Arquivos mensais: Maio 2011

COMEMORAÇÃO DIA DAS MÃES DAS COMUNIDADES SANTA LUZIA E NOSSA SENHORA DO CARMO EM JAGUAQUARA-BA

P50903401

A comemoração do Dia das Mães das comunidades aconteceu neste domingo dia 29 de maio na Escola Eraldo Tinoco, no Bairro da Lagoa. Foi uma comemoração repleta de amor e paz, sempre orientadas pelo amor do Senhor.

 P50902961  

As mães das comunidades tiveram momentos de reflexão, oração, sorteios e brincadeiras. Contamos com a presença a da coordenadora da Paróquia Santa Luzia Neilma e da Coordenadora de Ramo da Pastoral da Criança Josy e todos os líderes das comunidades Santa Luzia e Nª Sª do Carmo.  

Tivemos a alegre notícia de mais uma voluntária entre nós, a mais nova líder Neuza que hoje está atuando na Comunidade Sta. Luzia. Também a voluntária Cida que fez o delicioso bolo para nós.

P50903181

Agradecemos a presença de todos.Deus abençõe!

Andreya Costa Soares e Souza

Ação Brinquedos e Brinacadeiras em Três Palmeiras-RS trabalha a importância do brincar para o desenvolvimento da Criança

bricar2Representantes da Pastoral da criança da cidade de Três Palmeiras-RS participaram da reativação das oficinas e capacitações em Brinquedos e Brincadeiras realizadas nos dias 20 e 21 de maio de 2011, em Frederico Westphalen-RS para as coordenadoras e líderes.

A capacitação foi fundamental para expandir o conhecimento e aprimorar as ações já existentes. Lourdes Lorena Mottin, Neice Mari Cé e Lurdes Marchesam participaram do encontro que foi conduzido e desenvolvido pela Multiplicadora de Brinquedos Iraci Nogueira Vivian da Arquidiocese de Porto Alegre.

Os temas tratados na capacitação foram referentes ao Brincar. O objetivo era mostrar a importância da necessidade dessa atividade no desenvolvimento da criança. O brincar por necessidade aprimora os sentidos. A criança vai conhecendo como são e, para que, servem os objetos. Desenvolvem sua linguagem e seu pensamento. Aprende e compreender as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

A Pastoral da criança defende o brincar para alcançar seus propósitos de garantir desenvolvimento pleno para as crianças. A Ação retrata na sabedoria dos antigos, que afirmaram: “mente sadia num corpo sadio”. Com as brincadeiras se incentiva a competitividade e se favorece o convívio fraterno, desde a tenra idade.

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança está assegurado como direito no artigo XVI do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A defesa desse direito é necessária devido às transformações na sociedade, principalmente nas grandes cidades, as quais dificultam que as crianças tenham melhores oportunidades de brincar. A Pastoral da Criança busca junto às famílias novos caminhos interativos e formativos, contando com a graça de Deus, que jamais desampara seus filhos.

Neice Cé

Coordenadora de Ramo

Três Palmeiras-RS

bricar

Celebração dos seis anos de implantação da Pastoral da Criança em Alvorada-RS

alvoradaAo completar seis anos de implantação da Pastoral da Criança na paróquia Santo Antônio em Alvorada, no Rio Grande do Sul, a coordenadora do Ramo Noêmia Sousa (Nena), fez agradecimentos aos apoiadores e aos líderes incansáveis e também ao padre Libanor e à coordenadora de Área Bete pela atuação e apoio constante na missão de salvar vidas.

Durante a celebração festiva de reconhecimento aos homenageados que vivem a apóiam a Pastoral da Criança, destacou-se o valor que cada um tem dentro das comunidades. Nada seria feito sem eles na missão maravilhosa que é de acompanhar as crianças e famílias pobres.

Chamou atenção a coletânea de fotos que registra os recortes da história e do trabalho realizado pelas comunidades pelos líderes nas celebrações da vida, nas visitas domiciliares e nas reuniões de reflexão e avaliação, na ajuda nos batizados e nas festinhas de Natal e de Páscoa.

Obrigada ao Deus da Vida e obrigada a todos por essa missão tão bela!

 Noêmia T. de Souza (Nena)

Coordenadora de Ramo

Alvorada-RS

Página da Pastoral da Criança na Internet é destaque na Ascensão a Capacitador em Santa Helena de Minas-MG

Líderes capacitadores

A Ascensão a Líder Capacitador na Diocese de Teófilo Otoni aconteceu em Santa Helena de Minas-MG, nos dias 21 a 22 de maio de 2011. Estavam presentes líderes dos municípios  de Umburatiba, Machacalis e Santa Helena de Minas que formam a Área VI.

Os instrumentos da Ação da Pastoral da Criança foram trabalhadas em oficinas. Os líderes tiraram dúvidas. Aprofundaram sobre os materiais do dia-a-dia do líder.

Site, Espaço das Comunidades, Sistema de Informação,  Wiiki  foram trabalhados  com muita curiosidade.  Os líderes avaliaram como ferramentas essenciais nas bases para o desenvolvimento da Pastoral  da Criança em cada comunidade.

Os novos capacitadores se comprometeram a repassar, além dos conhecimentos adquiridos  em termos de conteúdo a importância da utilização da página da Pastoral da Criança na Intenet para novas lideranças das comunidades.

Elves Soares

Multiplicador do Guia do Líder e da Ação Comunicação Popular

Teófilo Otoni-MG.

Novas Comunidades

Olá amigos de todo o Brasil, é com alegria que nós do Setor Rio Branco celebramos a implantação da Pastoral da criança em nossa Diocesse, que alegria para nós!!!!

Estamos capacitando novos Lideres na Quase Paróquia São Mateus, Nossa senhora de Fátima, reativamos a Pastoral da criança nas Paróquias São lourenço, São Pedro e  Santa Cruz e celebramos também a chegada da Pastoral da Criança na Paróquia São Miguel Arcanjo, queremos agradecer o apoio e e o esforço de cada um por essas e outras Ações na Pastoral da Criança em nossa Diocese de Rio Branco, após o Regional Norte realizado em Belém do Pará , assumimos o compromisso de reativarmos a Pastoral da Criança em todas as Comunidades sem Sinal de Vida , é um desafio grande , mas na Pastoral da Criança todo esforço que fizermos em defesa dos mais pequenos é uma grande vitória , empolgados e encorajados pelo amor de Deus todo poderoso iremos conseguir! Obrigado a todos os lideres, capacitadores , coordenadadores , ,lideres de apoio ,colaboradores que mantem a chama viva da esperança em seus corações para continuarmos nessa luta constante!Nosso agradecimento especial a Ana Ruth Goés pela motivação que sempre nos dar ao participarmos dos Regionais e Assembléia Nacional, o apoio ao  setor Rio Branco e Cruzeiro do sul  Cris Maroletto pelas informaçõe e dedicação

Dia das Mães festejado na Celebração da Vida na Comunidade Buritizeiro em Diamantina-MG

Líderes da Pastoral da Criança da Comunidade Imaculada Conceição em Buritizeiro, da Arquidiocese de  Diamantina-MG, preparou festa do Dia das Mães  no dia da Celebração da Vida em 22 de maio de 2011, com distribuição de brindes e bolos. Houve momentos de oração e brincadeiras com crianças e mães.

Grande foi a participação da meninada! Mães deram depoimentos de estar felizes  naquela celebração e de se sentirem, também, como criança.

Agradecimentos às líderes e a coordenadora foram feitos. Reconhecidas  pelos esforços para que a celebração da vida seja um momento de muita alegria.

Maria de Jesus Santos

Líder na Comunidade Buritizeiro

Diamantina-MG


Paróquia N. Sra. do Rosário em José de Freitas-PI recebe visita da Coordenadora Diocesana

ajosedefreitas-pi

A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança do Setor Campo Maior-PI  Maria José Alves  e  sua equipe visitaram no dia 18 de maio de 2011, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário na cidade de José de Freitas-PI. Foram recebidos pelos líderes, coordenadores das comunidades e capacitores.

Durante o  encontro houve partilha das dificuldades e desafios encontrados na caminhada. Após a troca de experiências  a equipe ajudou aos líderes no serviço junto às famílias. Trabalhou os “Dicas” – Mutirão em Busca das GestantesO Dia da Celebração da Vida para melhor organizar os trabalhos das lideranças nas comunidades. Foi reforçado as atribuições e o perfil do coordenador da comunidade.

Agradecimentos foram feitos ao Padre Francisco Alves pelo carinho, incentivo e apoio à Missão da Pastoral da Criança em sua paróquia.

Maria José Alves

Coordenadora Diocesana

Campo Maior-PI.

Capacitação de Formação Coníinua Integrada acontece em Cajazeiras-PB

Aconteceu a capacitação de Formação Contínua Integrada na Diocese de Cajazeiras-PB, no Centro Pastoral Dom Matias Patrício de Macedo, nos dias 20 e 21 de Maio de 2011, com participação de capacitadores e coordenadores de Áreas e de Ramos entre outras lideranças na capacitação.

O encontro foi ministrado por Romualdo Barbosa que tem como objetivo multiplicar capacitadores na formação contínua integrada onde eles irão trabalhar nas comunidades de bases com os líderes  para atuar juntos com às famílias e às crianças na Pastoral da Criança.

A Capacitação foi trabalhada  com oficinas de textos de reflexão, dinâmicas e vídeos para animação dos capacitadores .

Foi reforçado a importância que todos que estavam no encontro levassem adiante a formação continua para as lideranças  onde a Pastoral da Criança estar presente.

A próxima capacitação acontecerá na cidade de Pombal com as áreas de Catolé do Rocha, Sousa e Pombal, nós dias 3 e 4 de Junho de 2011.

Romualdo Barbosa de Araújo

Comunicador Popular.