Arquivos mensais: junho 2011

Paróquia Resgata Pastoral da Criança na Diocese de Cajazeiras – PB

A Paróquia de São Francisco do município de Monte Horebe realizou no dia 7 de junho de 2011, um encontro de informação e formação da Pastoral da Criança sob a responsabilidade da Coordenadora Estadual Ir. Irma Rodrigues da Silva e a coordenadora Diocesana Rosilene Batista de Sousa. Contou com a presença e participação da Secretária de Saúde Mércia, dos Agentes Comunitários de Saúde, a Secretária de Ação Social  Aluza Dias, o apoio de Padre Gilberto Lisboa e demais membros de pastoral da Paróquia.

O encontro teve como principal objetivo  sensibilizar e despertar lideranças e pessoas de apoios das comunidades urbanas e rurais para a reimplantação da Pastoral da Criança na Paróquia com orientação e apoio do Padre Gilberto.

O encontro foi bastante proveitoso. Todas as pessoas que estavam  presentes demonstraram interesse por esta causa tão nobre que é lutar em favor da vida em abundância para todas as crianças, unindo Fé e Vida. Na oportunidade se deixou agendado o próximo encontro para o dia 13 de julho do ano em curso.

Rosilene Batista de Sousa

Coordenadora Diocesana

Romualdo Barbosa de Araújo

Comunicador Popular

Paroquia resgata Pastoral da Criança na Diocese de Cajazeiras-PB

A Paróquia de São Francisco do município de Monte Horebe realizou no dia 7 de junho de 2011 um encontro de informação e formação da Pastoral da Criança, sob a responsabilidade da Coordenadora Estadual Ir. Irma Rodrigues da Silva e a coordenadora Diocesana Rosilene Batista de Sousa e contou com a presença e participação da Secretária de Saúde Mércia,  todos os Agentes Comunitários de Saúde, a Secretária de Ação Social  Aluza Dias, o apoio de Padre Gilberto Lisboa e demais membros de pastoral da Paróquia. Cujo encontro teve como principal objetivo  no  primeiro momento sensibilizar e despertar lideranças e pessoas de apoio das comunidades urbanas e rurais para a reimplantação da Pastoral da Criança na Paróquia com orientação e apoio do Padre Gilberto. Podemos dizer que o encontro foi bastante proveitoso, pois todas as pessoas que estavam  presentes demonstraram interesse por esta causa tão nobre que é lutar em favor da vida em abundância para todas as crianças, unindo Fé e Vida. Na oportunidade deixamos agendado o próximo encontro para o dia 13 de julho do ano em curso.

Rosilene Batista de Sousa

Coordenadora Diocesana

Romualdo Barbosa de Araújo

Comunicador Popular

Quermesse da Pastoral da Criança reativa Ramos e Comunidades em Viseu-PA

aviseu1

 

O Ramo Nossa Senhora de Nazaré em Viseu-PA, da Diocese de Bragança-PA ,realizou no dia 18 de junho de 2011, a Quermesse da Pastoral da Criança com a participação de mais de mil pessoas. Estiveram presentes todos os líderes e coordenadores da pastoral.

A curiosa festa conquistou e reativou muitas comunidades que estavam paradas. Os trabalhos de acompanhamento voltaram a ser exercidos.

O agradecimento a Deus foi, em primeiro lugar. Depois à coordenadora diocesana Irma Elizete e ao Pe. Carlinhos e a todas as Comunidades que contribuíram para realização do grande evento.

Marcos Barros

Coordenador do Ramo Paróquia Nossa Sra. de Nazaré

Viseu-PA.

 

                        aviseu3 aviseu2

Parceria que deu certo entre Pastoral da Criança e Escola de Enfermagem Irmã Dulce – EDI em Recife-PE

 Com muita alegria em servir e com experiência teórica em enfermagem a Escola de “Enfermagem Irmã Dulce” faz uma bela parceria com a Pastoral da Criança em Recife. Os futuros técnicos de enfermagem auxiliam em palestras como: prevenção da AIDS, doenças causadas por mal higienização , escovação e aplicação de flúor,cuidados com as crianças em modo geral, distribuição de multi-mistura e acompanhamento do peso, etc.

 

A comunidade contemplada foi Novo Horizonte da paróquia de Candeias em Jaboatão Dos Guararapes, com mais de 100 crianças, 82 famílias, 3 líderes. Houve uma grande festa na comunidade no dia 11 de junho com a presença da Escola de  Enfremagem Ir. Dulce e com a celebração da vida. Brincadeiras, sorteio de cesta básica, palestras, e a celebração em si fez parte do momento celebrativo de ações.

A EID é uma escola com formação para técnico. Acompanha a pastoral, com o sentido de pegar a experiência das liíderes com as mães da pastoral. A professora Elizangela diz que acompanha a pastoral desde que recém formada em técnica de enfermagem e hoje acompanha com suas alunas, que são 25 alunas por grupo. Com a carga horária de 50% das aulas sendo em prática junto com a Pastoral da Criança, muito importante para o programa do curso e para que  se possa acompanhar crianças e mães com dificuldade.

“Nós que fazemos a comunidade de Novo Horizonte ficamos muito gratos e felizes com essa parceria e apoio dada pelo EID”, agradece Dona Josefa, coordenadora de Ramo da paróquia de N. Sra. das Candeias .

Wandson Santos

Comunicador Popular

Capacitação de Formação Contínua Integrada em São José do Brejo do Cruz-PB.

brejodocruz1Aconteceu na cidade de São José do Brejo do Cruz-PB no dia 16 de Junho de 2011, na Casa da Cultura a capacitação de Formação Contínua Inntegrada com a presença das lideranças da Pastoral da Criança.

O coordenador da área de Brejo do Cruz, Romualdo Barbosa Multiplicador da Diocese de Cajazeiras coordenou o encontro que teve o objetivo de aprofundar os conteúdos trabalhados das Ações Básicas, Complementares e Opcionais da Pastoral da Criança naquela comunidade de São José.

Romualdo falou sobre o compromisso dos líderes com as famílias, crianças e gestantes na visita domiciliar e nas celebrações da vida nas comunidades, tendo em vista usar da criatividade nas celebrações e nas visitas domiciliares.

No domingo dia 19 de junho, foi realizado a 2ª etapa da capacitação do Guia do Líder 2007, com os líderes na casa da cultura de São José do Brejo do Cruz-PB. O capacitador do Guia, também Romualdo falou da importância da missão dos líderes na pastoral. Com isso, lembrou e reforçou a frase Dra. Zilda que marcou: “às pessoas, mas importante da pastoral da Criança são os líderes”.

Romualdo Barbosa de Araújo

Comunicador Popular

Diocese de Cajazeiras-PB

brejodocruz3 brejodocruz4

 

brejodocruz2

Encontro de Coordenadores de Núcleo, Setores e Multiplicadores em Porto Alegre-RS é realizado em clima de festa Junina

 

“O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é a inteligência”. (Prov 9,10)

anovohamburgorsCom o objetivo de estruturar melhor e promover um novo dinamismo nas ações da Pastoral da Criança no Estado do Rio Grande do Sul, aconteceu nos dias 14 a 16 de junho de 2011 o Encontro de Coordenadores de Núcleo, Setores e Multiplicadores em Porto Alegre-RS.

Ser sábio e inteligente é ter a certeza de que somos instrumentos de Deus na busca das atitudes de vida.  Com esse propósito os dias de trabalho e avaliações sobre as ações missionárias se mostraram positivas durante o encontro que demonstrou o interesse, entusiasmo e qualidade do trabalho realizado no Estado. No entanto, se percebeu que ainda há muito a realizar e produzir nas comunidades.

A espiritualidade no encontro foi preciosa e profunda. Reforçou a certeza de que sem Deus nada se pode fazer.

A alegria da confraternização e o companheirismo que tomou conta do encontro com a animada festa de São João que se realizou na segunda noite com intensa participação de todos.
Percebeu-se no rosto de todos/as a vontade de que as iniciativas da Pastoral da Criança se estendam em todos os lugares necessários, levando sempre no coração e na alma o desejo de Jesus: “Pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15b)

Deus seja louvado hoje e sempre. Amém!

Edson

Líder Novo Hamburgo-RS

anovohamburgo2

A solidariedade mata a fome

O Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, vislumbrou a melhor das atitudes do Governo Federal, que lançou recentemente o Plano Brasil sem Miséria. Em plena batalha com superpotências, e buscando um lugar ainda mais destacado entre as nações, o Brasil ainda tem um substancial contingente que vive sem as condições mínimas. Alguns, pode se dizer, resistem e sobrevivem em situações que os tornam verdadeiros heróis.

Conhecedor da realidade do país, onde a fome é real e, as condições sanitárias, verdadeiros atentados à vida, Nelson Arns Neumann parece ver na ação governamental a resposta ao pedido de socorro há muito emitido pela Pastoral da Criança.

“Todas as ações que o Governo Federal faz para combater a miséria são positivas. Defendemos que os programas devem direcionar os recursos para as famílias para que elas decidam como empregar essa renda e melhorar a sua qualidade de vida”, diz Neumann, com o conhecimento de quem, como membro da pastoral, trabalhou em parceria com o governo nas últimas décadas visando o com-, bate à miséria.

Neummann diz que a Pastoral da Criança apoia o novo programa porque tem propósitos semelhantes: o de promover o desenvolvimento integral dos pobres, com ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Ele acrescenta: “A Pastoral da Criança está presente em todos os Estados do Brasil e em 38.766 comunidades organizadas de 3.926 municípios. Em 2010, foram acompanhadas 78,8 mil gestantes e 1,51 milhão de crianças pobres menores de 6 anos de idade”.

E um exemplo de um trabalho que deveria ser tarefa do próprio governo, mas que a organização, às custas do trabalho voluntário e gerenciamento eficaz consegue realizar e sem necessitar de verbas para divulgar os feitos. E, é bom que seja destacado, a pastoral conta com 228 mil voluntários devidamente capacitados.

As ações preventivas de saúde e nutrição realizadas pela pastoral fizeram com que a mortalidade infantil entre as crianças acompanhadas pela pastoral ficasse, em 2010, em 9,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, considerando-se o primeiro ano de vida das crianças. Esse número é menor do que a taxa nacional, divulgada pelo Ministério da Saúde, de 23,3 mortes. A Pastoral da Criança foi fundada pela médica Zilda Arns Neumann, que morreu no terremoto do Haiti em janeiro do ano passado.

Fonte: O Estadão (Porto Velho/RO) – Opinião – 08/06/2011 – Pág. 2

Alimentaçao Saudável é tema de “Roda de Conversa” em São Lourenço da Mata-PE

Na capital do pau-brasil São Lourenço da Mata-PE, aconteceu uma Roda de Conversa com líderes e mães da comunidade com o tema “Alimentação Saudável e Alternativa”. A orientação foi do coordenador do Setor Francisco.  Teve boa participação das mães e das líderes com as várias rodadas de perguntas. Muitas dúvidas foram tiradas sobre a importância da alimentação saudável.

O coordenador fechou a Roda de Conversa com oração e transmissão da paz.

Wandson Santos

Comunicador Popular

Aliança da pastoral da criança e EID

Com muita alegria em servir, e com experiência teórica em enfermagem, a escola de “Enfermagem Irmã Dulce” faz uma bela parceria com a pastoral da criança aqui em recife. Nessa parceria, os futuros técnicos de enfermagem nos auxiliam em palestras como: prevenção da AIDS, doenças causadas por mal higienização , escovação e aplicação de flúor,cuidados com as crianças em modo geral, distribuição de multi-mistura, acompanhamento do peso, etc.

A comunidade contemplada dessa vez foi a comunidade de Novo Horizonte da paróquia de Candeias em Jaboatão Dos Guararapes, com mais de 100 crianças,82famílias, 3 líderes, houve uma grande festa naquela comunidade no dia 11/06 com a presença da EID com a celebração da vida. Houve brincadeiras, sorteio de cesta básica, palestras, e a celebração em si.

A EID é uma escola de enfermagem, com formação para técnico acompanha a pastoral, com o sentido de pegar a experiência das lideres com as mães da pastoral. A professora Elizangela diz que acompanha a pastoral dês que era recém formada em técnica de enfermagem e acompanha hj a pastoral com suas alunas, que são grupos de 25 alunas por grupo. Com a carga horária de 50% das aulas sendo em pratica junto com a pastoral da criança já na pratica, muito importante Para o programa do curso e para nos que acompanhamos crianças e mães com dificuldade.

“Nós que fazemos a comunidade de Novo Horizonte ficamos muito gratos e felizes com essa parceria e apoio dada pelo EID” agradece D.Josefa coordenadora de ramo da paróquia de nossa senhora das Candeias .

Assentados solicitam visita da Pastoral da Criança

assentamnetos3

Uma equipe da Pastoral da Criança de Sumaré (SP), da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi convidada a visitar o assentamento Zumbi dos Palmares para acompanhar as famílias e suas crianças. A experiência trouxe bons resultados e os assentados, que convivem com vários problemas, entre eles esgoto a céu aberto e verminose, se mostraram receptivos e interessados quanto ao trabalho da Pastoral. Quem informa é a líder Oni do Carmo Teixeira Dias Araújo, integrante da Comunidade São Sebastião. As líderes foram muito bem recebidas e os assentados esperam que elas façam novas visitas para pesar as crianças e acompanhá-las. “A coordenação do assentamento quer que a gente continue no acompanhamento às crianças. Eles nos receberam muito bem”, explica Oni do Carmo.

Rosane  Bastos

Jornalista e Multiplicadora da Ação Comunicação Popular

Fotos: Oni do Carmo.

            assentamnetos2 assentamntentos4

 

assentamenntos1