Arquivos mensais: agosto 2011

Catequistas em Joinvile-SC celebram o Dia da Família com a Pastoral da Criança

ajoivile3

“Família e a Pastoral da Criança” foi o tema da Semana da Família comemorado na Comunidade São José Operário no dia 18 de agosto de 2011, em Joinvile-SC, com a dinamização dos catequistas e da Infância Missionária.

Os convidados especiais foram os catequizandos, as famílias da pastoral e a equipe de Música. A Leitura Orante da Bíblia ajudou a dinamizar e enriquecer o momento do compromisso e desafio de instituir a Pastoral da Criança na Comunidade para despertar interesse de outras pessoas para essa missão.

A coordenadora da Pastoral da Criança Maria de Lurdes que participou do evento falou sobre o trabalho da Pastoral da Criança e tirou diversas dúvidas aos que queriam conhecer o trabalho de salvar vidas.

Ao redor da mesa foi partilhado o lanche produzido pelas mães dos catequizandos à base da multimistura. Todos se deliciaram com os bolos de mel, cenoura, coco e pão com patê e paçoca natural. Como, também deliciosos sucos de casca de abacaxi, de manga e chá de maçã com canela.

Na opinião dos presentes o encontro foi único e familiar! Parabéns a tdos!

Leila Rosely Michels

Coordenadora da Catequese

Paróquia São José Operário
Joinville-SC

                                                    ajoinvile1 ajoinvile4

 

ajoivile2

Paróquia Nossa Sra. das Dores em Aliança-PE realiza capacitação para novos líderes

“Líderes: riqueza da Pastoral da Criança” foi o lema motivador da capacitação realizada na paróquia Nossa Sra. das Dores em Aliança-PE, na diocese de Nazaré da Mata-PE, nos dias 20 e 21 de agosto de 2011. Foram capacitadas 20 novas líderes para atuarem ativamente na Pastoral da Criança em suas comunidades.

A comunidade que acolheu os novos líderes fora Upatininga, pequeno distrito da Cidade de Aliança, conhecida como comunidade Nossa Sra. do Bom Despacho.

Deus retribuirá a dedicação de cada uma em prol da solidariedade e da fraternidade para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância.

Parabéns a todas as líderes capacitadas, em particular da minha comunidade: Domerina, Jaqueline. Fernanda, Débora, Ednalva, Edleide e Josefa Margarida.

 A Formação foi um grande sucesso! Certeza que conseguiremos aumentar nossa força de trabalho.

Douglas Luiz de Moura

Coordenador da comunidade de Upatininga

Aliança-PE


Setor Coroatá-MA promove encontros de Formação Contínua Integrada

Coordenadores de Área e dos Ramos participam dos encontros de Formação Contínua Integrada promovidos pelo Setor Coroatá no Estado do Maranhão. O propósito é trabalhar a formação na Pastoral da Criança de forma integrada com todos às lideranças que atuam nas diversas ações.

Um encontro aconteceu no próprio Setor. Outro no Ramo Santa Luzia em Presidente Vargas-MA, com a presença dos capacitadores e coordenadores dos Ramos que compõem a Área.

Como continuidade da formação os Ramo São Sebastião e São Raimundo em Vargem Grande-MA realizaram capacitações de novos líderes. Aconteceu, também, em Codó-MA  a capacitação de Educação de Jovens e Adultos – EJA com todos os monitores e supervisores do Setor.

O momento de formação contínua teve sua conclusão com a celebração dos 23 anos da Pastoral da Criança no Setor, celebrado no Ramo Santa Terezinha em Codó. Estiveram presentes a coordenadora do Setor Antonia Figueiredo e a coordenadora de Área Conceição Cruz.

A equipe de coordenação percebeu os bons resultados na firmeza das lideranças continuarem na caminhada de salvar vidas.

Alfredo de Sousa

Formação para Capacitador – Diocese de Cachoeiro de Itapemirim/ES

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2011, foi realizado na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim/ES, no Sul do Estado do Espírito Santo a Formação para Ascensão a Capacitador.

Foram formadas 11 pessoas de diversas cidades da região: Iuna, Castelo, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Muqui e de Cachoeiro.

A Capacitadora foi Adriana Meloni de Abreu, com apoio da Diocesana Maria de Fátima e da Secretária da Diocese Terezinha.

Nossos parabéns às líderes formadas:

AMANDA DA SILVA FURTADO AMORIM
ANA LUCIA CRUZ FELIPE
CIRLEI TEIXEIRA DAS CHAGAS PIRES
ELIVANIA PASSOS CARDOSO DE LIMA
JOENES OLIVEIRA DA SILVA
LAUDÍCÉIA DA SILVA MARIANO
LUZIA APARECIDA DA SILVA
MÁRCIA DO NASCIMENTO BARCELOS
MÁRCIO DE ABREU CANSADO
MARIA AMÉLIA PIRETE
MARIZETE PASSOS CARDOSO

 

A Formação foi um grande sucesso! Certeza que conseguiremos aumentar nossa força de trabalho.

Márcio de Abreu Cansado

Pastoral da Criança em Dom Eliseu no Pará faz agradecimentos ao Dr. Fernando Pinto

AGRADECIMENTOS

A família Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, município de Dom Eliseu, Diocese de Bragança do Pará agradece toda a dedicação e atenção que tem Dr. Fernando Pinto (Cirurgião geral e ultrassonografista) com as crianças e famílias da Pastoral da Criança.

Dr. Fernando, gratidão é o reconhecimento da graça e do favor de Deus que vem a nós por meio de você, destacamos principalmente seu carinho e amor pelas crianças e pelos mais necessitados. Parte de tudo que temos realizado e conquistado, você contribuiu. Deus lhes retribua!

Dr. Fernando é médico há 26 anos e dedica 20 horas por mês para atender as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança “ escolhi ajudar a Pastoral da Criança pela história da instituição, qualidade do trabalho servindo a população carente e faço questão que essas pessoas sejam da Pastoral da Criança,”disse doutor Fernando, que iniciou esta ação em julho de 2010 e irá até quando Deus O permitir.

O médico atende em média 15 a 20 pessoas todas as terças-feiras a partir das quatorze horas em um consultório que Pe. Ronaldo preparou nas dependências da Igreja para este fim.

Dr. Fernando as crianças da Pastoral da Criança do município de Dom Elizeu Pará agradecem a Deus todo o bem que a elas você proporciona.

Ir. Elizete Pires

Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança da

Diocese de Bragança-PA

“Papel na Mão”

A Pastoral da Criança da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Paróquia Nossa Sra. do Rosário da Diocese de Bragança-PA, realizou no dia 22 de Agosto de 2011 a ação ” PAPEL DA MÃO”. Uma atividade de desenho.

Os brinquedistas convidaram as crianças para fazer desenhos sobre a necessidade de lavar as mãos com água e sabão. Foi conversado sobre a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro.

Com a ajuda dos líderes e dos brinquedistas foi traçado o contorno das mãos das crianças numa folha de papel. Depois cada criança foi convidada a fazer um desenho sobre lavar as mãos com água e sabão na folha contornada pelas suas mãos. Em cada roda a criançada contou o que desenhou. Foi um momento muito rico e especial para a vida das crianças e da comunidade.

Ir. Elizete Pires

Coordenadora do Setor Bragança-PA

PAPEL DA MÃO

A Pastoral da Criança da Comunidade Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Diocese de Bragança do Pará, realizou no dia 22 de Agosto de 2011 a ação ” PAPEL DA MÃO” uma atividade de dezenho, onde as brinquedistas convidaram as crianças a fazer um dezenho sobre a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, as brinquedistas conversaram com as crianças sobre a necessidade de lavar as mãos com água e sabão especialmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Com a ajuda dos líderes e brinquedistas foi traçado o contorno das mãos das crianças numa folha de papel e depois cada criança foi convidada a fazer um dezenho sobre lavar as mãos com água e sabão, na folha com o contorno da mão, em seguida em uma roda cada criança contou o que desenhou. Foi um momento muito rico e especial para a vida daquelas crianças e da comunidade.

Diocese de Pesqueira-PE promove 1ª Capacitação na Ação Comunicação Popular para Líderes da Pastoral da Criança

apesqueira9

Líderes e coordenadores de comunidades da diocese de Pesquira-PE participaram da 1ª capacitação na Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança nos dias 12 a 14 de agosto de 2011, que aconteceu no Seminário São José. Os multiplicadores da Ação Dalmo José leite da Silva e Emanuelle Caetano assessoram a capacitação com a participação da Márcia Rafaela Cordeiro da diocese de Floresta e do Wanderson Lopes dos Santos e Maria Helena Francisca Cordeiro da Arquidiocese Olinda e Recife.

Dinâmicas de apresentação e de relaxamento deixaram os líderes à vontade. A coordenadora diocesana Maria Adriana e Silva acolheu a todos e deu boas vindas. Falou das expectativas novas que a capacitação traz em sua forma e conteúdo. Manifestou a alegria ao perceber que todos atenderam ao chamado e ressaltou a importância da comunicação na pastoral, nas comunidades e nas paróquias.

Oficinas de dança, música, programas de rádio, jornal mural e cordel foram os espaços de criação dos grupos de identificação. Excelentes trabalhos de meios de comunicação popular foram apresentados e avaliados no potencial da criatividade como pérolas preparadas para a missão na comunicação popular. “Não tinha coragem de falar em público. Aqui me soltei. Descobri os dons que não sabia ter. Poderei expô-los de maneira mais extrovertida”, comentou uma líder ao vivenciar as experiências nas oficinas de produção e receptividade.

Durante a capacitação se contou com a presença do administrador diocesano Pe. Adilson Simões que falou da importância da Pastoral da Criança para a Igreja local. Agradeceu a todos pela ajuda e colaboração. Esteve presente, também o diretor espiritual Pe. Luiz Benevaldo que se colocou à disposição para a Pastoral da Criança ao que necessitar.

Filmes que mostram o trabalho em equipe e a importância da comunicação familiar também fizeram parte de uma sessão de cinema montada no local para reforçar a importância da boa comunicação que deve ser compartilhada nas comunidades e junto às famílias.

Para fazer com que a comunicação na Pastoral da Criança seja mais um meio de anunciar, comunicar e buscar a vidaapesqueira6 em abundância para todas as crianças os capacitados irão atuar em suas comunidades com os meios mais simples para divulgar as ações, as campanhas e contribuir com dinâmicas nem capacitações das ações básicas e na criatividade com a Celebração da Vida.

Os multiplicadores da Ação sentiram-se recompensados em poder repassar as experiências comunicacionais na rede que todos poderão se comunicar com meios simples de forma clara e objetiva: jeito próprio da pastoral e jeito simples de comunicar a vida e em abundancia.

A missão do comunicador popular e compartilhar informações e fazer chegar a sua comunidade. Com isso, a celebração de encerramento na Catedral de Santa Águeda foi palco para os comunicadores populares participaram da Missa com a comunidade fazendo da comunicação popular mais um meio de buscar vida em abundância para todas as crianças.

Dalmo leite

Multiplicador da Ação comunicação popular

Diocese de Pesqueira – PE

100_7047 apesqueira2

 

apesqueira10 apesqueira8

 

apesqueira1 apesqueira4

 

apesqueira5 apesqueira7

Pastoral da Criança da Arquidiocese de Olinda e Recife comemora Jubileu de Prata

A Pastoral da Criança é um organismo de Ação Social da CNBB que tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento integral das crianças, desenvolvendo em função delas, suas famílias e comunidades ações  básicas de saúde , nutrição educação e cidadania.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife a Pastoral da Criança está presente em 17 municípios, 67 Paróquias e 300 comunidades acompanhando 13 mil crianças e 11 mil famílias, graças ao grande patrimônio com mais de 2 mil líderes voluntários que, todos os meses se doam em busca de vida plena para  os mais necessitados.

O ano de 2011, em Olinda e Recife, é de festa para a Pastoral da Criança, está celebrando seu Jubileu de Prata. São 25 anos de caminhada que merece comemoração! Para isso, haverá um Encontrão de Lideres, que acontecerá no dia 28 de agosto de 2011 das 09:00 h às 16:00 h, no pátio da paróquia Nossa Senhora das Graças na Rua Antônio Curado,  S/N  Engenho de Meio – Recife-PE.

Wandson Lopes

Multiplicador da Ação Comunicador Popular

Recife-PE