, 23 gestantes e 530 crianças pobres menores de seis anos de idade, de 12 comunidades do município de Breu Branco que segundo o IBGE chegam a 3.887 crianças em situação de risco.

DE QUE FORMA

A Pastoral da Criança desenvolve uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança.

Os familiares das crianças acompanhadas, especialmente as mães, aprendem a valorizar e a trabalhar com vigilância nutricional, a identificar problemas de desnutrição, fortalecer o aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças respiratórias e diarréia, uso do soro caseiro, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos, e outras ações que propiciam condições saudáveis para o desenvolvimento da criança. Como podemos perceber, a Pastoral da Criança desenvolve ações simples, baratas e que podem ser repassadas com facilidade.

Os líderes orientam as mães, gestantes e as famílias sobre como cuidar bem da criança, com técnicas acessíveis de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, além de estimular os laços familiares e comunitários.

As principais atividades dos líderes são:

Visitas mensais às famílias acompanhadas;
• Dia da Celebração da Vida, dia do mês em que líderes e mães se reúnem para pesar as crianças e celebrar as conquistas; e
• Reuniões Mensais de Reflexão e Avaliação entre os líderes, para a troca de experiências e avaliação do trabalho.

 

RESULTADOS DOS ALCANÇADOS

Segundo o IBGE, a mortalidade infantil no País em 2002 foi de 28 mortes no primeiro ano de vida para cada mil crianças nascidas vivas. Nos locais de atuação da Pastoral da Criança, a mortalidade é de 15 óbitos no primeiro ano de vida.

Um aspecto significativo é que a Pastoral da Criança atua exclusivamente em bolsões de grande pobreza, onde a média de mortalidade infantil costuma ser até o dobro da taxa nacional. Entre outras conquistas, também está a redução da desnutrição a 5% entre as mais de 1,8 milhão de crianças acompanhadas em todo o Brasil

 

PROJETOS COMPLEMENTARES

A melhoria da situação de vida das crianças depende também de outros fatores. Por isso, além dos trabalhos já citados, a Pastoral da Criança ainda participa de outras instancias:

Conselho de Saúde:

Dona Lurdes

Conselho Tutelar:

Maria Celeste

Maria da Penha

Conselho Municipal da Criança e Adolescentes.

Maria da Conceição(Pirrita)

Roberto dos Santos Alves (pela Paroquia)

Conselho Municipal de Assistência

Roberto dos Santos Alves( pela Paróquia)  

Há ainda outros programas complementares

v  BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

v  HIGIENE E SAÚDE BUCAL

v  CONTROLE DE HANSENIASE

v  SEGURANÇA ALIMENTAR E HORTAS CASEIRAS

v  PREVENÇÃO E COMBATE A ACIDENTES DOMÉSTICOS

v  PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EXPLORAÇÃO   SEXUAL

v   ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO AS DOENÇAS DE ORIGEM   NA AGUA( ORIENTAÇÃO DESINFECÇÃO SOLAR.

CADA COMUNIDADE TEM A SUA COORDENAÇÃO.
TEMOS A COORDENAÇÃO DE RAMO:
1ª COORDENADORA E FUNDADORA
LUCIENE FORNACIARI( LU)

2ª CORDENADORA
CLARA ELISABETH R. OLIVEIRA
3ª COORDENADORA
MARIA DA CONCEIÇÃO (PERRITA)
4º COORDENADOR
ROBERTO ALVES
COORDENADORA PRELATICIA
IRMÃ BENEDITA
CORDENADORA ESTADUAL
IRMÃ VENERANDA
COORDENADORA NACIONAL
IRMÃ VERA ALTOÉ
COORDENADOR INTERNACIONAL
NELSON ARNS

Cada Lider Pastoral da Criança vem como profeta e a serviço da vida cumprir a vontade de Jesus de querer que todos Tenham vida e tenha em abundancia. Jo 10,10 e fazer cumprir Constituição Federal de 1988: dever da família, da sociedade e do Estado de garantir os direitos da criança e do adolescente com prioridade absoluta

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

Com isso, cada uma e cada um é convidado a assumir sua parte na responsabilidade pela

garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Neste ano no dia 07/09/2010 completamos 07 anos de atuação em Breu BRanco, queremos agradecer a todos e a todas pelas nossa vitórias.