Arquivos mensais: julho 2011

Batizado Comunitário. Parceria entre Pastoral da Criança e Pastoral do Batismo em Jaboticabal-SP

A comunidade de Santa Teresa de Jesus na cidade de Jaboticabal-SP, realizou, no dia 17 de julho de 2011, mais um grande gesto de solidariedade e união com a participação da Pastoral do Batismo e Pastoral da Criança.

As duas pastorais se envolveram para a realização do Batizado Comunitário das crianças acompanhados pela Pastoral da Criança.

Padre Luiz Gustavo deu o sinal e a benção do batismo a treze crianças. Foi com grande alegria que familiares, padrinhos, amigos e líderes da pastoral presenciaram o momento único na vida dos pequenos irmãozinhos que hoje fazem parte da comunidade.

“Vocês são o sal da humanidade. Vocês são a luz para o mundo todo. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os vejam as coisas boas que vocês fazem ao vosso Pai que estais no céu”.

(Mt. 5, 13-16)

José Ronaldo Bolognezzi

Ação Brinquedos e Brincadeiras com Oficina de Trabalhos Manuais na comunidade de Irirú em Joinvile-SC

Com alegria e disposição os líderes voluntários da Pastoral da Criança participaram de uma oficina de trabalhos manuais junto a Ação Brinquedos e Brincadeiras na celebração da vida do Ramo são João Batista na comunidade Irirú em Joivile-SC.

Entre palhaços, confecções de brinquedos e trabalhos manuais, com muito amor e dedicação, todos participaram e ajudam a Pastoral da Criança a chegar aos lares e nas vidas das crianças.

Acreditamos neste trabalho, que só acontece graças aos nossos líderes e aos coordenadores. Nosso muito obrigada!

Irmã Salete Wiggers

Coordenadora Diocesana.

Leandro Augusto Lopes

Coordenador Ramo São João Batista

Joinville-SC

Saúde Bucal em destaque na Celebração da Vida na Comunidade São Sebastião de Ouro Preto do Oeste-RO

A Celebração da Vida na comunidade São Sebastião, Setor Padre Camaioni em Ouro  Preto do Oeste – Rondônia foi realizada no dia 15 de maio de 2011. Uma celebração especial realizada pela equipe da Pastoral da Criança com as famílias das comunidades. O dia teve início com a celebração e em seguida foi servido almoço comunitário. Importante também foi a aplicação de flúor a palestra da Dra. Simone, técnica em saúde bucal.

Colaboraram com o evento o coordenador paroquial da Pastoral da Criança Carlinhos, Irmã Conceição e a equipe de apoio.

A Comunidade São Sebastião agradece a Deus e a Maria Santíssima a força e o empenho dos líderes que sempre contribuem para o bem estar das crianças.

Também na Comunidade Santo Agostinho, a Pastoral da Criança realizou no dia 1º de maio de 2011 a Celebração da Vida e a diplomação de 15 crianças que são acompanhadas pela pastoral e que completaram 6 anos de idade. Logo após a celebração foi feita a partilha com as mães, em comemoração ao dia das mães.

Aster Farias da Silva

Visita a Unidade Básica de Saúde em Aiuaba-CE para divulgar a Primeira Dose Imediata do Antibiótico

A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança Alcileide Bezerra fez visita ao Ramo Nossa Sra. do Patrocínio no dia 19 de Julho de 2011, em Aiuaba-CE. Realizou, também, a visita ao Posto de Saúde juntamente com a coordenadora de Ramo Ir.Josefa. Na ocasião reuniram enfermeiros e médicos para falar da campanha da Primeira Dose Imediata do Antibiótico. Todos acolheram a campanha da Pastoral da Criança com o compromisso de realizar  a primeira dose em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Aiuaba.

Alcileide Bezerra

Treinamneto em Primeiros Socorros é promovido pela Pastoral da Criança da paróquia Nossa Sra. da Saúde na Diocese de Pesqueira-PE

aprimeirossocorros4A Pastoral da Criança da paróquia Nossa Sra. da Saúde promoveu no dia 25 de julho de 2011, um treinamento de Primeiros Socorros assessorado pelo sargento Arruda do Corpo de Bombeiros de Belo Jardim-PE. Uma solicitação da coordenadora do Ramo Ariana Tenório.

Vários foram os exemplos e situações em que o paciente depende de um segundo da agilidade de quem socorre para fazer sobreviver uma vítima.

O Sargento lamenta pela pouca importância para as pequenas ações que se pode praticar para ajudar ao outro. “Temos recursos para atualizar treinamentos e pessoas com qualificações e disponíveis para ajudar no desenvolvimento humano, mas infelizmente poucos dão importância para essa ação”, comenta.

“O Corpo de Bombeiros tem um trabalho belíssimo”, disse o instrutor do curso para comentar que falta divulgação da sua importância.

Ao comentar sobre o problema do “trote”, que hoje são quase 95% das ligações para o Corpo de Bombeiros como falsas e sem importância. Mas que poderia ser uma necessidade.

O curso foi proveitoso para todos que participaram e fizeram demonstrações básicas de como socorrer vítimas de diversas situações necessárias.

Ariana Tenório

Coordenadora de Ramo

Paróquia Nossa Sra. da Saúde

Diocese de Pesqueira-PE

aprimeirossocorros7aprimeirossocorros19aprimeirossocorros3

aprimeirossocorros8aprimeiros soscorros1

Reunião de Reflexão e Avaliação no Ramo Santo Antônio de Pádua da Diocese de Almenara-MG

abrinquedos5

Líderes da Pastoral da Criança do Ramo Santo Antônio de Pádua no município de Jacinto-MG, da Diocese de Almenara, se reúnem para refletir e avaliar a situação das comunidades no Ramo e aproveita para fazer a Formação Contínua através do Jornalzinho da Pastoral, enviado pela Coordenação Nacional, que é de muita valia para missão.

Elves Soares

Multiplicador da Ação Comunicação Popular

Regional Leste

Brinquedos e Brincadeiras pela 1ª vez no Ramo Santo Antônio de Pádua em Jacinto-MG

abrinquedos3

Pela primeira vez, a Pastoral da Criança do Ramo Santo Antônio de Pádua do município de Jacinto-MG, recebe a Ação de Brinquedos e Brincadeiras. Esta ação tão esperada irá animar as Celebrações da Vida nas dez comunidades do Ramo e estimular a missão dos líderes.Lembrando que esta capacitação só foi possível pelos capacitadores de Salto da Divisa Adriana e o Dionísio que é suplente  na coordenação do Regional Leste.

Jovens lideranças se dispuseram na missão que iluminará as comunidades.

Elves Soares

Multiplicador da Ação Comunicação Popular

Regional Leste

                                  abrinquedos1 abrinquedos2

 

abrinquedos4

AÇÃO SOCIAL: Pastoral da Criança e SENAC em Caruaru-PE

 

A Pastoral da Criança Ramo do Rafael e o SENAC-CARUARU-PE, promoveram, no domingo, dia 24 de julho de 2011, o corte de cabelo em crianças e pais assistidos pela pastoral. Foi uma tarde de muita ação por parte das quinze alunas do curso para cabeleireiro. Desenvolveram um excelente trabalho.

A instrutora Maurilene Bernardo da Silva disse está satisfeita com o evento e informou, na ocasião, que outras ações da mesma natureza poderão ser repetidas na vila do Rafael através da Pastoral da Criança.

 

 

Aproveitando a presença de muitos pais e mães no evento, foi lançada a Campanha da Primeira Dose Imediata do Antibiótico para o combate à pneumonia em crianças, com uma breve explanação do coordenador Rafael sobre a campanha que a  pastoral. promove

 

João Coutinho

Líder da pastoral da Criança na Comunidade

Capacitação com oficina de Multimistura na paróquia Nossa Sra. das Dores de Ibiúna-SP.

No dia 4 de junho de 2011, foi realizada mais uma etapa da capacitação com a oficina da multimistura com a presença de nove novos líderes. A capacitadoras foram Itália de São Roque-SP e a líder Cleonice da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Ibiúna-SP. Entusiasmados, todos ajudaram na preparação.

Aprenderam e se divertiram juntos. Os novos lideres são: Cleonice, Débora,Claudia, Aparecido, Vilma, Jorge, Rosa, Marilene, Luzia que puderam interagir com as capacitadoras.

Com muita perseverança queremos começar a Pastoral da Criança em nossas Comunidades de São João Batista e São Roque que pertencem a Paróquia Santa Cruz no município de Ibiúna – SP.

Nossa gratidão ao Pároco Padre Douglas.

Luzia Vandeira e Itália Conceição Oliveira

Líderes Capacitadoras

Comunidades realizam Celebração da Vida integrada com a formação de novos líderes em São Luis-MA

acelebracaodavida2

A Pastoral da Criança da Paróquia de Nossa Sra. da Glória nas comunidades São Judas Tadeu e São Francisco no bairro da Alemanha em São Luis-MA, realizam celebração da Vida integrada com a formação de novos líderes.

Seja voluntário! Participe conosco! Ajude a salvar vidas!

Fátima Lúcia

Líder e coordenadora de comunidade

                                 acelebracaodavida12 acelebracaodavida14

 

           acelebracaodavida5

acelebracaodavida6

 

 

acelebracaodavida4