Arquivos mensais: fevereiro 2011

Encontro de líderes nas Áreas Brejo do Cruz e Catolé do Rocha-PB

 encontraoliderespb1Aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2011, na cidade de Catolé do Rocha/PB, o encontro de líderes das Áreas de Brejo do Cruz-PB e Catolé do Rocha-PB, com a participação de nove cidades, Belém do Brejo do Cruz/PB, Brejo do Cruz/PB, São José do Brejo do Cruz/PB, São Bento/PB Catolé do Rocha/PB, Jerico/PB, Lagoa/PB, Riacho dos Cavalos/PB, com a participação da Coordenadora do Estado Irmã Irma Rodrigues da Silva, a Coordenação Diocesana de Cajazeiras/PB Rosilene e Romualdo Barbosa, com os coordenadores das Áreas e coordenadores de Ramos.

O objetivo do encontro que iniciou às 8:00h até às 14:00 foi animar ajudar nossos líderes na fé no empenho de levar vida digna e plena a todas as crianças e famílias . Imã Irma falou sobre o enviou das Fabs, e as comunidades mortas dos Ramos.

Dinâmicas cantos animação por contas dos líderes, trocas de experiências não falaram.  Tivemos, também, a participação do grupo Visão  Mundial e a presença do padre Cícero Gomes de Lira da Paróquia de São Sebastião de Belém do Brejo do Cruz/PB.

 

Romualdo Barbosa de Araújo (Comunicador Popular) e

Irmã Ivone Aparecida de Oliveira

Coordenadores de Áreas.

encontraodeliderespb2 encontraoliderespb3

Projeto de Lei

projetoleibrejocruz1A Pastoral da Criança da Paróquia São Sebastião do Belém do Brejo do Cruz na Diocese de Cajazeiras-PB apresentou um projeto de Lei na Câmara dos Vereadores que foi aprovado através de um convênio a doação de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) para a ser utilizado nas Ações Básicas da Pastoral da Criança.

Na sala das seções da Câmara Municipal de Belém do Brejo do Cruz/PB, casa Severino Irineu Sobrinho, nós dias 12 de Novembro de 2010, as 4:00 horas da Trade, foi apresentado um projeto de Lei  que autorizado fazer uma doação no valor de 2.400,00(dois mil e quatrocentos reais) divididos em 12 (doze) parcelas iguais e sucessíveis a serem utilizados para ações básicas de saúde, educação e cidadania, através de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e a PASTORAL DA CRIANÇA DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO BREJO DO CRUZ-PB de acordo  com o artigo 181 da Lei Orgânica Municipal. As despesas do convênio correrão a conta de dotação consignada no orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social.

O coordenador de Ramo da Pastoral da Criança na pessoa de Romualdo Barbosa de Araújo fez apresentação defendendo o projeto na tribuna e no plenário da casa, levando os esclarecimentos necessários aos parlamentares sobre o projeto de Lei.

Barbosa falou que o apoio que vem da Coordenação da Diocese da Pastoral da Criança de Cajazeiras ajuda muito, mas sempre nas Celebrações da Vida vêm crianças com mais seis anos de idade para participar do evento de maior comunhão entre famílias, mães, líderes e crianças e, que sempre, falta para as famílias e crianças que são apoio e não têm mais a idade de serem acompanhadas pela Pastotral da Criança.

Após o relato do coordenador o Senhor Presidente colocou o projeto em votação e foi aprovado por todos os vereadores presente na seção.

Romualdo agradeceu a todos os vereadores e disse que um projeto desta natureza vai servir de exemplo para todo o Brasil.

 

Colaborou: Romualdo Barbosa de Araújo

Coordenador de Ramo e Área

projetoleibrejocruz3 projetoleibrejocruz


Projeto de Lei

DIOCESE DE CAJAZEIRAS – PARAIBA

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

BELÉM DO BREJO DO CRUZ

 

PASTORAL DA CRIANÇA

 

 

Na sala das seções da Câmara Municipal de Belém do Brejo do Cruz/PB, casa Severino Irineu Sobrinho, nós dias 12 de Novembro de 2010, as 4:00 horas da Trade, foi apresentado um projeto de Lei  que autorizado fazer uma doação no valor de 2.400,00(dois mil e quatrocentos reais) divididos em 12 (doze) parcelas iguais e sucessíveis a serem utilizados para ações básicas de saúde, educação e cidadania, através de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e a PASTORAL DA CRIANÇA DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO BREJO DO CRUZ. de acordo  com o artigo 181 da Lei Orgânica Municipal; – As despesas do convênio correrão a conta de dotação consignada no orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social.

 

O coordenador de Ramo da pastoral da Criança na pessoa de Romualdo Barbosa de Araújo fez apresentação e defendendo o projeto na tribuna e no plenário da casa, levando os esclarecimentos necessários aos parlamentares sobre o projeto de Lei.

Romualdo falou que apoio que vem dar coordenação Diocese da Pastoral da Criança de cajazeiras ajuda muito, mas sempre nas celebrações da vida vêm as crianças com, mas 6 anos de idade para participar do evento, e que sempre falta para as famílias e crianças.

Após o relado do coordenador o Senhor Presidente coloco o projeto em votação e foi aprovado por todos os vereadores presente na seção.

Romualdo agradeceu a todos os vereadores e disse que um projeto desta natureza vai servir de exemplo para todo o Brasil.

 

Essa noticia foi passada pela coordenação do Setor de cajazeiras/PB

 

Colaborador: Romualdo Barbosa de Araújo – Coordenador de Ramo é Área

I Encontro Regional 2011 acontece em Curitiba-PR

Com alegria estamos preparando e acolhendo aos participantes para o I Encontro Regional do ano de 2011 que acontecerá em Curitiba-PR, nos dias 28 de fevereiro a 04 de março de 2011.  As dinâmicas de oficinas serão usadas com a mesma metodologia da XVI Assembleia Nacional de 2010.

O Regional que contará com a presença das coordenações dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e da Pastoral da Crinaça Internacional representada pelos países Paraguaia e Argentina.

Sejam bem vindos e bem vindas!

Geny de OLiveira Soares

Pela coordenação dos Regionais

Apoio aos Estados

 

 

Conferencias Nacionais 2011

Fique por dentro das Conferências Nacionais! Acesse as informações!    Clovis Boufleur

VIII Conferência Nacional de Assistência Social

A VIII Conferência Nacional de Assistência Social acontece de 7 a 10 de dezembro de 2011, em Brasília. O objetivo da Conferência é avaliar a situação atual da Assistência Social no Brasil e os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento vai propor diretrizes para aperfeiçoar a Assistência Social, valorizar e qualificar os trabalhadores e gestores, serviços, programas, projetos e benefícios. Conheça o edital de convocação.

 

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional vai acontecer no Centro de Convenções de Salvador, Bahia, entre os dias 7 e 10 de novembro de 2011 e deverá reunir em torno de 2.000 participantes. Acesse o regimento !


Todos usam o SUS!

 

 Informações Gerais da XIV Conferência Nacional de Saúde – CNS

SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Este é o tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde, aprovado pelo Pleno na 213ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde aprovou no dia 27 de janeiro, em sua 217ª Reunião Ordinária, o eixo da 14ª Conferência Nacional de Saúde (14ª CNS):

” Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.

Além disso, foi definida a prorrogação do prazo para início das etapas municipais, que será a partir de 1° de abril de 2011.

Entre os temas que serão discutidos no eixo aprovado destacam-se a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade e controle social e a gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

Uma das estratégias da 14ª Conferência Nacional de Saúde em 2011é promover a participação da comunidade nas Conferências Municipais. A proposta preliminar de calendário aprovada pelo Pleno do CNS tem as seguintes datas:

Etapa municipal: 1º de abril a 15 de julho de 2011
Etapa estadual: 16 de julho a 31 de outubro de 2011
Etapa nacional: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011

O CNS aguarda a publicação do Decreto que convoca a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Orientações para a participação da sociedade

Os movimentos sociais e entidades tem direito de serem convidados e motivados a participar das conferências de saúde. Elas acontecem normalmente a cada dois anos no município e a cada quatro anos na esfera nacional. A obrigação de realizar a conferência está na Lei 8.142/90. O objetivo da conferência é avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para o governo e os conselhos de saúde definirem como deve ser o Sistema Único de Saúde (SUS).

As fases preparatórias contribuem para melhorar os resultados. O primeiro passo é a formação de uma comissão, coordenada pelo conselho de saúde, que vai definir o regimento e regulamento da conferência. Nesses documentos devem constar o temário, a programação, o número de participantes (delegados), os convidados, os relatores e a metodologia de elaboração de propostas. Conferências bem organizadas, do ponto de vista da infra-estrutura e metodologia, podem motivar a população e fortalecer alianças sociais.

A experiência mostra que as propostas das Conferências, muitas delas com sugestões valiosas da comunidade, são rapidamente esquecidas. Para que isso não aconteça, as decisões das conferências devem orientar as discussões dos conselhos depois da conferência, e servir para os gestores (secretários de saúde) organizarem planos, projetos e atividades. Os delegados das Conferências, as entidades, os conselheiros de saúde e a população devem acompanhar o SUS para que isso aconteça de fato.

Estar envolvido na organização da conferência e das suas atividades é uma ótima chance para o articulador da Pastoral da Criança conhecer de perto o que as pessoas pensam sobre o sistema de saúde, quais são suas angustias e suas propostas de melhoria.

Diretrizes para os representantes da Pastoral da Criança nos debates na 14ª Conferência Nacional de Saúde

  1. Promover e defender a vida, a educação em saúde e a formação da população sobre os direitos e deveres em relação ao acesso no Sistema Único de Saúde (SUS). Até pouco atrás as pessoas entendiam acesso como as condições para se chegar até a “porta” do estabelecimento de saúde. Hoje lutamos para que acesso signifique o SUS presente no cotidiano das pessoas, com profissionais de saúde ativos e preparados, presentes nas comunidades, junto às famílias
  2. Investir no atendimento acolhedor, com qualidade, no tempo adequado, com mais recursos nas ações básicas de saúde, na promoção e prevenção, e na articulação intersetorial das entidades e instituições.
  3. Estabelecer prioridades nas propostas e fortalecer a saúde pública nos municípios, com acompanhamento das decisões dos conselhos e conferências.

Elaboração: Clovis Boufleur, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Capacitação em Comunicação Popular no Estado da Paraiba se destaca no Teatro e no Ritual Indígena Potiguara

O teatro “A importância do Brincar para a Criança”, o Jornal Mural e o Ritual indígena Potiguara foram destaques na capacitação em Comunicação Popular da Pastoral da Criança que aconteceu nos dias 09 a 11 de fevereiro 2011, na cidade de Pitimbu-PB, que contou com a presença da Ir. Núbia da Coordenação Nacional e da Ir. Irma Rodrigues Coordenadora Estadual.

Líderes e coordenadores de comunidade, Ramo e área das cinco dioceses da Paraíba foram capacitados como Multiplicadores e caapcitadores na Ação Comunicação Popular.  Na oportunidade foi trabalhada a importância de divulgar a Pastoral da Criança e suas campanhas através de teatro, dança, jornal mural e outros meios de comunicação local.

Ao decorer do encontro foram apresentadas várias formas comunicacionais com textos bíblicos. Um quadro Cênico, por exemplo, se aproveitou o material ambiente utilizando o que estava na sala. Todos interagiram com o momento. Foi um espetáculo a apresentação do teatro que teve como titulo A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A CRIANÇA que retratou o direito da criança brincar. O Jornal Mural, com temas atuais como Mutirão de gestantes, participe das Conferências de Saúde, Líder indígena potiguara  Multiplicador da Ação Comunicação Popular, foi confeccionado com conchas do mar e palhas de coqueiro por ser região de praia. Com certeza que todos saíram da capacitação como grandes comunicadores populares da Pastoral da Criança no “pouco a pouco, passao a passo o caminho vai se fazendo” em nossas comunidades.

Romualdo Barbosa de Araújo – Belém do Brejo do Cruz-PB

José Rondinelle Soares Ribeiro – Conceição-PB

Josefa de Lima – Jacaraú-PB

Aparecida Ferreira- Aparecida-PB

Pastoral da Criança do Pará celebra Dia da Vida Consagrada

irmas_pará_1A Pastoral da Criança do Estado do Pará que compõe treze dioceses e consegue avançar fronteira com dezesseis Setores é coordenada pela religiosa e missionária Ir. Veneranda Alencar, com mais cinco irmãs coordenadoras diocesanas da mesma Congregação Missionária de Santa Teresinha, celebrara dia 2 de fevereiro de 2011 a festa comemorativa da apresentação do Menino Jesus ao Templo.
Oferecer Jesus. Oferecer as crianças. Maria oferece-Se também com Ele. As religiosas oferecem-se com elas. São mulheres na história da humanidade a colaborar para a obra da Redenção. O objetivo? Lembrar as crianças da Pastoral da Criança como o Menino Jesus foi apresentado e consagrado ao Pai no Templo segundo a Lei.

Continue lendo Pastoral da Criança do Pará celebra Dia da Vida Consagrada

Alerta com os livros didáticos de ciência

Gostaria de relatar a vocês um fato que aconteceu ano passado sobre o livro didático de ciências escolhido pela escola onde meu filho Lucas estuda. O livro falava sobre métodos contraceptivos, 2 paragrafos, onde abordava o uso de camisinha, etc. Quando comprei o livro e percebi, liguei para a escola e falei com a coordenadora perguntando se estava tendo algum problema já que a escola é católica e o livro estava ensinando tudo diferente, mesmo que em 2 paragrafos.

 

Continue lendo Alerta com os livros didáticos de ciência

Pastoral da Criança do Pará celebra Dia da Vida Consagrada

A Pastoral da Criança do Estado do Pará que compõe treze dioceses e consegue avançar fronteira com dezesseis Setores é coordenada pela religiosa e missionária Ir. Veneranda Alencar, com mais cinco irmãs coordenadoras diocesanas da mesma Congregação Missionária de Santa Teresinha, celebrara dia 2 de fevereiro de 2011 a festa comemorativa da apresentação do Menino Jesus ao Templo.

Oferecer Jesus. Oferecer as crianças. Maria oferece-Se também com Ele. As religiosas oferecem-se com elas. São mulheres na história da humanidade a colaborar para a obra da Redenção. O objetivo? Lembrar as crianças da Pastoral da Criança como o Menino Jesus foi apresentado e consagrado ao Pai no Templo segundo a Lei.

Ir. Veneranda se diz feliz na missão junto a Pastoral da Criança com as religiosas de sua mesma congregação que estão à frente das dioceses de Cametá, Santarém, Conceição do Araguaia, Bragança e Castanhal. “Somos felizes em Servir a DEUS na Pastoral da Criança. Eu realmente me sinto realizada nessa missão”, afirma.

Consagração religiosa? É seguimento evangélico de Cristo. Ele chama pessoalmente a uma vocação para viver como Ele. O Consagrado assume na sua vida a vida de Cristo.  Os seus riscos e esperanças.  Assumir uma vida de consagrado ou consagrada por amor do Reino dos céus é entregar-se totalmente nas mãos de Deus no meio dos pobres.

As Irmãs Manoelina, Benedita, Letícia, Elizete, Terezinha e veneranda estão em coordenações de Setores da Pastoral da Criança. Outras inseridas nas paróquias e comunidades atuando como líderes e se dizem “Servas do Senhor”. Por isso, renovaram sua consagração a serviço do Reino e da Igreja na Pastoral da Criança como milhares de religiosos no mundo inteiro renovaram seus votos em comunhão solidária “a criação que geme em dores de parto” (Rm. 8,22) ao entregar suas vidas no centro da Amazônia que está a sofrer com a devastação da floresta.

 

Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)

Ação Comunicação Popular