Arquivos mensais: setembro 2011

MISSÃO E GESTÃO – SETOR 174 TEÓFILO OTONI-MG

Nos dias 23 a 25 de setembro 2011, reuniram os novos coordenadores de Ramo e Área do setor 174 – Teófilo Otoni-MG, para o curso de Missão e Gestão, ministrado pelos capacitadores Iliana e Jussiana. O grupo estava cheio de expectativas e com muita vontade de aprender.

DSCF0602 DSCF0603

Todos participaram com muito interesse, fizemos oficinas de planejamento, prestação de contas e do sistema de informação, aproveitando  o próprio espaço do curso. No encerramento foi feito o momento  celebrativo com o lava pés; desta forma foram formados mais novos coordenadores de Ramo e de área com a missão de reativar os que estão adormecidos e dar continuidade aos que estão caminhando.

DSCF0587 DSCF0614

Iliana Santos Martins da Rocha

Coordenadora Regional

ENCONTRO DE MISSÃO E GESTÃO

O Encontro de Missão e Gestão realizado nos dias 9 a 11 de setembro no setor 177- Araçuai, contou com a participação também de coordenadores do setor 178 – Almenara-MG. Os Capacitadores Iliana e Dionísio conduziram o curso fazendo com que todos os participantes fizessem sempre presente nas discurssões e trocas de experiências.

DSCF0523

O grupo colocou várias situações existentes nas comunidades, tiraram dúvidas quanto a prestação de contas, planejamentos e oficina do sistema de informação. Todos esses assuntos abordados tiveram oficinas práticas para que os participantes levassem o mínino de dúvidas.

DSCF0512

No final o curso a Celebração foi feita com o Lava pés dos cursistas, ressaltando a importância de servir, sermos eternos servos  a serviço de Deus e da vida.

DSCF0521

Colaboração: Iliana Santos Martins da Rocha

Coordenadora Regional

III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba.

Mais de 350 pessoas participaram da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba.

 Fonte: http://www.famup.com.br/ Secom-PB

aconferenciapaiba1O município de Lagoa Seca-PB, sediou a III Conferência Estadual de Segurança Alimentar. O evento, que teve início na segunda-feira (26 de setembro) foi até a quarta-feira (29), no Convento Franciscano de Santo Antônio Ipuarana. Debater e construir políticas públicas e ações que possam municiar órgãos públicos para que toda família paraibana tenha o direito à alimentação são alguns dos objetivos dessa conferência. Além disso, no final do evento foram escolhidos os 44 delegados que representarão a Paraíba na IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 7 a 10 de novembro, em Salvador. No total, 1.440 delegados estarão reunidos para representar todos os estados da federação.

O evento reuniu mais de 350 pessoas, entre representantes da Pastoral da Criança, dos governos municipal e estadual que trabalham com a gestão de políticas para indígenas, comunidades quilombolas e terreiros, população negra, religiões de matriz africana, pescadores, ribeirinhos, ciganos, representantes da sociedade civil e profissionais ligados ao tema da Segurança Alimentar e Nutricional.

Segundo o Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), Arimatéria França, existem mais de 600 mil pessoas passando fome no estado devido ao recebimento de rendas irrisórias, sendo privadas de uma alimentação de qualidade, em quantidade satisfatória e com regularidade. “O nosso desafio é estimular a criação de políticas públicas para aumentar a produção de alimentos na Paraíba e garantir a inserção dos que não estão integrados aos programas de assistência do governo federal”, observou.

Durante a conferência foi discutido o plano de segurança alimentar e nutricional para o estado, ligado ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que é responsável pela promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável. Também está sendo discutida a criação da Câmara Intersecretarial, que propõe o trabalho integrado entre as secretarias de estado, como Agricultura, Educação, Desenvolvimento Humano, Emater e Saúde.

A delegada do Conselho de Nutrição da Paraíba, Luciana Martinez Vaz, ressaltou a importância do evento para a segurança alimentar do estado. “É fundamental a reunião desses representantes sociais para discutir a construção desse plano de segurança. Estamos, inclusive, realizando uma campanha de enfrentamento à miséria e combate à fome, enfatizando o alerta para o desperdício de comida”, disse.

Para garantir a segurança alimentar e nutricional, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem adotado políticas de ampliação do acesso aos alimentos, combinando programas e ações de apoio à agricultura tradicional e familiar. A representante do MDS, Carmem Priscila Bocchi, disse que esse movimento de participação social da conferência faz parte do processo de construção da política, do plano e do sistema de segurança alimentar. “A segurança alimentar tem seguido um caminho parecido à construção do Sistema Único de Saúde. Nos últimos 20 anos, tivemos uma grande diminuição dos índices de desnutrição, mas existem nichos com fortes índices, como é o caso da população indígena e quilombola. Estamos tentando fazer as políticas públicas chegarem nesses locais e funcionar efetivamente”, enfatizou.


Aparecida Ferreira 

Comunicadora Popular da Pastorao da Criança

Diocese de Cajazeiras

Aparecida-PB


ASSEMBLEIA DIOCESANA DE GUANHÃES-MG

No Setor 179 – Guanhães realizou-se a primeira assembleia diocesana da nova coordenadora de setor Ir. Maria Estela nos dias 20 a 22 de maio 2011,o encontro teve inicio com uma linda oração feita pela coordenadora de área Maria Aparecida, logo depois a Irmã fez algumas colocações  e passou a palavra

DSC00714  DSC00718

para Heloisa que trabalhou com o grupo a Visita, Reunião de Reflexão e Avaliação e Celebração da Vida, os participantes mostraram muita animação e vontade para desempenhar as atividades de forma certa levando verdadeiramente vida em abundância a todas as crianças do Setor. Logo em seguida Dionisio tirou duvidas das prestações de contas, fab’s e fac’s, mostrando a importância de serem enviadas mensalmente, falou um pouco da atribuição do Coordenador de Ramo e do Coordenador de Área.

DSC00730     DSC00767

Depois de todos os esclarecimentos a Coordenadora Regional Iliana, deu prosseguimento ao encontro fazendo a eleição do novo Conselho Economico e do suplente da Irmã; depois o grupo foi dividido por área para traçar metas e agendar visitas da irmã Maria Estela nos ramos, para animar os que estão caminhando e  junto com as áreas tentar reativar aqueles adormecidos. A Assembleia foi muita produtiva.

DSC00733

Colaboração: Iliana – Coord. Regional

Capacitação do Guia em Santarém

Desde  a última quinta-feira, dia 22 de setembro, está acontecendo na comunidade Mentai – rio Arapiuns, o curso de capacitação do Guia do Líder da Pastoral da Criança. O evento que encerra neste domingo, dia 25 é destinado às lideranças da Pastoral nas comunidades do Alto Arapiuns. A assessoria é de irmã Manuelina Marques e de Raimunda Dias. Depois da formação, os líderes irão desenvolver suas ações em suas comunidades.

ASSEMBLEIA INDICATIVA DO SETOR 178 – ALMENARA -MG

Nos dias 12 a 14 de agosto de 2011 realizou no setor 178 a assembleia indicativa, onde ficou eleito como novo coordenador Dionisio Pereira Franco Filho, a assembleia teve a participação dos coordenadores de ramo, área e multiplicadores, com a presença do Dom Hugo que no domingo celebrou para o grupo, e na oportunidade agradeceu o tempo dedicado do ex- coordenador Adalcio e felicitou a chegada do novo coordenador Dionisio; como coodenadora regional e em nome do setor 178, queremos dar a nossas boas vindas a este que de certa forma ja fazia parte da coodenação, pois como responsavel  pelos  articuladores do setor e como capacitador de Missão e Gestão a nível  regional, já colaborava pelo bom andamento do setor e agora é só colocar em pratica tudo que aprendeu e observou; também agradeço em nome do setor toda dedicação de Adalcio e que o Senhor Jesus possa iluminá-lo nessa nova missão.

DSCF0370

Colaboração: Iliana – Coordenadora Regional

ASSEMBLEIA 177- ARAÇUAI

58Realizou-se no Setor 177 – Araçuai nos dias 08 a 10 de Julho 2011, a primeira Assembleia da Coordenadora Jona Nilta, com a participação da Coordenadora Estadual Conceição Vilela, da Equipe do Regional Leste Iliana e Dionisio e da Missionario Heloisa que foram assessorar o encontro. O grupo estava animado, pronto para viver um novo tempo, cheios de esperança e dispostos a apoiar a nova coordenação.Houve momentos lindos de oração, brincadeiras e uma noite bem descontraida com a confraternização preparada pelos coordenadores de área, tudo com muito amor e alegria.

Arauaiass_020 Arauaiass_047   Colaboração: Iliana – Coordenadora Regional

Comunidade do IPSEP em Recife-PE recebe doação dos novos padrinhos

A empresa LIGHT DISIGN com sede em Recife-PE, contemplou a comunidade da Maria Lúcia na paróquia do IPSEP (setor Recife) com brindes, roupas, usadas e alguns brinquedos às crianças assistidas pela pastoral.

A empresa é fabricante de luminárias há 25anos, sediada no bairro do IBURA com SHOW ROOM nas demais cidades para venda do material que produz. Seus membros viram a necessidade de um trabalho social e entraram em contato com uma líder de nossa comunidade e se dispuseram a ajudar e apadrinhar a comunidade no que se fosse necessário.

Na ocasião da Celebração da Vida do último dia 24/10 estiveram presentes o Sr. Davud Costa e a Sra. Vera Melo representantes da empresa que levaram para as crianças um kit (biscoito, cremo gema, achocolatado, leite em pó, macarrão instantâneo etc.) Isso foi motivo de alegria e felicidade para as crianças e mães. Eles mesmos prepararam o leite e serviram com biscoito na chegada das crianças para a celebração.

“É gratificante trabalhar para quem verdadeiramente precisa e tem necessidade como essas crianças inocentes e indefesas”, disse o Sr. David.

Houve várias perguntas da parte dos representantes. A mais importante foi feita pelos dois, “como faço pra ajudar mais a Pastoral da Criança?” Disseram que iriam procurar a Pastoral da Criança na sua comunidade para também ser um líder que trabalha com amor e dedicação.

Wandson Santos

Multiplicador da Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança

Setor Recife

 

Reativação do Ramo São Jorge- RS

Neste ano de 2011, a Diocese gaúcha de Cruz Alta-RS, reativou o Ramo São Jorge no município de Espumoso. Este ramo estava desativado ha dois anos. Foi quando um ex-seminarista, retornou a Espumoso, e tomou a iniciativa de reativar. Para a graça de Deus o ramo esta reativado e contando com o apoio incansavel do pároco Padre José Rodolfo Janstch, que não mede esforços para ajudar na Pastoral. desde a retomada ao trabalho, ja estão atuando na pastoral cerca de 22 pessoas entre lideres e voluntarios. a comunidade paroquial esta muito contente. Assim rendemos graças a Deus por esse lindo trabalho.

 

Roberto Moraes

Coordenador do Ramo São Jorge- Espumoso/RS

Setor Cruz Alta/RS