Arquivos mensais: janeiro 2012

Encontro de R.R.A com coordenadores de Área

Os coodenadores dos ramos que compõem a Área III do Setor Coroatá-MA, esteveram reunidos neste sabado, dia 28 de janeiro, na cidade de Itapecuru Mirim-MA.

O mesmo foi para avaliar a caminha de cada ramo e traçar metas para que possa atingir todas as crianças e famílias que moram nos ramos.

O encontro foi acessorado pelo ex-coordenador de ramo de Vargem Grande. Na oportunidade exclareu sobre algumas ações que deve ser prioridades para a área durante esse ano.

Alfredo de Souza

10 Anos da Pastoral da Criança Itapecerica/MG

“O fácil se faz logo, o difícil demora um pouco, o impossível entrega nas mãos de Deus, porque para Ele tudo é possível…”

(Marcos Feliciano da Silva)

A Paróquia de São Bento de Itapecerica/MG comemorou seus dez anos de implantação da Pastoral da Criança no dia 11/12/2011. Na ocasião foi celebrada uma missa solene presidida por Monsenhor Pedro Gondim Ferreira na Igreja Matriz de São Bento contando com a participação dos líderes, famílias acompanhadas, visitantes e da comunidade em geral.

Um almoço foi servido após a Missa com a participação de todos e as crianças puderam participar de diversas brincadeiras como cama elástica, corrida do saco, pular corda, tatuagem, pintura de unhas e ainda divertidos palhaços animando a todos. Agradecemos a Deus pelo dom da vida e pela perseverança nos seus ensinamentos.

Itapecerica/MG

Reunião com Coordenadores de Área da Diocese de Bragança-PA

“Nada é pqueno onde o amor é grande!

                                                                                   (Stª Teresinha)

A Diocese de Bragança no Pará inicia hoje o primeiro Encontro do Ano, que irá prosseguir até dia 28 de 2012, com os coordenadores de Área: Elineuza Cardoso, João Batista, Maria do Livramento, Antônia Eliana, Maria Ribeiro, João Maria, Antonio Cleidemilson  e Maria Aparecidada e com a participação da nova Coordenadora  Diocesana Ir. Lucidrene Silva.

Com a Coordenadora Estadual Ir. Veneranda Alencar e a Ex- coordenadora Ir. Elizete Pires, teremos  momentos de espiritualidade, formaçaõ contínua, avaliação e planejamento.

Testemunho! Persistência e Amor na Pastoral da Criança de Ipiguá –SP

Sabemos que o trabalho de líder na Pastoral da Criança exige não apenas a sua presença física, mas sim que sua presença física esteja acompanhada  de muito amor em sua alma, pois este amor será transformado em ações concretas e objetivas para que este trabalho missionário venha transformar sua vida em energias positivas para seguir com alegria na alma seu trabalho na Pastoral da Criança e assim, você nunca vai deixar de ser  persistente frente as dificuldades que aparecem freqüentemente. Segue abaixo, um testemunho de amor e persistência ocorrido no ramo de São Sebastião, na cidade de Ipiguá-SP.

Bom! Tudo começou em Abril de 2003, quando a Pastoral da Criança nesta cidade foi reimplantada.  Eu e mais 2 (duas) colegas nos capacitamos para atuar como lideres, e aos poucos fomos cadastrando as crianças e gestantes, chegando  em pouco tempo a ter mais de 100 crianças sendo acompanhada neste ano de 2003. Neste mesmo ano conseguimos capacitar cerca de 7 novos lideres e desta forma o trabalho foi redistribuído a todos. Acontece que muitas das lideres acabaram desistindo do trabalho a ponto de ficar somente eu e as outras duas lideres. Fomos obrigados por força maior a reduzir o numero de crianças e decidimos acompanhar somente as crianças, gestante e suas famílias da periferia da cidade.

Este trabalho, com estas crianças mais vulneráveis, FOI A NOSSA ENERGIA, A NOSSA INSPIRAÇÃO E O NOSSO AMOR, para seguir firme e mais forte ainda neste trabalho de líder na Pastoral da Criança. E foi presenciando tamanha desigualdade social e falta de apoio e estrutura físicas e pleno abandono do nosso governo municipal, que tivemos a OUSADIA E A PERSISTENCIA,  em continuar com o nosso trabalho de líderes, pois sabíamos que Deus clama através destas crianças, gestantes e suas famílias, para que não nos abandonemos.

Hoje se passaram mais de 8(oito) anos e nossa cidade conta com 18 lideres capacitados(as), vários lideres de apoio, que acompanham mensalmente dezenas de crianças e gestantes. Temos também 2(dois) lideres capacitadores, minha colega que começou comigo na pastoral, hoje ela esta na função coordenadora diocesana.

Quero através deste testemunho de fé, persistência e Amor, mostrar a todos os lideres da Pastoral da Criança por este imenso país, que jamais desistam de seguir este trabalho na Pastoral da Criança, pois todos nós fomos chamados e escolhidos por “DEUS”, para que estas crianças, gestantes e suas famílias mais vulneráveis da sociedade, possam de fato ter em nosso trabalho a plena confiança de que viemos e estamos ao seu auxílio e proteção e que jamais deixaremos de lutar pelos seus direitos conquistados em lei da constituição Brasileira.

Lembre-se;  “muitos serão chamados e poucos os escolhidos”, sendo assim se hoje vocês continuam na Pastoral da Criança é porque vocês foram escolhidos por Deus, e aproveite este chamado, esta escolha e faça disso uma terapia de amor, para sua alma e desta forma seus sofrimentos e dores serão amenizados por este amor de Deus, pois Deus saberá te  recompensar por você entregar seu tempo precioso para atuar de forma humana, frente aos mais pequeninos e abandonados de toda a sorte! Oxalá, que vocês lideres assim como eu, se sintam tocado por este amor de Deus em vossa alma, e assim nunca e jamais deixe de acreditar neste belo trabalho começado por você em sua cidade, trabalho este de amor ao próximo e sinal de sua fé neste Deus maravilhoso, que clama por sua única e exclusiva presença no meio dos pequeninos de vossa cidade. Tenham confiança em si, acreditem sempre neste Deus maravilhoso, nesta sua capacidade de fazer acontecer e prevalecer sua luta e persistência nesta família chamada PASTORAL DA CRIANÇA! Tudo o que tenho e o que estou construindo, eu devo muito a este trabalho de voluntario na Pastoral da Criança, as dificuldades aparecem, mas são dificuldades que Deus me da força para superá-las, pois ser líder é ser persistente é acreditar que somos capazes é prevalecer o espírito de fé e amor, é também saber escutar, acolher e nunca perder a esperança. Um ótimo e abençoado trabalho a todos, que este espírito missionário de amor ao próximo, seja sempre em sua vida o balsamo que lhe faltava para que assim você siga sua caminhada com alegria e paz na alma, que assim seja!!!

Cordialmente,

Alfredo Vinci

Líder e capacitador

Paróquia São Sebastião de Ipiguá-SP

10 anos da Pastoral da Criança em Itapecerica/mg

“O fácil se faz logo, o difícil demora um pouco, o impossível entrega nas mãos de Deus, porque para Ele tudo é possível…” Marcos Feliciano da Silva.

No dia 11/12/2011 a Paróquia de São Bento de Itapecerica/MG comemorou seus dez anos de implantação da Pastoral da Criança. Uma missa solene presidida por Monsenhor Pedro Gondim Ferreira foi celebrada na igreja matriz de São Bento contando com a participação dos líderes, famílias acompanhadas, visitantes e da comunidade em geral. Após a celebração eucarística foi servido um almoço com a participação de todos e as crianças puderam participar de diversas brincadeiras como cama elástica, corrida do saco, pular corda, tatuagem, pintura de unhas e ainda divertidos palhaços animando a todos. Agradecemos a Deus pelo dom da vida e pela perseverança nos seus ensinamentos.

Itapecerica/MG

Celebração da Vida no Natal reanimou Comunidade em Boca do Acre

Olá irmãos em Cristo,

Paz e Bem!

Mais uma vez estou aqui para compartilhar com vocês uma momento muito especial e gratificante que tivemos na Pastoral da Criança de Boca do Acre.

O ano de 2011, tivemos muitos obstáculos, mas na uútima Celebração da Vida do ano a alegria foi bem maior de que todos os obstáculos. Início de dezembro de 2011, nós da coordenação, juntamente com os líderes fizemos as campanhas: “Anjo da Criança” e “Neste Natal faça uma Criança Sorrir, doe um brinquedo”.

Com a graça divina deu tudo certo e arrecadamos mais de 250 brinquedos onde os mesmos foram doados para as crianças da comunidade são João Batista e também para a comunidade Bem Posta que ainda não tem pastoral da criança lá, mais esperamos que com a graça de Deus conseguiremos levar a Pastoral até ela.

Abraços a Todos!

Até Breve!

Francisca Joysa Brito

17 anos da Pastoral em Cordeiros/Bahia

Aconteceu no dia 04 de dezembro de 2011, a festa de comemoração dos 17 anos da Pastoral da Criança na paróquia Senhor Bom Jesus da Boa Vida-Cordeiros/Bahia, da Diocese de Caetité.

A celebração contou com a participação dos líderes, coordenadores comunitários de várias comunidades rurais e da Sede e também das famílias acompanhadas pela Pastoral.

Foi um momento forte de ação de graças pelo trabalho realizado durante este tempo e também pelas pessoas que trabalharam e trabalham na Pastoral.

Os líderes da Pastoral prestaram uma homenagem ao Padre Osvaldino Batista Caitano, que até então era o pároco da nossa Paróquia, o mesmo estaria deixando no dia 08 de janeiro. Foi um momento de muita emoção durante o agradecimento a ele pelo apoio e trabalho realizado na Pastoral e também na Paróquia.

Ao término da celebração houve um momento de confraternização com todos participantes da celebração.

Deixo os meus sinceros agradecimentos a todos pelo apoio.Também ao nosso querido Padre Osvaldino Caitano, que irá levar a boa nova do Reino de Deus em Ibitira e Rio Do Antônio.

Que Deus lhe dê muita sabedoria e perseverança em sua vocação.

Abraços fraternos.

Mildaiza Soares Figueredo

Coordenadora Paroquial