Arquivos mensais: Abril 2011

Aniversário dos 4 Anos da Pastoral da Criança do Ramo Nossa Senhora de Lourdes no Setor Crato-CE

Na terra do Pe. Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte-CE, foi celebrada com grande alegria no último dia 03 de abril, de 2011, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes os quatro anos de atuação da Pastoral da Criança . A Missa em Ação de Graças foi celebrada pelo pároco Pe. Francisco Luiz dos Santos que ressaltou a importância da Pastoral da Criança para as comunidades. Agradeceu e rogou por cada um que faz o trabalho missionário. O momento do ofertório  foi destacado com a procissão feita pelos líderes, famílias, monitores do EJA, brinquedistas e no final o envio de novos lideres.

A celebração contituou na praça. Canto dos parabéns. O corte de um bolo de quatro metros. Apresentações culturais, poesias homenageando os quatro anos da Pastoral e homenagem ao jovem Ronildo Alves que iniciou a pastoral no  Ramo e continua coordenando graças ao impulso da coordenadora estadual Marister que na época fez a mobilização, ainda contou na festividades a presença da coordenadora de setor Maria Vanda e demais parceiros e convidados.

Hoje o Ramo acompanha mais de 500 crianças mensalmente, no total de 50 voluntários, brinquedistas, 15 turmas de EJA- Educação de Jovens e Adultos, Capacitadores de Saúde Bucal, Alimentação e Hortas, Mobilização e Água, Brinquedos e Brincadeiras, Guia do Líder, projetos em parcerias com Banco de Alimentos, Compra Direta da Agricultura Familiar, demais entidades. Em 4 anos o Ramo já recebeu visitas da coordenadora estadual Marister, Ir. Vera Lúcia, coordenadora nacional, Maria Olinda, Valdermar Caldim , Lourdinha Sharam e Erica ambos da coordenação nacional.

Segundo o Coordenador Ronildo Alves, a Pastoral da Criança no ramo cresce a cada dia graças ao apoio do pároco, de uma boa equipe de coordenação e de voluntários animados e comprometidos com a causa e de uma boa divulgação das ações desenvolvidas pela pastoral, sendo uma das paróquias que acompanha mais crianças e famílias no município de Juazeiro do Norte no Ceará.

Ronildo Alves

Coordenador do Ramo

IV ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA / 2011 ACONTECERÁ EM BELÉM-PA

A Coordenadora Estadual do Pará Ir. Veneranda Alencar e equipe acolhem com alegria aos participantes do IV Encontro Regional, que acontecerá nos dias 16 a 20 de maio de 2011 em Belém-PA. Os temas serão trabalhados em forma de Oficinas simultâneas.  

1. Geoprocessamento  

2. Índice de Massa Corporal e Wiki  

3. Formação Contínua  

4. Campanhas e Relatos de Histórias de Sucesso 

5. Agendamento com Apoio aos Setores

6. Missão e Planejamento

Endereço: Hotel: GOLD MAR HOTEL LTDA EPP.
R. Prof. Nelson Ribeiro n° 132 – Complemento: entre José Pio e Djalma Dutra

CEP: 66.050-420 – Bairro/Distrito: Telegrafo – Município: Belém, UF: PA , Fone: (91) 3039-8484

Estarão presentes os coordenadores dos Setores, Núcleos dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins. Acolhemos também três coordenadoras da Colômbia e a Equipe da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Sejam todos bem vindos e bem vindas!

Geny de OLiveira Soares

Pela Coordenação Nacional no Regional

ENCONTRO DA AUTOESTIMA

encontro

A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Jaguaquara-BA, realizou no dia 10 de abril de 2011, no Salão Paroquial, o Encontro da Auto-estima, com Líeres, Coordenadores e Equipe de Apoio. Tivemos participantes provindos das Comunidades: Santa Luzia, Centro, Nossa Senhora do Carmo, São João Batista, São Lucas, Bom Jesus, Santo Antônio, Nossa Senhora de Lurdes, São Pedro e São Paulo. Também contamos com as presenças de Frei Erivan, Frei Mário e da Irmã Luiza.

O encontro foi um momento especial. Foram abordados temas de real necessidade para a Pastoral. A Coordenadora de Ramo Josi falou sobre a importância da Celebração da Vida e motivou os lírderes com um trabalho em grupo onde cada um deu sua contribuição para a melhoria da Celebração.

Houve momentos de leituras, reflexão e musicalidade. Tivemos uma belíssima espiritualidade feita pelo amigo Florisvaldo, com a leitura do Evangelho do dia e uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2011, mostrando a importância da divulgação da mesma.

Foi feito um agradecimento à Pastoral da Criança pelo novo assessor Frei Mário, onde se dispôs às comunidades para qualquer eventualidade. Para encerrar o encontro foi feita uma técnica de relaxamento com os voluntários presentes. Os voluntários da Pastoral da Criança sentem-se agradecidos por poderem participar dessa corrente de solidariedade e pela missão de evangelização para a promoção da vida.

Andreya Costa Soares e Sousa

e Coordenação da Pastoral da Criança de Jaguaquara-BA

Diocese de São Carlos-SP recebe visita da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

asaocarlos-sp

A coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Irmã Vera Lúcia Altoé visitou doze dioceses do Estado de São Paulo, entre elas a de São Carlos-SP, no dia 02 de abril de 2011. Estiveram presentes 35 pessoas entre líderes e coordenadores. Também se fez presente o coordenador do Sub-Regional de Campinas-SP e a coordenadora diocesana de São Carlos-SP Sueli Guerreiro que anunciou o fim de seu mandato na pastoral, o qual durou 08 anos – tempo máximo para a coordenação –  segundo o Regime Interno. Sueli expressou o quanto gosta da pastoral e que também não a abandonará, pois gosta do que faz e tem imenso amor por este trabalho. Irmã Vera Lúcia, conversou com líderes e coordenadoresç Lançou-lhes alguns desafios. O primeiro, a cooperação de todos para convidar mais pessoas para serem líderes da pastoral. O segundo, cada líder deve acompanhar, ao menos, uma gestante, visto que este trabalho tem diminuído e é muito importante. Ela reforçou que a Igreja anuncia que somos chamados a ser evangelizadores. Lembrou da Dr. Zilda Arns como uma apaixonada por este caminho, e ainda falou aos líderes para que rezem pelas vocações missionárias. Os princípios da Pastoral também foram lembrados, bem como se falou sobre a importância de uma boa reflexão com as mães, sobre a pesagem, sobre as brincadeiras no dia das celebrações da vida e sobre a promoção de palestras, de acordo com as necessidades. Agradeceu a Deus a superação dos problemas antigos: desnutrição e mortalidade infantil. Orientou a incentivar as mães a criarem hortas caseiras e terminou a reunião com uma reflexão do Evangelho, seguida por um canto e uma oração.

Claudemir Cerqueira Leite

Líder da Pastoral da Criança

asaocarlos-sp2

Joinvile-SC recebe capacitação na Ação Brinquedos e Brincadeiras

brinquedistajoinvile

Os líderes e participantes de várias comunidades de Joivile-SC, receberam capacitação para brinquedista ministrado pela coordenadora do Setor Ir. Salete. Descontração e muitas dinâmicas ajudaram na oportunidade de aprender e de relembrar a infância com cantigas de roda. Todas as pessoas da região que participaram do curso estão de parabéns. A capacitação teve a finalidade depromover maior conhecimentos de como utilizar material reciclado para construção de brinquedos e através de brincadeiras entrar no universo da criança. “Posso dizer que para mim, que estou começando como líder, não foi só uma capacitação que me fez conhecer várias pessoas que lutam cada dia mais dando um pouco de si para o próximo, mas para poder entender mais as crianças”.

Adriane klempows

Líder iniciante e participante do Curso de Brinquedista

Regional Nordeste da Pastoral da Criança é destaque no BLOG de Caetité-BA

Para conferir detalhes sobre o III Regional da Pastoral da Criança do ano de 2011, que aconteceu na região metropolitana de Recife, em Jaboatão dos Guararapes-PE, nos dias 11 a 16 de abril de 2011, acesse o BLOG da Pastoral da Criança do Setor Caetité-BA, no link http://www.pastoraldacriancacte.blogspot.com/ O responsável pelos Post de npotícias é o comunicador Agenaldo Neves Silva – Setor 108 – Caetité –BA. Para contato escrever para o e-mail: agnaldoneves26@hotmail.com

Agnaldo Neves Silva

Comunicador Popular

Visita às comunidades

A Equipe diocesana de Bom Jesus da Lapa-BA, durante ano de 2010, realizou encontros nas comunidades que receberam o Projeto da Cisternas. Na oportunidade foi falado dos cuidados com a água das cisternas. Também reforçado os incentivos às familias para realizarem hortas caseiras para enriquecer a alimentação do dia-a-dia. Os visitadores agradecem o esforço e participação das famílias visitadas.

Ir. Maria Regina Wojakevicz e Equipe

RETIRO ESPIRITUAL EM ITAPEVI-SP

Olá!

O Ramo São Judas Tadeu, da cidade de Itapevi/SP, Setor Osasco realizou no dia 27/03/2011, um retiro espiritual para coordenadores, líderes e apoios com o tema “Caridade – Mandamento do Amor” e em outro momento refletimos um pouco sobre a oração. Quem nos direcionou este retiro foram as Irmãs Neuza e Samantha da Sagrada Familia de Bergamo. Foi um momento muito especial para todos nós. Após as reflexões houve uma missa com a presença do paroco Pe. Fabio que falou palavras estimulantes para todos nós. Saimos deste retiro renovados na fé e caridade.

Luci dos Santos FerreiraSorrindo

Pastoral da Criança no Estado do Pará recebe capacitação para Multiplicadores e Capacitadores em Comunicação Popular

aparacp8O encontro de capacitação para Multiplicadores na “Ação Comunicação Popular” aconteceu na sede da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Belém, de 01 a 03 de abril de 2011. Reuniu representantes das dioceses de Óbidos, Itaituba, Xingu, Castanhal, Marajó, Abaetetuba, Ponta de Pedra e dos Setores Menino Deus e Santa Cruz da Arquidiocese de Belém.

A formação de Comunicadores tem o intuito de implantar o projeto “Ação Comunicação Popular” no Estado, para que haja uma maior divulgação das ações da pastoral nos veículos disponíveis nas comunidades onde esta atua. Afirmou Irmã Veneranda Alencar, da congregação das Irmãs de Santa Terezinha e Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança.

Palestra, dinâmicas, teatro, teatro bíblico, produção de jornalismo em vários formatos foram o conteúdo dos três dias de capacitação. Irmã Núbia Silva, Missionária Capuchinha, Coordenadora Nacional do projeto, falou que o trabalho tem o objetivo de articular e motivar novos líderes e comunidades integrando mães, líderes e rede de comunicadores populares.aparacp4

 

Grupo de Produção de Notícias Durante a Capacitação

Waldirene Oliveira – Diocese de Castanhal

Elielson Costa – Diocese de Abaetetuba

Jayme Campos  – Prelazia de Itaituba

Eliana Rodrigues – Prelazia do Marojó

 

 

aparacp1 aparacp2

 

aparacp7 aparacp5